Skip to main content
Pergunta

FGW -Quebras de ligação

• April 7, 2026
  • 2 respostas
  • 22 visualizações

Forum|alt.badge.img

Mais alguém anda com problemas no seu router FGW?

Reparei que actualmente, e sempre mais ou menos pela mesma janela horária (entre as 16h00 e as 18h00), o dito cujo router tem perdido a ligação á internet. Isto afecta a rede wireless e também o sinal de TV,, sendo que a imagem na TV que tem a box começa a bloquear e às vezes dá indicação de perda de sinal.

Para contexto, tenho um sistema de CCTV Tapo (5 câmaras), três range extenders TP-Link, há cerca de 4 anos instalados e nunca houve problemas excepto desde há cerca de um mês, mês e meio quase.

Tenho verificado as definições de todas as câmaras e dos extenders e está tudo ok. Quanto a mexer no FGW, tenho verificado que muitas das vezes nem ele me deixa entrar. Já pensei em desligar a rede 5ghz por não ter equipamento que seja compatível com essa ligação. Não me aparece essa opção em lado nenhum. 

Pelo que já li, poderá ter a ver com o pós tempestades, mas o que é certo é que depois de isto ter ficado novamente operacional após a passagem da Kristin, tudo ficou funcional, sendo que os problemas começaram no final de Fevereiro.

Ligar para o apoio técnico é exasperante, pois uma pessoa fica ali pendurada, agarrada ao telemóvel minutos a fio até conseguir falar com alguém, quando consegue. E depois, os argumentos são sempre os mesmos... Que verificam e que não há problema nenhum, ou quando há que é problema que afecta mais clientes e que estão a resolver (a última vez que lhes liguei até disseram que iam arranjar isso até às 13h, depois já era até às 18h00, depois já era no próximo dia, e no dia a seguir já nao havia previsão para ter o serviço reposto...) Eu entendo que remotamente os técnicos também não consigam fazer milagres, mas tinham sempre a hipótese de mandar alguém a casa verificar isto ou então, trocar o router na loja...

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda!

2 respostas

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@JohnSumisso 

Qual o Modelo do seu FiberGateway? É um Wi-Fi 5 (GR241AG), Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 7?

Tem Acontecido Problemas Identicos, por Vários Relatos Partilhados no Fórum, a Pessoas com o Modelo Wi-Fi 5 (GR241AG) do FiberGateway, Normalmente derivados ao Tráfego Intenso (Vários Equipamentos Ligados em Simultâneo). Que se Resolvem ao Trocar para um Modelo Mais Recente, ou Utilizar um Router Próprio em Bridge.

Mas Já Experimentou, Inicialmente, Desligar e Voltar a Ligar Todos os Cabos (o Cabo de Fibra, Principalmente), e Fazer um Reset as Definições de Fabrica do FiberGateway, para Verificar se a Ligação Melhora e Estabiliza?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • April 7, 2026

Olá ​@JohnSumisso 

O router simplesmente perde conexão á Internet via Fibra ou reinicia sozinho causando assim indisponibilidade?