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Pergunta

fibergateway 2x ip publico

  • 23 de dezembro de 2024
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Alguém me poderia esclarecer ,liguei o meu router ASUS ao fiber via cabo na porta 4 o modo bridge foi ativo o objetivo era deixar  fiber a trabalhar como ont e deixar toda a parte de net com o meu router , aí começa as desconfianças , o fiber continua a ter um IP público mesmo em modo bridge e os aparelhos nele terem acesso a internet, o meu router  ASUS também tem um IP público que não e o mesmo do fiber .

Não deveria ser só 1 IP público ?

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24 respostas

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  • 11 de janeiro de 2025

Olá,

 

Tenho o mesmo problema e por causa disso o meo go falha constantemente.

Mas estranho ainda, com os equipamentos antigos (ont e router meo separados) não tinha este comportamento.

Se alguém souber como solucionar por favor partilhe.

 

Cumprimentos

 


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  • 20 de janeiro de 2025

@d.n.b acho que vamos ficar sem resposta , tenho pena de não dar a oportunidade de poder ter ont-router e meio que obrigar a usar o router deles como já referi noutro lado esperar acabar o contrato e ir para outro lado , o fiberg. para o usuário mais "básico " web browser faz o trabalho mas para muitos outros e demasiado limitado.


ana_Paula
Super User
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  • 20 de janeiro de 2025

Olá ​@FabioAl 

A MEO tem substituido os ONT + Router pelo Fibergateway, e mudar de operadora acho que não é solução, se acha que o Fibergateway é para o usuários mais básicos, os routers das outras operadoras não serão muito diferentes.

É normal, mesmo em modo bridge o Fibergateway continuar com acesso à Internet.


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  • 20 de janeiro de 2025

@ana_Paula quando falo outra operadora e na possibilidade de ter ont e não o router da ISP que temos contrato, mas a questão era de 2 IP públicos em modo bridge e o fiber ter mesmo sem IP automático desativado e dar um IP a algum aparelho e ter acesso a NET . Fico com a impressão de que o modo bridge não e 100% modo bridge , fica difícil de explicar por escrito. Eu já gostei mais da MEO tenho NET com eles desde 2004 (ADSL) 4mbs , e na altura até a este último contrato se tive de telefonar 3x no máximo desde então foi muito , agora já vou na 10 vez e não tenho o contrato renovado a 4 mês e tudo por causa do router fiber . Aquerdiro que até deve ser relativamente melhor que os das outras operadoras, mas peca por não dar mais acesso.


ana_Paula
Super User
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  • 20 de janeiro de 2025

Olá ​@FabioAl 

O que pode fazer é pedir para desativar o Smart WiFi, para depois conseguir desligar o WiFi pela Interface Web.


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  • 20 de janeiro de 2025

Olá ​@ana_Paula ,

 

O modo Bridge é um modo suportado pelo fibergateway da MEO, como tal, é esperado que nenhuma funcionalidade fique afetada, coisa que não acontece, visto que o MEO GO tem falhas constantemente.

Se fizer sentido, pedia-lhe que encaminhasse este tópico para a assistência da MEO (já contactei pelo telefone, mas nada foi feito).

 

Cumprimentos.


ana_Paula
Super User
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  • 20 de janeiro de 2025

Olá ​@d.n.b 

Já experimentou limpar os dados e cache da app MEO Go?

Aqui no Fórum somos apenas clientes, não temos acesso ao sistema da MEO.


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  • 21 de janeiro de 2025

Olá ​@ana_Paula  peço desculpa, como aparece como Super User pensei ser alguém da MEO.

Já tentei tudo o que indica, fica a funcionar intermitentemente, às vezes dá outras vezes não dá.

 

Obrigado pela ajuda.


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  • Especialista MEO
  • 83 respostas
  • 27 de janeiro de 2025

Boa Tarde,

O nosso equipamento Fibergateway terá sempre um IP público e a sua LAN privada pois é necessário para despistes em caso de avaria.

Ao ativar o modo bridge, o nosso equipamento deixa de intervir e passa a ser o equipamento em modo bridge a fazer a partilha, obtendo assim um segundo IP público e respetiva LAN privada.

 

Não está previso um cenário de apenas ONT, pois é necessário para despistes remotos (em caso de avaria) ter um router.

 

O que a ​@ana_Paula referiu está correto, em modo bridge existem 2 LANS privadas, apesar de não existir comunicação entre equipamentos de LANs diferentes, cada LAN tem acesso à internet com um IP público distinto. Não existe a possibilidade de desativar o IP público obtido pelo Fibergateway.

