Skip to main content

como a MEO passou de “ a melhor “ para “ pior que as piores”

• July 18, 2026
  • 33 respostas
  • 326 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

33 respostas

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • July 25, 2026

Olá Novamente ​@NunoRamalho 

Os Router's são Contratados, ou seja, como Atualmente tem Apenas Contratado o FiberGateway Wi-Fi 5, é esse que Tem Instalado e Apenas esse ara o qual o Técnico pode Substituir.

Para Alterar para um Router Superior, tem de Verificar com a Linha Contartual, que até lhe Devem Premitir Fazer a Troca Sem Custos de Deslocação, Sem Mensalidades, e Sem Renovação de Fidelização. 

O Técnico que Foi a sua Casa, em Si, Não Pode Trocar para um Outro Modelo Superior ao Qual tem Contratado. Nem Fazer o Pedido da Troca. Por Isso Mesmo ele lhe Apenas pode Sugerir a Pedir a Troca.

Agora é o que Tem, e lhe Sugiro a Fazer.... Contactar o Apoio ao Cliente a Indicar que Pertende a Troca para um Novo Router FiberGateway Wi-Fi 6, tal até como lhe Sugeriu o Técnico quando foi a sua Casa.

Boa noite,

Passo a explicar: independentemente de poder ou não haver novo contrato, isso não é problema meu. Podem colocar aqui um router qualquer, desde que funcione. Na outra casa, o router – de certeza – não é dos mais recentes e funciona perfeitamente. Limito-me, portanto, a relatar o que me foi transmitido pelo técnico.

Mais ainda – e não que interesse – estes problemas começaram apenas um mês após a renovação do contrato. Se a MEO tem equipamentos melhores e conhece os problemas crónicos que estes routers apresentam, deveria, já na altura da renegociação, sugerir os novos equipamentos. Como deve calcular, não é algo que ande a verificar, mas deveria – ou devia – ser prática de uma operadora que se diz "a melhor".

Por isso, não vou contactar ninguém por chamada telefónica, nem recorrer a chatbots. A minha abordagem mantém-se: Provedoria, Livro de Reclamações, ACT sempre que ficar impedido de trabalhar e, como sugerido, ANACOM sempre que a RTP não funcione.

Atentamente,
Nuno Ramalho

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • July 25, 2026

Os Router's são Contratados, ou seja, como Atualmente tem Apenas Contratado o FiberGateway Wi-Fi 5 (que já é um Bocado Antigo, e Normalmente Recondicionado) é esse que Tem Instalado e Apenas esse para o qual os Técnicos podem Substituir.

Para Alterar para um Router Superior, tem de Verificar com a Linha Contartual, que até lhe Devem Premitir Fazer a Troca Sem Custos de Deslocação, Sem Mensalidades, e Sem Renovação de Fidelização. 

O Técnico que Foi a sua Casa, em Si, Não Pode Trocar para um Outro Modelo Superior ao Qual tem Contratado. Nem Fazer o Pedido da Troca. Por Isso ele Mesmo Apenas lhe pode Sugerir, e Sugeriu, a Pedir a Troca para um Novo Modelo.

Agora o que Tem, e lhe Sugiro, a Fazer.... é Contactar o Apoio ao Cliente a Indicar Apenas que Pertende a Troca para um Novo Router FiberGateway Wi-Fi 6, tal até como lhe Sugeriu o Técnico quando foi a sua Casa.

Boa noite,

Passo a explicar: independentemente de poder ou não haver novo contrato, isso não é problema meu. Podem colocar aqui um router qualquer, desde que funcione. Na outra casa, o router – de certeza – não é dos mais recentes e funciona perfeitamente. Limito-me, portanto, a relatar o que me foi transmitido pelo técnico.

