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Solução

Encaminhamento de portas não funciona

  • July 2, 2024
  • 24 respostas
  • 2290 visualizações

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Bom dia,

Tenho um router Fiber Gateway GR241AG e preciso de abrir o encaminhamento de portos. Após tentar diversas opções, nada funciona. As portas dizem estar fechadas quando faço scan num qualquer site de Port scanning (através de uma rede móvel, não da rede pertencente ao router) e o servidor que tento aceder através do porto não está a ser alcançado. Portanto tenho bastante segurança em dizer que os portos estão efetivamente fechados. (Mesmo tentando abrir uma DMZ para o meu servidor interno não funciona.)
 

Entendo que possa ser uma questão relacionada com CGNAT e então contactei o apoio ao cliente (16209 e também o Meo Care) mas ninguém me conseguiu dizer se 1) estou por trás de uma CGNAT,  2) se sim, se poderia desativá-la. Alguma tem uma ideia? Algum outro número para o qual possa ligar para discutir este assunto?

 

Obrigado desde já!

Solução por ana_Paula

Verifique o seu IP Wan no fibergateway e num site como o whats my ip, se forem diferentes é porque pode estar em CGNAT.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

24 respostas

ana_Paula
Super User
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  • Super User
  • Solução
  • July 2, 2024

Verifique o seu IP Wan no fibergateway e num site como o whats my ip, se forem diferentes é porque pode estar em CGNAT.


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  • Visitante Sénior
  • July 7, 2024

Tenho exactamente o mesmo problema. Com o serviço fibra, o meu router tem um IP na WAN de class A (10.x.x.x), logo não é acessível da internet. É claro que quando usa um serviço tipo whatismyipaddress.com irá ver um IP público, mas esse será o IP da gateway que o seu router usa para aceder à internet (essa gateway também terá um endereço 10.x.x.x quando consultar a página de administração do router, na secção WAN).

Ou seja: INTERNET <=> (176.x.x.x ou outro) gateway (10.x.y.z) <=> (10.a.b.c) router Fiber 

Não adianta pôr o router em modo bridge, encaminhar portos ou usar DMZ. Se o IP da WAN for de classe A (10.x.x.x), classe B (172.x.x.x) ou classe C (192.168.x.x), não terá acesso a partir da internet.

O pessoal da meo sugeriu-me usar o dynip.sapo.pt, mas… sem ter um IP público, o que irão eles registar como registo tipo A nos serviços de DNS?… eu registei um endereço, mas nem sequer está publicado (como seria de esperar)… não entendo a razão para eles sugerirem isso como solução para o problema.

De qualquer forma, ficarei a aguardar que o IPv6 vingue e que possamos ter um IP público e fixo de IPv6 (não há razão técnica para não o fazerem) que permita atingir o objectivo de aceder a partir do exterior. 

Ou isso, ou esperar que a concorrência chegue para mudar de operador ;-)

Boa sorte!


para clarificar: se a meo quisesse, podia desabilitar o CGNAT e dar-nos um IP público, mas ou não sabem, ou já não o conseguem fazer (política da empresa, talvez?)


ana_Paula
Super User
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  • Super User
  • July 7, 2024

@knorpsiu 

Ligue 16209 e peça para desativarem o CGNAT.


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  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • July 7, 2024

Tenho exactamente o mesmo problema. Com o serviço fibra, o meu router tem um IP na WAN de class A (10.x.x.x), logo não é acessível da internet. É claro que quando usa um serviço tipo whatismyipaddress.com irá ver um IP público, mas esse será o IP da gateway que o seu router usa para aceder à internet (essa gateway também terá um endereço 10.x.x.x quando consultar a página de administração do router, na secção WAN).

Ou seja: INTERNET <=> (176.x.x.x ou outro) gateway (10.x.y.z) <=> (10.a.b.c) router Fiber 

Não adianta pôr o router em modo bridge, encaminhar portos ou usar DMZ. Se o IP da WAN for de classe A (10.x.x.x), classe B (172.x.x.x) ou classe C (192.168.x.x), não terá acesso a partir da internet.

O pessoal da meo sugeriu-me usar o dynip.sapo.pt, mas… sem ter um IP público, o que irão eles registar como registo tipo A nos serviços de DNS?… eu registei um endereço, mas nem sequer está publicado (como seria de esperar)… não entendo a razão para eles sugerirem isso como solução para o problema.

De qualquer forma, ficarei a aguardar que o IPv6 vingue e que possamos ter um IP público e fixo de IPv6 (não há razão técnica para não o fazerem) que permita atingir o objectivo de aceder a partir do exterior. 

Ou isso, ou esperar que a concorrência chegue para mudar de operador ;-)

Boa sorte!

para clarificar: se a meo quisesse, podia desabilitar o CGNAT e dar-nos um IP público, mas ou não sabem, ou já não o conseguem fazer (política da empresa, talvez?)