 

Confirmamos que o modo bridge é 100%, o Fibergateway não tem qualquer intervenção no tráfego da porta 4.

Efetivamente, pode pedir para desativar o Smart WIFI e com isto, pode desativar as interfaces wifi (banda 2,4Ghz e banda 5Ghz), acedendo ao interface gráfico do Fibergateway. Esta ação apenas desativa a rede mesh (smartwifi) e dá a possibilidade de desativar o WIFI por completo do FGW, não desativa o IP público.

 

 

Em relação aos problemas com a utilização do MEO Go, se o MEO GO que estiver a usar não for o MEO GO Fora de Casa, não irá conseguir usá-lo, já que o serviço não foi desenhado para situações em que o cliente está a aceder na sua LAN privada (2º router), só funciona quando ligado à LAN do Fibergateway.

Para usar em qualquer rede, existe o MEO GO Fora de Casa.


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  • 28 de janeiro de 2025

Em resumo ,sobre o MEO go vais ter de deixar  o fibergateway ter rede WiFi ou Lan para aceder a ele com o teu aparelho algo que tentamos a muito não usar por segurança , e ter um double nat uma vez que o router MEO não deixa de ter um IP público , no meu caso que não uso o MEO go só posso mesmo ligar o modo bridge , desligar o WiFi e desativar DHCP para evitar qualquer aparelho de se ligar a ele e o firewall off . Fico ademirado como relatao o limite de blocos de ipv4 e termos assim do nada 2 ips públicos ou ainda há muitos ips e não e verdade de falarem que estão a acabar ou já estamos em CG-Nat e não está fácil de verificar


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  • 8 de fevereiro de 2025

Boa noite, gostaria de pedir a vossa ajuda para saber como dar encaminhamento ao tema que passo a descrever.

O meu sogro é cliente MEO e tem o Fibergateway. Comprei um router com a expectativa de ativar bridge no fibergateway e ligar o router à porta 4 para termos mais controlo sobre a gestão da rede. O problema é que mesmo ativando o bridge a porta 4 não está a receber ip público, mas sim uma gama privada, 10.251.x.x. 
Contactei a MEO por 3x, e com os 3 operadores que falei não conseguiram sequer entender a diferença entre um IP público e um ip privado. Falaram com um supervisor, que também não tinha sequer conhecimentos básicos, e já me dizia que o meu ip público era o 255.255.255.0. Tentei explicar também o conceito de subnet mask mas sem sucesso. Depois, disseram que não podiam fazer mais nada do lado deles, e não há ninguém a quem possam encaminhar a situação. Disseram para ligar para um suporte informático mas que é uma linha de assistência paga ao minuto. Eu não preciso de assistência informática, só preciso que a meo entregue um ip público na interface 4. O fibergateway não tem sequer servidor de DHCP a dar endereçamento a esta rede 10. Apenas para a rede default 192.168. Portanto, claramente a meo  parece estar a aplicar cgnat. Não sei como encaminhar a situação. As pessoas com quem falei do suporte técnico de internet não conseguiram sequer entender bem o conceito de bridge. Não há problema algum em não saber os conceitos, o que me faz confusão é que dizem que não conseguem dar encaminhamento à minha situação porque não têm procedimentos para dar encaminhamento a situações que não conseguem resolver na linha. Isto é normal? Um operador não consegue ajudar e o tema morre ali? Contactar o o número de assistência informática não me faz qualquer sentido . Ah, depois já diziam que o problema podia ser o fibergateway não ser compatível com bridge. E eu, mas como assim? Eu tenho fibergateway da meo em casa e com bridge há anos a funcionar às mil maravilhas. Enfim, alguma sugestão para que eu consiga resolver o problema ? Muito agradecido


ana_Paula
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  • 9 de fevereiro de 2025

Olá ​@ricardosal 

Já fez reset?


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  • 9 de fevereiro de 2025

Olá Ana, 

Desliguei apenas o router e liguei novamente, não fazendo reset. 
Considerei fazer reset mas não avancei por achar que na minha opinião não faria muito sentido. Claramente este endereçamento está a ser atribuído via DHCP pela meo. Fazendo reset, o MAC address irá permanecer igual, portanto, deverei receber um IP da mesma gama. No entanto o IP que deverei receber é um IP público e não um IP privado. Se eu abrir o whatsmyip saio por um ip público diferente do que saio na rede default da meo, portanto, posso concluir que estão a fazer CGNAT. Será que estão a fazer testes ou assim? Só não sei bem para onde encaminhar a minha questão . Obrigado


ana_Paula
Super User
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  • 9 de fevereiro de 2025

Olá ​@ricardosal 

Faça então um reset, se tiver configuração importantes faça reset parcial.