Mais ainda – e não que interesse – estes problemas começaram apenas um mês após a renovação do contrato. Se a MEO tem equipamentos melhores e conhece os problemas crónicos que estes routers apresentam, deveria, já na altura da renegociação, sugerir os novos equipamentos. Como deve calcular, não é algo que ande a verificar, mas deveria – ou devia – ser prática de uma operadora que se diz "a melhor".

Por isso, não vou contactar ninguém por chamada telefónica, nem recorrer a chatbots. A minha abordagem mantém-se: Provedoria, Livro de Reclamações, ACT sempre que ficar impedido de trabalhar e, como sugerido, ANACOM sempre que a RTP não funcione.

Atentamente,
Nuno Ramalho

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Mas Afinal Quer ou, Não Quer, Resolver a Situação e Trocar para um Router Novo?

Porque não Tenta Contactar as Linhas de Apoio ao Cliente >, Apenas a Pedir a Troca para o Novo Router ("Ignorando" um Pouco as Falhas como Assunto Principal)? Ou até Criar um Pedido de Apoio no my MEO, não estou a Falar no ChatBot, estou a Falar de preencher o Formulário que pode Aceder Por Aqui >

Aliás as Linhas de Apoio ao Cliente, e a Área Pedidos, é que devem ser Sempre as Primeiras Vias a Contactar e Utilizar Antes de Começar a Reclamar em Todas as Outras Vias da sua Abordagem.

E Acredite que Não será a Reclamar Aqui, e a Sobrecarregar a Provedoria ou o Livro de Reclamações com o Mesmo Assunto N Vezes sobre as Tais "Falhas", que Quando eles Verificam e Fazem Testes  não Detetam Nada, que Vai Chegar a Algum Lado..…

Além que, Ninguém lhe Sugeriu Contactar a Anacom... O ​@NeoPayne indicou até Logo que a Anacom "não gerem as reclamações dos clientes com operadoras...", por outras palavras, Não Vão Fazer Nada...

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • July 26, 2026

Mas Afinal Quer ou, Não Quer, Resolver a Situação e Trocar para um Router Novo?

Porque não Tenta Contactar as Linhas de Apoio ao Cliente >, Apenas a Pedir a Troca para o Novo Router ("Ignorando" um Pouco as Falhas como Assunto Principal)? Ou até Criar um Pedido de Apoio no my MEO, não estou a Falar no ChatBot, estou a Falar de preencher o Formulário que pode Aceder Por Aqui >

Aliás as Linhas de Apoio ao Cliente, e a Área Pedidos, é que devem ser Sempre as Primeiras Vias a Contactar e Utilizar Antes de Começar a Reclamar em Todas as Outras Vias da sua Abordagem.

E Acredite que Não será a Reclamar Aqui, e a Sobrecarregar a Provedoria ou o Livro de Reclamações com o Mesmo Assunto N Vezes sobre as Tais "Falhas", que Quando eles Verificam e Fazem Testes  não Detetam Nada, que Vai Chegar a Algum Lado..…

Além que, Ninguém lhe Sugeriu Contactar a Anacom... O ​@NeoPayne indicou até Logo que a Anacom "não gerem as reclamações dos clientes com operadoras...", por outras palavras, Não Vão Fazer Nada...

Bom dia,

Li atentamente a sua mensagem e vou responder ponto por ponto.

"Mas Afinal Quer ou, Não Quer, Resolver a Situação e Trocar para um Router Novo?"

Claro que quero resolver a situação. O que não quero, nem vou fazer, é continuar a ligar para uma linha de apoio onde sou tratado como se fosse a primeira vez, onde me fazem repetir o mesmo teste do "palito" vezes sem conta, onde me dizem "vamos analisar" e nada acontece. Isso é o que tenho feito desde novembro – está descrito na minha experiência, que creio ter lido.

"Porque não Tenta Contactar as Linhas de Apoio ao Cliente, Apenas a Pedir a Troca para o Novo Router?"

