Verifique o seu IP Wan no fibergateway e num site como o whats my ip, se forem diferentes é porque pode estar em CGNAT.
Tenho exactamente o mesmo problema. Com o serviço fibra, o meu router tem um IP na WAN de class A (10.x.x.x), logo não é acessível da internet. É claro que quando usa um serviço tipo whatismyipaddress.com irá ver um IP público, mas esse será o IP da gateway que o seu router usa para aceder à internet (essa gateway também terá um endereço 10.x.x.x quando consultar a página de administração do router, na secção WAN).
Ou seja: INTERNET <=> (176.x.x.x ou outro) gateway (10.x.y.z) <=> (10.a.b.c) router Fiber
Não adianta pôr o router em modo bridge, encaminhar portos ou usar DMZ. Se o IP da WAN for de classe A (10.x.x.x), classe B (172.x.x.x) ou classe C (192.168.x.x), não terá acesso a partir da internet.
O pessoal da meo sugeriu-me usar o dynip.sapo.pt, mas… sem ter um IP público, o que irão eles registar como registo tipo A nos serviços de DNS?… eu registei um endereço, mas nem sequer está publicado (como seria de esperar)… não entendo a razão para eles sugerirem isso como solução para o problema.
De qualquer forma, ficarei a aguardar que o IPv6 vingue e que possamos ter um IP público e fixo de IPv6 (não há razão técnica para não o fazerem) que permita atingir o objectivo de aceder a partir do exterior.
Ou isso, ou esperar que a concorrência chegue para mudar de operador ;-)
Boa sorte!
para clarificar: se a meo quisesse, podia desabilitar o CGNAT e dar-nos um IP público, mas ou não sabem, ou já não o conseguem fazer (política da empresa, talvez?)
@knorpsiu
Ligue 16209 e peça para desativarem o CGNAT.
Tenho exactamente o mesmo problema. Com o serviço fibra, o meu router tem um IP na WAN de class A (10.x.x.x), logo não é acessível da internet. É claro que quando usa um serviço tipo whatismyipaddress.com irá ver um IP público, mas esse será o IP da gateway que o seu router usa para aceder à internet (essa gateway também terá um endereço 10.x.x.x quando consultar a página de administração do router, na secção WAN).
Ou seja: INTERNET <=> (176.x.x.x ou outro) gateway (10.x.y.z) <=> (10.a.b.c) router Fiber
Não adianta pôr o router em modo bridge, encaminhar portos ou usar DMZ. Se o IP da WAN for de classe A (10.x.x.x), classe B (172.x.x.x) ou classe C (192.168.x.x), não terá acesso a partir da internet.
O pessoal da meo sugeriu-me usar o dynip.sapo.pt, mas… sem ter um IP público, o que irão eles registar como registo tipo A nos serviços de DNS?… eu registei um endereço, mas nem sequer está publicado (como seria de esperar)… não entendo a razão para eles sugerirem isso como solução para o problema.
De qualquer forma, ficarei a aguardar que o IPv6 vingue e que possamos ter um IP público e fixo de IPv6 (não há razão técnica para não o fazerem) que permita atingir o objectivo de aceder a partir do exterior.
Ou isso, ou esperar que a concorrência chegue para mudar de operador ;-)
Boa sorte!
para clarificar: se a meo quisesse, podia desabilitar o CGNAT e dar-nos um IP público, mas ou não sabem, ou já não o conseguem fazer (política da empresa, talvez?)
Olá @knorpsiu, queria dar um último comentário sobre este assunto e dizer o que resultou para mim caso outras pessoas tenham o mesmo problema. Efetivamente estava por trás de uma CG-NAT, e por sugestão da @ana_Paula noutra thread, liguei para o apoio técnico da meo e disse que queria ter um IP público para aceder a serviços da minha LAN fora de casa. E depois de algumas chamadas e de me ligarem de volta, lá me desativassem a CG-NAT e consigo finalmente abrir portos. A verdade é que as coisas têm que ser explicadas de forma simples (estive num ping pong entre apoio técnico e meo care e um dizia me para falar com o outro, mas no final de contas tem que ser mesmo com o apoio técnico, ou seja, 16209). Caso quem lhe atenda não perceba do assunto, o melhor é pedir para alguém com mais competências técnicas lhe ligar de volta.
Obrigado @rafalex99 , vou ter que insistir com o serviço de apoio ao cliente. Também andei num ping pong, ligaram-me do "back-office" e estavam a perceber (ou não), mas garantiram-me que a única coisa que conseguiam fazer era o renew do IP WAN (que continuou 10.x.x.x).
Obrigado @rafalex99 , vou ter que insistir com o serviço de apoio ao cliente. Também andei num ping pong, ligaram-me do "back-office" e estavam a perceber (ou não), mas garantiram-me que a única coisa que conseguiam fazer era o renew do IP WAN (que continuou 10.x.x.x).
Eu nao faço ideia o que eles fizeram nas configurações do meu router uma vez que o senhor que me atendeu não explicou, no entanto, após lhe explicar que queria desativar a CGNAT e não ter um IP público partilhado, ele lá mudou qualquer coisa, reiniciou o router e consegui finalmente abrir portos. Verificado através de um qualquer Port scanner online e aceder à minha home vpn através do novo ip público. Depende muito de quem atende e no meu caso, tive que tentar várias vezes.
@knorpsiu
Peça para desativarem o CGNAT e atribuirem um IP Público, diga que precisa de aceder á rede remotamente, e que precisa de abrir portas etc…
O MEO Care é para esquecer, tem de ser mesmo apoio técnico.
Obrigado @ana_Paula. Voltei a ligar e ficaram de me contactar do apoio técnico. Agora é aguardar