Resolvido

configurar um serviço voip para poder utilizar no pc

  • 28 April 2018
  • 19 respostas
  • 16714 visualizações

Tenho o serviço fibra 100mb de internet e telefone fixo ilimitado.

Gostava de saber se e como posso ter o serviço de telefone no pc, isto para não usar o equipamento fixo (telefone).

 

Sei que dantes havia o serviço voip e podiamos ter até 5 números nómodas voip, no entanto agora não sei como o fazer?

 

Como posso ter o serviço voip ativado para usar no meu pc?
icon

Solução por Tlago 7 May 2018, 17:39

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

19 respostas

Crachá +3

Boa noite, tenho o voip da meo configurado em 1 telemóvel Android, porém consigo efectuar as chamadas, mas receber chamadas não funciona, mais alguém tem este problema?

Boa tarde,
O que estás a usar?

Eu nem fazer consigo.
Dá “no response”. Já pus com e sem +351

Boa noite, tenho o voip da meo configurado em 1 telemóvel Android, porém consigo efectuar as chamadas, mas receber chamadas não funciona, mais alguém tem este problema?

Boas.

a MEO mudou o domínio agora é sip.sapo.pt (esqueçam o voip.sapo.pt)

passa a ser assim:

SIP UDP
host: sip.sapo.pt
user: +351 30**********
pass: ************
auth user: +351 30***********
outbond proxy: proxy.sip.sapo.pt:5070
call id: +351 30************

Divirtam-se

Crachá +3
Nos últimos 3 posts estão varias apps e respectivas configurações compravasdas por mim.
https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/voip-nomada-mudanca-de-plataforma-de-servico-reconfiguracao-129234
Reputação 1
Crachá +4
  escreveu:

Pedro, 


Podes me dizer as configurações que usaste no Zoiper para funcionar com o numero VoIP da Meo?


Eu já tentei varias aplicações e nada.


Obrigado



 


SIP UDP
host: voip.sapo.pt
user: +351 30**********
pass: ************
auth user: +351 30***********
outbond proxy: proxy.voip.sapo.pt:5070
call id: +351 30************




Onde está UDP, tentei uma vez tcp porque não me lembrava, e não funcionou, resolvi com esta alteração. Isto falando da última versão em android, que não tem nada a ver com as anteriores, mas já gosto mais da facilidade com que se conecta e disconecta a conta SIP.


 


Foi a operadora que me escreveu a nova password do número nómada que já tinha, isto depois de uns 30min a saltar por 3 departamentos.. Ter de dizer a alguém uma password, inteira, para poder usar um serviço pela primeira vez ou já configurado anteriormente, só mesmo em portugal, só mesmo na meo.


 
Pedro, 

Podes me dizer as configurações que usaste no Zoiper para funcionar com o numero VoIP da Meo?

Eu já tentei varias aplicações e nada.

Obrigado
Reputação 1
Crachá +4
Bom, eu tentei ler tudo mas não consegui passar abaixo deste comentário (eu meti responder e o comentário estava abaixo do texto que estava a escrever, mas realmente não se percebe a que me refiro.. que é ao post que diz que não é possível ter o tarifario que se tem no fixo no nómada), que obviamente está errado.


Não só era o anunciado, tarifário do fixo transposto para um número nómada/voip, como neste momento na área de cliente e já obviamente depois da alteração de interface, surge no link dos tarifários https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Tarifarios-VoIP-Nomada.pdf


 


Relativamente ao que li nos primeiros comentários, sim, queria agora configurar um número e tenho de pagar uma chamada para 16200, isto no fundo representa a péssima organização da meo e o típico colocar a carroça à frente dos bois. Ou seja, número se configurações já existentes, basta usá-las, para novas, pelos vistos, é o salve-se quem puder. Felizmente tinha aqui guardada uma configuração, se não tiver a outra, vou ter de ligar e depois reclamar do valor cobrado da chamada, o que é totalmente contraproducente, mas pelos vistos, a única forma de conseguir configurar.


 


Já agora, sempre usei o zoiper, nada a dizer, extremamente eficiente.


 


 
um pequeno aparte, a proxy é  proxi(ponto)voip.sapo.pt  e não proxi(virgula)voip.sapo.pt, logo correto será proxy.voip.sapo.pt e não como escreveu nesta ultima mensagem com a virgula.


 


cump,
Ok! Ainda bem que está tudo a funcionar.

Eu já experimentei uma serie de aplicações no meu telemóvel e nada resulta, recebo sempre as respostas " servidor não encontrado" falhou a conexão" " erro 401"  etc..............

No Pc com o Zoiper é o mesmo.

