Resolvido

configurar um serviço voip para poder utilizar no pc


  • Estagiário Júnior
  • 6 respostas
Tenho o serviço fibra 100mb de internet e telefone fixo ilimitado.

Gostava de saber se e como posso ter o serviço de telefone no pc, isto para não usar o equipamento fixo (telefone).

 

Sei que dantes havia o serviço voip e podiamos ter até 5 números nómodas voip, no entanto agora não sei como o fazer?

 

Como posso ter o serviço voip ativado para usar no meu pc?
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Solução por Tlago 7 Maio 2018, 17:39

A palavra passe é diferente da do acesso ao modem, tem de se solicitar à meo, salvo erro pelo 16209 no apoio técnico.


 


Eu estou desde sábado de volta desta situação, passei cerca de 7 horas ao telefone com a meo e quase ninguêm o sabe fazer. Depois de me terem dito uns 10 processos diferentes, incluindo configurar a nova linha no modem.(ideia da pcmedic 16202), isso não funcionou. 


Apenas o que é necessário da meo é:


-numero de telefone;


- palavra passe do serviço voip configurado(apenas eles a sabem e a podem mudar) 


- registo (ou seja, voip.sapo.pt)


- proxy (ou seja, proxy.voip.sapo.pt).


 


aconteceu-me também que a palavra passe que me deram não dava, liguei novamente, mudaram para uma com 6 digitos, e voilá, após uma maratona tenho o serviço a funcionar.


cump.

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15 respostas

Olá Tlago,

 

Para solicitar um Nº VOIP ou Nómada necessita solicitar por telefone através do Apoio ao cliente e faturação ligando para o 16 200. (pode consutar o custo da chamada em https://www.meo.pt/linhas-apoio)

 

 

Atenciosamente,

W. Souza
Pois, até aqui, está tudo bem ou seja, solicitar através da linha de apoio da MEO um numero VoIP é fácil, o problema surge depois quando se pretende configurar o serviço no PC ou smartphone.

Eu solicitei, há alguns dias atrás, um numero VoIP através da linha de apoio e atribuiram-me um numero e ao questionar como se fazia a configuração do mesmo, passaram-me para outro operador e depois para mais outro e fiquei sem saber os procedimentos, ou seja nada. No fim mandaram-me ligar para o apoio técnico onde as chamadas são taxadas a 0,45€/minuto.

Coloquei a questão na minha área de cliente e até este momento ninguêm me respondeu.

A ideia que fiquei sobre as várias pessoas que me atenderam é que são incompetentes ou então não podem dar a informação para que o cliente ligue para a outra linha e pague o serviço/consulta.

Estou na verdade descontente. Então como cliente de internet tenho um serviço grátis à minha disposição mas depois tenho que pagar para ter acesso à informação e também sem saer os resultados uma vez que li num forum de que a questão não ficou resolvida. É tudo muito lindo..... mas depois de instalar uma aplicação softphone quer no PC quer no smartphone não  consegui ter ligação uma vez que me falta o nome do Dominio, password, etc.........

Bem, se conseguir instalar avise

  escreveu:
Pois, até aqui, está tudo bem ou seja, solicitar através da linha de apoio da MEO um numero VoIP é fácil, o problema surge depois quando se pretende configurar o serviço no PC ou smartphone.

Eu solicitei, há alguns dias atrás, um numero VoIP através da linha de apoio e atribuiram-me um numero e ao questionar como se fazia a configuração do mesmo, passaram-me para outro operador e depois para mais outro e fiquei sem saber os procedimentos, ou seja nada. No fim mandaram-me ligar para o apoio técnico onde as chamadas são taxadas a 0,45€/minuto.

Coloquei a questão na minha área de cliente e até este momento ninguêm me respondeu.

A ideia que fiquei sobre as várias pessoas que me atenderam é que são incompetentes ou então não podem dar a informação para que o cliente ligue para a outra linha e pague o serviço/consulta.

Estou na verdade descontente. Então como cliente de internet tenho um serviço grátis à minha disposição mas depois tenho que pagar para ter acesso à informação e também sem saer os resultados uma vez que li num forum de que a questão não ficou resolvida. É tudo muito lindo..... mas depois de instalar uma aplicação softphone quer no PC quer no smartphone não  consegui ter ligação uma vez que me falta o nome do Dominio, password, etc.........

Bem, se conseguir instalar avise

Olá Ricknelson,

 

Experimente as seguintes configurações. Recomendo a usar o Zoiper

  • Domíno: voip.sapo.pt
  • Usuário: +351 123 456 789 (Número VoIP)
  • Senha: Password que definiram
  • Nome do ID chamador: Nome do seu perfil
 

Caso não resulte ou não tenha a senha a unica opção será ligar para o Apoio técnico através do 16 209.