Olá @knorpsiu, queria dar um último comentário sobre este assunto e dizer o que resultou para mim caso outras pessoas tenham o mesmo problema. Efetivamente estava por trás de uma CG-NAT, e por sugestão da @ana_Paula noutra thread,  liguei para o apoio técnico da meo e disse que queria ter um IP público para aceder a serviços da minha LAN fora de casa. E depois de algumas chamadas e de me ligarem de volta, lá me desativassem a CG-NAT e consigo finalmente abrir portos. A verdade é que as coisas têm que ser explicadas de forma simples (estive num ping pong entre apoio técnico e meo care e um dizia me para falar com o outro, mas no final de contas tem que ser mesmo com o apoio técnico, ou seja, 16209). Caso quem lhe atenda não perceba do assunto, o melhor é pedir para alguém com mais competências técnicas lhe ligar de volta.


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  • Visitante Sénior
  • July 7, 2024

Obrigado @rafalex99 , vou ter que insistir com o serviço de apoio ao cliente. Também andei num ping pong, ligaram-me do "back-office" e estavam a perceber (ou não), mas garantiram-me que a única coisa que conseguiam fazer era o renew do IP WAN (que continuou 10.x.x.x). 


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  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • July 7, 2024

Obrigado @rafalex99 , vou ter que insistir com o serviço de apoio ao cliente. Também andei num ping pong, ligaram-me do "back-office" e estavam a perceber (ou não), mas garantiram-me que a única coisa que conseguiam fazer era o renew do IP WAN (que continuou 10.x.x.x). 

Eu nao faço ideia o que eles fizeram nas configurações do meu router uma vez que o senhor que me atendeu não explicou, no entanto, após lhe explicar que queria desativar a CGNAT e não ter um IP público partilhado, ele lá mudou qualquer coisa, reiniciou o router e consegui finalmente abrir portos. Verificado através de um qualquer Port scanner online e aceder à minha home vpn através do novo ip público. Depende muito de quem atende e no meu caso, tive que tentar várias vezes.


ana_Paula
Super User
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  • Super User
  • July 7, 2024

@knorpsiu 

Peça para desativarem o CGNAT e atribuirem um IP Público, diga que precisa de aceder á rede remotamente, e que precisa de abrir portas etc…

 

O MEO Care é para esquecer, tem de ser mesmo apoio técnico.


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  • Visitante Sénior
  • July 7, 2024

Obrigado @ana_Paula. Voltei a ligar e ficaram de me contactar do apoio técnico. Agora é aguardar 


  • Visitante Sénior
  • November 15, 2024

@knorpsiu

Peça para desativarem o CGNAT e atribuirem um IP Público, diga que precisa de aceder á rede remotamente, e que precisa de abrir portas etc…

 

O MEO Care é para esquecer, tem de ser mesmo apoio técnico.

Boa tarde,

Fiz todo este 'percurso' que recomendam mas sem sucesso, o 16209 sempre a tentar empurrar para o MEO care e o MEO care a dizer que quem trata disso é o 16209...No 16209 disseram-me que não estava numa rede cg-nat, embora todos os testes indiquem o contrário, tanto a comparação de ip's, teste de portas, CMD tracert...  Disseram também que não podiam atribuir "IP publico" (falaram em qualquer coisa de fixo) porque só o faziam a clientes empresariais.... Acho que a única solução vai ser mesmo rescindir contrato e procurar outra operadora que seja mais prestável nestas questões. Se alguém tiver mais alguma dica do que fazer mais para obter o IP publico.…

Obrigado.


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  • Autor
  • Estagiário Júnior
  • November 15, 2024

Olá ​@camt,

Efetivamente ip fixo eu não tenho (ele varia ainda que muito raramente, utilizo um serviço de ddns para controlar esse ip). Tente insistir que eventualmente alguma alma caridosa deve conseguir resolver o assunto, pelo menos comigo foi assim. Podem também existir alternativas dependendo daquilo que pretende ao obter um IP público. Com um bocadinho mais contexto, talvez seja possível dar outras sugestões!


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  • Visitante Sénior
  • November 24, 2024

olá ​@camt , no meu caso, foi demorado, mas fui insistindo até que alguém me ligou do back-office a confirmar o que eu queira, que era apenas ter um IP público, sem ser fixo, e desligar o CG-NAT da minha ligação. Acabou por acontecer, mas foi realmente uma epopeia.

Continue a tentar, eles vão acabar por criar um ticket interno para alguém mais conhecedor tratar. 

Boa sorte!


  • Visitante Sénior
  • November 26, 2024

olá ​@camt , no meu caso, foi demorado, mas fui insistindo até que alguém me ligou do back-office a confirmar o que eu queira, que era apenas ter um IP público, sem ser fixo, e desligar o CG-NAT da minha ligação. Acabou por acontecer, mas foi realmente uma epopeia.