De referir que introduzo os parametros de configuração que se já falou aqui

Dominio  voip.sapo.pt

username : o meu número VoIP

password: a que me foi fornecida pela MEO

Proxy :  proxy,voip.sapo.pt

Já estou farto...... de tentar.
pois, eu fiz imenso barulho, e depois de umas 6h30 ao telefone e inumeras formas de fazer isto, nao me calei e o serviço tecnico encaminhou para uma linha especializada, e ai falei com um colaborador meo que efetivamente sabia do que estava a falar. reiniciei o meu router thompson 789 v2 para os valores de fabrica para nao haver qualquer tipo de conflito.


O colaborador foi excepcional e guiou-me sem conhecer sequer o software zoiper, e efetivamente esta a funcionar corretamente.


 


conclusao, nao se deve mexer no router, pois nao tem nada a ver com configuraçoes no router, e no zoiper e mesmo so colocar os dados corretos,


na primeira tentativa nao funcionou, mudou-se a palavra passe para um numero com 6 digitos, experimentou-se no no android que tenho, mas no meu nao funcionou, ele experimentou no dele e funcionou bem, chegamos a conclusao que o android que eu tenho versao 4.2.2 tem problemas de compatibilidade e devera ser um mais recente.


por isso instalei o csipsimple, que primeiramente tambem nao funcionou, entao mostrei-lhe o zoiper no pc, e ele foi verficando o sendo mais logico, pois nao conhecia o programa, e com conhecimento devido, que se mostrava, obg. fomos colocando e preenchendo os dados solicitados e o zoiper pela primeira vez funcionou e a primeira.


 


ja apaguei os dados e coloquei novamente, e tambem para efeito do video e tudo funciona perfeitamente, entao voltei ao android e o zoiper ja funcionou, no entanto gosto mais do csipsimple no android, pena nao haver para windows 10.


 


Ainda nao instalei no linux, mas vou instalar tambem o zoiper no linux e tudo funciona perfeitamente.


 


dados que eu necessito:


telefone;


password do voip nomada;


proxy do serviço voip nomada;


morada do serviço voip;


 


eu estou a usar o windows 10.


apos sei la quantos colaboradores, apenas um me conseguiu resolver a questao, e nao foi pelo 16202, pois la tambem nao.


 


cump.
Tiago

Já instalei as aplicações que refere no meu pc e no smartphone, e depois de a Meo me dar a password, fiz exatamente como dizem no video e nada !!!!! No smartphone, através da aplicação CSIpsimple, também não consegui.

Já não sei onde está o problema!!!!!!  
A palavra passe é diferente da do acesso ao modem, tem de se solicitar à meo, salvo erro pelo 16209 no apoio técnico.


 


Eu estou desde sábado de volta desta situação, passei cerca de 7 horas ao telefone com a meo e quase ninguêm o sabe fazer. Depois de me terem dito uns 10 processos diferentes, incluindo configurar a nova linha no modem.(ideia da pcmedic 16202), isso não funcionou. 


Apenas o que é necessário da meo é:


-numero de telefone;


- palavra passe do serviço voip configurado(apenas eles a sabem e a podem mudar) 


- registo (ou seja, voip.sapo.pt)


- proxy (ou seja, proxy.voip.sapo.pt).


 


aconteceu-me também que a palavra passe que me deram não dava, liguei novamente, mudaram para uma com 6 digitos, e voilá, após uma maratona tenho o serviço a funcionar.


cump.
Tiago

Obrigado pelo video, mas tentei e não consegui. O problema deve ser a palavra-passe, porque eu tento com a password que uso para aceder à minha Àrea de Cliente e talvez não seja essa.

Quando solicitei o numero VoIP através do 16200, não me deram nenhuma password nem qualquer outros dados. Parece que é segredo profissional. Quando instalei o Zoiper verifiquei que era necessário uma password e introduzi a que uso no MEO e nada.... despois pensei... como tenho o ID do Sapo então introduzi a password que uso para o email do sapo e também nada.. 

Já estou farto de ligar e gastar dinheiro para o 16200 apoio ao cliente , para o 16209 apoio técnico  e para  o 16202 apoio tecnológico (chamadas a 0,45€ / minuto) 
afinal sempre se pode ter números voip já com chamadas nacionais incluídas.


Para tal é apenas tem de se solicitar o número através do 16209, guardar o número e a palavra-passe.


Depois configurar um programa no pc ou no tlm, eu para o pc usei o zoiper e para o tlm usei csipsimple.


são necessários os seguintes dados:


Numero voip: +351 302 0** **


palavra-chave: ****** (nota: esta palavra passe não é nenhuma que já tenhamos, é uma gerada apenas e unicamente para o serviço voip e deverá ser dada pelo serviço meo no aquando da ativação do número nomada voip, caso não a tenha contacte o 16209 e solicite a password do voip nomada para o poder configurar corretamente).