Chamada grátis a partir de um número fixo ou móvel MEO.

 

Atenciosamente,

W. Souza
Boas, 


pelos vistos podemos pedir o numero voip, mas não vai ter o mesmo tarifário de chamadas ilimitadas que o telefone tem, e sim facturado por cada chamada, o que não vai de encontro ao que eu pretendo. 


 


Eu já vi no modem o lugar onde se pode configurar os numeros voips, e já existe alguem que deixou uma forma de o configurar, espero que sirva. 


 


obg, 


cump, 


 
Olá 

 

O número VOIP, ou nómada, não funciona igual ao telefone fixo padrão mesmo que ambos usem protocolos de voz por IP.

O tarifário pode ser consultado aqui: https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Tarifarios-VoIP-Nomada.pdf

 

Normalmente o número VOIP é usado por empresas, que podem normalmente incluem o preço das chamadas no preço do serviço ou produto que vendem.

 

Atenciosamente,

W. Souza
afinal sempre se pode ter números voip já com chamadas nacionais incluídas.


Para tal é apenas tem de se solicitar o número através do 16209, guardar o número e a palavra-passe.


Depois configurar um programa no pc ou no tlm, eu para o pc usei o zoiper e para o tlm usei csipsimple.


são necessários os seguintes dados:


Numero voip: +351 302 0** **


palavra-chave: ****** (nota: esta palavra passe não é nenhuma que já tenhamos, é uma gerada apenas e unicamente para o serviço voip e deverá ser dada pelo serviço meo no aquando da ativação do número nomada voip, caso não a tenha contacte o 16209 e solicite a password do voip nomada para o poder configurar corretamente).


 


e estes dados;


voip.sapo.pt


proxy.voip.sapo.pt


 


Deixo um
de como ter o serviço ativo no pc


 


Cump,


 
Tiago

Obrigado pelo video, mas tentei e não consegui. O problema deve ser a palavra-passe, porque eu tento com a password que uso para aceder à minha Àrea de Cliente e talvez não seja essa.

Quando solicitei o numero VoIP através do 16200, não me deram nenhuma password nem qualquer outros dados. Parece que é segredo profissional. Quando instalei o Zoiper verifiquei que era necessário uma password e introduzi a que uso no MEO e nada.... despois pensei... como tenho o ID do Sapo então introduzi a password que uso para o email do sapo e também nada.. 

Já estou farto de ligar e gastar dinheiro para o 16200 apoio ao cliente , para o 16209 apoio técnico  e para  o 16202 apoio tecnológico (chamadas a 0,45€ / minuto) 
A palavra passe é diferente da do acesso ao modem, tem de se solicitar à meo, salvo erro pelo 16209 no apoio técnico.


 


Eu estou desde sábado de volta desta situação, passei cerca de 7 horas ao telefone com a meo e quase ninguêm o sabe fazer. Depois de me terem dito uns 10 processos diferentes, incluindo configurar a nova linha no modem.(ideia da pcmedic 16202), isso não funcionou. 


Apenas o que é necessário da meo é:


-numero de telefone;


- palavra passe do serviço voip configurado(apenas eles a sabem e a podem mudar) 


- registo (ou seja, voip.sapo.pt)


- proxy (ou seja, proxy.voip.sapo.pt).


 


aconteceu-me também que a palavra passe que me deram não dava, liguei novamente, mudaram para uma com 6 digitos, e voilá, após uma maratona tenho o serviço a funcionar.


cump.
Tiago

Já instalei as aplicações que refere no meu pc e no smartphone, e depois de a Meo me dar a password, fiz exatamente como dizem no video e nada !!!!! No smartphone, através da aplicação CSIpsimple, também não consegui.

Já não sei onde está o problema!!!!!!  
pois, eu fiz imenso barulho, e depois de umas 6h30 ao telefone e inumeras formas de fazer isto, nao me calei e o serviço tecnico encaminhou para uma linha especializada, e ai falei com um colaborador meo que efetivamente sabia do que estava a falar. reiniciei o meu router thompson 789 v2 para os valores de fabrica para nao haver qualquer tipo de conflito.


O colaborador foi excepcional e guiou-me sem conhecer sequer o software zoiper, e efetivamente esta a funcionar corretamente.