Continue a tentar, eles vão acabar por criar um ticket interno para alguém mais conhecedor tratar. 

Boa sorte!

Acho que nem sequer me vou chatear mais com isso, quando um técnico me diz que não estou numa rede cg-nat mesmo com todas as evidências que lhe apresentei, acho que está tudo dito. Como não estou fidelizado à MEO vou esperar que a nova operadora estabilize os seus serviços e esteja disponível na minha zona para mudar. Triste é o facto de ser cliente "MEO" à mais de 20 anos e ver que todos estes anos a unica coisa que está empresa sempre quis foi €.

Acredito que para a maioria dos utilizadores comuns estar numa rede cg-nat não faça diferença, mas deviam compreender que para certos utilizadores a internet é um pouco mais do que abrir páginas em um browser…

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

 


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  • Principiante
  • February 9, 2025

A situação ficou resolvida? Estou exatamente com o mesmo problema. Ativei bridge mas a porta 4 está a receber ip de classe privada 10.251.x.x , e não me dá ip púbico. Já liguei inúmeras vezes para o apoio técnico, mas não conseguiram sequer entender conceitos como ip púbico / privado. Cgnat ainda menos. Chegaram a dizer que o meu ip público era o ip associado à subnet mask. Enfim, não estou a ter grande sucesso. 


ana_Paula
Super User
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  • Super User
  • February 9, 2025

Olá ​@ricardosal 

Sim, o ​@rafalex99  e o ​@knorpsiu conseguiram.

Tem de insistir com o Apoio Técnico, e o MEO Care é para esquecer terá de ser mesmo pelo Apoio Técnico.


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  • Principiante
  • February 9, 2025

Obrigado Ana. Durante a semana vou tentar a minha sorte. Obrigado pela ajuda. 
 


  • Novo Membro
  • March 11, 2025

Boa tarde,
Estou neste momento a passar por isso.. obrigado por informarem que o MEO Care nao resolve este pedido..

Só Backoffice..

Esperemos que seja rapida a minha solução..


  • Visitante
  • May 23, 2025

@ricardosal , @Pedrobalta  conseguiram vos resolver a situação de desativar o  CGNAT?
É que liguei para o 16209 como o ​@rafalex99 e a ​@ana_Paula  e após dizer “Falar com assistente” duas vezes lá consegui chegar a um assistente real e a explicar a situação e a menina disse que este tipo de situações não conseguia que talvez se ligasse para o 16202(Sou Smart) talvez ele me conseguisse ajudar. 
 


ana_Paula
Super User
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  • Super User
  • May 23, 2025

Olá ​@JuanSP 

O MEO Care não consegue desativar, tem de insistir com o apoio técnico e explicar bem que quer ter um IP Público (desativar CGNAT).


  • Visitante
  • May 23, 2025

Obrigado ​@ana_Paula , eu insisti mas mesmo assim fui “chutado para canto”. Existe alguma hora ou dia mais favorável em que o assistente do 16209 sejam outros?É porque se telefonar agora o mais provavel é apanhar a mesma pessoa.


ana_Paula
Super User
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  • Super User
  • May 23, 2025

O mais provável é ser outro assistente.


Hi, don't speak much Portuguese but this thread helped me find the solution. I just want to share my experience so people in the future can know what the process was like. I called the first time the assistant was useless, he insisted I didn't have a CGNAT and that he could do nothing, nor he would connect me with anyone else. I called again and someone different answered. He didn't fully understand but was much more helpful. He at first said to try meo care but as ​@ana_Paula suggested I told him I knew this was only do be done with technical support. Then after he check some things he suggested he can write a ticket to get someone from a higher up office to help. I asked for the ticket to clearly say I needed the CGNAT removed to have a public IP address that could be variable. A few hours later I got a call back from the other office saying they removed the CGNAT. Everything works now. 

 

Thanks for all the help and hopefully my explanation can help people in the future.


ana_Paula
Super User
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  • Super User
  • June 3, 2025

Hi ​@jdanguillecourt 

Thank you for sharing your experience.

I'm glad you managed to disable CGNAT by calling technical support.


  • Novo Membro
  • June 7, 2025

Boa tarde,

No meu caso bastou ligar uma vez ao apoio técnico.

Bastaram 12 minutos de chamada para ter IP público.

Apenas referi que precisava de IP público, não precisava de ser fixo, para aceder remotamente à minha rede, nem referi o CGNAT. Passados uns minutos foi só reiniciar o router e feito.


ana_Paula
Super User
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  • Super User
  • June 7, 2025

Olá ​@mlurdes50 

Depende da pessoa que atende, às vezes pode não ter percebido muito bem e por isso encaminhada para o MEO Care.