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  • 9 de fevereiro de 2025

Boa tarde Ana, efetuei restore parcial e tal como suspeitava o resultado foi o mesmo. Efetuei também restore total, tive de ativar novamente o bridge e o comportamento é exatamente o mesmo. Ganho um IP de gama privada 10.251.x.x mas não me é atribuído Ip público diretamente. 


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  • 9 de fevereiro de 2025

@ricardosal verifica se tás em CG-nat pode ser o teu caso aí não tens muito que fazer . Se for o caso pedes ao apoio cliente para ter fornecer "um" IP público .


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  • 9 de fevereiro de 2025

@FabioAl Olá Fabio. Sim, estou com cgnat. Basicamente estão a entregar-me um ip de gama privada (10.251.x.x) na porta 4, mas estou a sair para a internet através de um ip público diferente do que estou a sair quando estou ligado às outras portas sem bridge. Já liguei mais de 3x para o suporte da meo, mas até agora não tive muita sorte no atendimento, pois não fazem ideia do que estou a falar e nem me encaminham a situação para uma equipa que saiba.

Chegaram a dizer que o meu IP público era 255.255.x.x. E eu, mas isso é a subnet mask… porque que raio me está a dar isso? Ah, são os números que vejo aqui no ecrã. Dizem que tenho que contactar a linha da assistência informática paga ao minuto. Acho que quem precisa de assistência neste processo é a MEO. Do meu lado não há nada que possa fazer a partir do momento que me estão a fazer cgnat.

Este tema é na casa do meu sogro. Na minha também sou cliente meo e tenho o fibergateway com bridge a funcionar às mil maravilhas.


ana_Paula
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  • 9 de fevereiro de 2025

Olá ​@ricardosal 

Insista novamente com o Apoio Técnico 16209.


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  • 9 de fevereiro de 2025

Obrigado Ana. Não me resta de facto outra alternativa. Encontrei um post com a mesma situação que a minha. https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/encaminhamento-de-portas-nao-funciona-161531


ana_Paula
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  • 9 de fevereiro de 2025

Olá ​@ricardosal 

Existem algumas situações aqui no Fórum em que conseguiram desativar o CG NAT, mas não foi na primeira chamada.


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  • 11 de fevereiro de 2025

Olá ​@ana_Paula , insisti novamente com o apoio técnico , encaminharam a situação e acabei de receber uma chamada do dpto técnico que resolveu a situação em 1 minuto.

muito obrigado!!! A vossas experiências foram essenciais para resolver a minha questão 

 


ana_Paula
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  • 11 de fevereiro de 2025

Olá ​@ricardosal 

Ainda bem que conseguiu resolver o problema.


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  • Dinamizador Júnior
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  • 14 de fevereiro de 2025
ricardosal disse:

@FabioAl Olá Fabio. Sim, estou com cgnat. Basicamente estão a entregar-me um ip de gama privada (10.251.x.x) na porta 4, mas estou a sair para a internet através de um ip público diferente do que estou a sair quando estou ligado às outras portas sem bridge. Já liguei mais de 3x para o suporte da meo, mas até agora não tive muita sorte no atendimento, pois não fazem ideia do que estou a falar e nem me encaminham a situação para uma equipa que saiba.

Chegaram a dizer que o meu IP público era 255.255.x.x. E eu, mas isso é a subnet mask… porque que raio me está a dar isso? Ah, são os números que vejo aqui no ecrã. Dizem que tenho que contactar a linha da assistência informática paga ao minuto. Acho que quem precisa de assistência neste processo é a MEO. Do meu lado não há nada que possa fazer a partir do momento que me estão a fazer cgnat.

Este tema é na casa do meu sogro. Na minha também sou cliente meo e tenho o fibergateway com bridge a funcionar às mil maravilhas.

tens de ter as boxs android da meo e as tv android ligadas às outras portas para a app MEO funcionar certo? No bridge não funciona.


ana_Paula
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  • 14 de fevereiro de 2025

Olá ​@tecno321 

As Boxes Androis TV funcionam mesmo em bridge com outro router, acho que terá de habilitar IGMP Snooping nesse router para funcionar.