 


conclusao, nao se deve mexer no router, pois nao tem nada a ver com configuraçoes no router, e no zoiper e mesmo so colocar os dados corretos,


na primeira tentativa nao funcionou, mudou-se a palavra passe para um numero com 6 digitos, experimentou-se no no android que tenho, mas no meu nao funcionou, ele experimentou no dele e funcionou bem, chegamos a conclusao que o android que eu tenho versao 4.2.2 tem problemas de compatibilidade e devera ser um mais recente.


por isso instalei o csipsimple, que primeiramente tambem nao funcionou, entao mostrei-lhe o zoiper no pc, e ele foi verficando o sendo mais logico, pois nao conhecia o programa, e com conhecimento devido, que se mostrava, obg. fomos colocando e preenchendo os dados solicitados e o zoiper pela primeira vez funcionou e a primeira.


 


ja apaguei os dados e coloquei novamente, e tambem para efeito do video e tudo funciona perfeitamente, entao voltei ao android e o zoiper ja funcionou, no entanto gosto mais do csipsimple no android, pena nao haver para windows 10.


 


Ainda nao instalei no linux, mas vou instalar tambem o zoiper no linux e tudo funciona perfeitamente.


 


dados que eu necessito:


telefone;


password do voip nomada;


proxy do serviço voip nomada;


morada do serviço voip;


 


eu estou a usar o windows 10.


apos sei la quantos colaboradores, apenas um me conseguiu resolver a questao, e nao foi pelo 16202, pois la tambem nao.


 


cump.
Ok! Ainda bem que está tudo a funcionar.

Eu já experimentei uma serie de aplicações no meu telemóvel e nada resulta, recebo sempre as respostas " servidor não encontrado" falhou a conexão" " erro 401"  etc..............

No Pc com o Zoiper é o mesmo.

De referir que introduzo os parametros de configuração que se já falou aqui

Dominio  voip.sapo.pt

username : o meu número VoIP

password: a que me foi fornecida pela MEO

Proxy :  proxy,voip.sapo.pt

Já estou farto...... de tentar.
um pequeno aparte, a proxy é  proxi(ponto)voip.sapo.pt  e não proxi(virgula)voip.sapo.pt, logo correto será proxy.voip.sapo.pt e não como escreveu nesta ultima mensagem com a virgula.


 


cump,
Reputação 1
Bom, eu tentei ler tudo mas não consegui passar abaixo deste comentário (eu meti responder e o comentário estava abaixo do texto que estava a escrever, mas realmente não se percebe a que me refiro.. que é ao post que diz que não é possível ter o tarifario que se tem no fixo no nómada), que obviamente está errado.


Não só era o anunciado, tarifário do fixo transposto para um número nómada/voip, como neste momento na área de cliente e já obviamente depois da alteração de interface, surge no link dos tarifários https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Tarifarios-VoIP-Nomada.pdf


 


Relativamente ao que li nos primeiros comentários, sim, queria agora configurar um número e tenho de pagar uma chamada para 16200, isto no fundo representa a péssima organização da meo e o típico colocar a carroça à frente dos bois. Ou seja, número se configurações já existentes, basta usá-las, para novas, pelos vistos, é o salve-se quem puder. Felizmente tinha aqui guardada uma configuração, se não tiver a outra, vou ter de ligar e depois reclamar do valor cobrado da chamada, o que é totalmente contraproducente, mas pelos vistos, a única forma de conseguir configurar.


 


Já agora, sempre usei o zoiper, nada a dizer, extremamente eficiente.


 


 
Pedro, 

Podes me dizer as configurações que usaste no Zoiper para funcionar com o numero VoIP da Meo?

Eu já tentei varias aplicações e nada.

Obrigado
Reputação 1

  escreveu:

Pedro, 


Podes me dizer as configurações que usaste no Zoiper para funcionar com o numero VoIP da Meo?


Eu já tentei varias aplicações e nada.


Obrigado



 


SIP UDP
host: voip.sapo.pt
user: +351 30**********
pass: ************
auth user: +351 30***********
outbond proxy: proxy.voip.sapo.pt:5070
call id: +351 30************




Onde está UDP, tentei uma vez tcp porque não me lembrava, e não funcionou, resolvi com esta alteração. Isto falando da última versão em android, que não tem nada a ver com as anteriores, mas já gosto mais da facilidade com que se conecta e disconecta a conta SIP.


 


Foi a operadora que me escreveu a nova password do número nómada que já tinha, isto depois de uns 30min a saltar por 3 departamentos.. Ter de dizer a alguém uma password, inteira, para poder usar um serviço pela primeira vez ou já configurado anteriormente, só mesmo em portugal, só mesmo na meo.


 

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