 


e estes dados;


voip.sapo.pt


proxy.voip.sapo.pt


 


Deixo um de como ter o serviço ativo no pc


 


Cump,


 
Olá 

 

O número VOIP, ou nómada, não funciona igual ao telefone fixo padrão mesmo que ambos usem protocolos de voz por IP.

O tarifário pode ser consultado aqui: https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Tarifarios-VoIP-Nomada.pdf

 

Normalmente o número VOIP é usado por empresas, que podem normalmente incluem o preço das chamadas no preço do serviço ou produto que vendem.

 

Atenciosamente,

W. Souza
Boas, 


pelos vistos podemos pedir o numero voip, mas não vai ter o mesmo tarifário de chamadas ilimitadas que o telefone tem, e sim facturado por cada chamada, o que não vai de encontro ao que eu pretendo. 


 


Eu já vi no modem o lugar onde se pode configurar os numeros voips, e já existe alguem que deixou uma forma de o configurar, espero que sirva. 


 


obg, 


cump, 


 
  escreveu:
Pois, até aqui, está tudo bem ou seja, solicitar através da linha de apoio da MEO um numero VoIP é fácil, o problema surge depois quando se pretende configurar o serviço no PC ou smartphone.

Eu solicitei, há alguns dias atrás, um numero VoIP através da linha de apoio e atribuiram-me um numero e ao questionar como se fazia a configuração do mesmo, passaram-me para outro operador e depois para mais outro e fiquei sem saber os procedimentos, ou seja nada. No fim mandaram-me ligar para o apoio técnico onde as chamadas são taxadas a 0,45€/minuto.

Coloquei a questão na minha área de cliente e até este momento ninguêm me respondeu.

A ideia que fiquei sobre as várias pessoas que me atenderam é que são incompetentes ou então não podem dar a informação para que o cliente ligue para a outra linha e pague o serviço/consulta.

Estou na verdade descontente. Então como cliente de internet tenho um serviço grátis à minha disposição mas depois tenho que pagar para ter acesso à informação e também sem saer os resultados uma vez que li num forum de que a questão não ficou resolvida. É tudo muito lindo..... mas depois de instalar uma aplicação softphone quer no PC quer no smartphone não  consegui ter ligação uma vez que me falta o nome do Dominio, password, etc.........

Bem, se conseguir instalar avise

Olá Ricknelson,

 

Experimente as seguintes configurações. Recomendo a usar o Zoiper

  • Domíno: voip.sapo.pt
  • Usuário: +351 123 456 789 (Número VoIP)
  • Senha: Password que definiram
  • Nome do ID chamador: Nome do seu perfil
 

Caso não resulte ou não tenha a senha a unica opção será ligar para o Apoio técnico através do 16 209.

Chamada grátis a partir de um número fixo ou móvel MEO.

 

Atenciosamente,

W. Souza
Pois, até aqui, está tudo bem ou seja, solicitar através da linha de apoio da MEO um numero VoIP é fácil, o problema surge depois quando se pretende configurar o serviço no PC ou smartphone.

Eu solicitei, há alguns dias atrás, um numero VoIP através da linha de apoio e atribuiram-me um numero e ao questionar como se fazia a configuração do mesmo, passaram-me para outro operador e depois para mais outro e fiquei sem saber os procedimentos, ou seja nada. No fim mandaram-me ligar para o apoio técnico onde as chamadas são taxadas a 0,45€/minuto.

Coloquei a questão na minha área de cliente e até este momento ninguêm me respondeu.

A ideia que fiquei sobre as várias pessoas que me atenderam é que são incompetentes ou então não podem dar a informação para que o cliente ligue para a outra linha e pague o serviço/consulta.

Estou na verdade descontente. Então como cliente de internet tenho um serviço grátis à minha disposição mas depois tenho que pagar para ter acesso à informação e também sem saer os resultados uma vez que li num forum de que a questão não ficou resolvida. É tudo muito lindo..... mas depois de instalar uma aplicação softphone quer no PC quer no smartphone não  consegui ter ligação uma vez que me falta o nome do Dominio, password, etc.........

Bem, se conseguir instalar avise
Olá Tlago,

 

Para solicitar um Nº VOIP ou Nómada necessita solicitar por telefone através do Apoio ao cliente e faturação ligando para o 16 200. (pode consutar o custo da chamada em https://www.meo.pt/linhas-apoio)

 

 

Atenciosamente,

W. Souza