Não tenho feito outra coisa desde novembro. Liguei dezenas de vezes, O resultado? Nenhum. A MEO é que não quer resolver. Não venho aqui para reclamar nem estou a exigir nada – relato apenas o que me acontece, que é o sentido de uma comunidade de fórum. E se reclamo, como digo, é porque esgotei a minha paciência com a resolução do problema. Ser cliente durante mais de 10 anos não me parece que seja por não gostar do serviço, o serviço é que degradou – e se sigo a via da reclamação, que é um direito meu, não é problema que a Provedoria esteja sobrecarregada. Reclamo na Provedoria e no Livro de Reclamações porque já cheguei ao limite de telefonar, testar, aguardar e repetir tudo outra vez.

"E Acredite que Não será a Reclamar Aqui, e a Sobrecarregar a Provedoria ou o Livro de Reclamações com o Mesmo Assunto N Vezes sobre as Tais 'Falhas', que Quando eles Verificam e Fazem Testes não Detetam Nada, que Vai Chegar a Algum Lado."

Acabou de descrever o meu pesadelo. Eles nunca detetam nada, mas eu é que não consigo trabalhar, ver televisão ou ter acesso normal à Internet. Se os testes deles não detetam nada, o problema está nos testes deles, não em mim.

"Além que, Ninguém lhe Sugeriu Contactar a Anacom... O @NeoPayne indicou até Logo que a Anacom 'não gerem as reclamações dos clientes com operadoras...', por outras palavras, Não Vão Fazer Nada."

Todas as reclamações no Livro de Reclamações vão para a ANACOM, como é sabido. Quando comentei, estava apenas a ser simpático para o @NeoPayne, porque pensei que ele estava a tentar corrigir-me com a ACT.

Resumindo: se leu a minha experiência, deve ter percebido o que se passa há mais de seis meses. E se reparou, só comecei a reclamar há meia dúzia de dias – porque foi quando a minha paciência se esgotou de vez.

Vou continuar com esta minha abordagem, mesmo que infrutífera. Não vou ligar para o apoio técnico. Vou aguentar até terminar a fidelização e, quando o fizer, nunca mais voltarei à MEO.

Atentamente,
Nuno Ramalho

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • July 26, 2026

Os Router's são Contratados, ou seja, como Atualmente tem Apenas Contratado o FiberGateway Wi-Fi 5 (que já é um Bocado Antigo, e Normalmente Recondicionado) é esse que Tem Instalado e Apenas esse para o qual os Técnicos podem Substituir.

O Técnico que Foi a sua Casa, em Si, Não Pode Trocar para um Outro Modelo Superior ao Qual tem Contratado. Nem Fazer o Pedido da Troca. Por Isso ele Mesmo Apenas lhe pode Sugerir, e Sugeriu, a Pedir a Troca para um Novo Modelo.

Agora o que Tem, e lhe Sugiro, a Fazer.... é Contactar o Apoio ao Cliente a Indicar Apenas que Pertende a Troca para um Novo Router FiberGateway Wi-Fi 6, tal até como lhe Sugeriu o Técnico quando foi a sua Casa.

Boa tarde,

Agradeço a insistência, mas vou repetir-me, porque parece que a mensagem não está a ser clara.

"Os Router's são Contratados, ou seja, como Atualmente tem Apenas Contratado o FiberGateway Wi-Fi 5 (que já é um Bocado Antigo, e Normalmente Recondicionado) é esse que Tem Instalado e Apenas esse para o qual os Técnicos podem Substituir."

O técnico veio cá a casa, identificou o problema e indicou a solução. Certamente elaborou um relatório técnico. Voltei a ligar para o apoio técnico a reportar que a situação se mantinha. E agora estou aqui a relatar a minha experiência, a reclamar na Provedoria, no Livro de Reclamações e, o pior de tudo, a não poder trabalhar.

"Para Alterar para um Router Superior, tem de Verificar com a Linha Contratual, que até lhe Devem Permitir Fazer a Troca Sem Custos de Deslocação, Sem Mensalidades, e Sem Renovação de Fidelização."

Como já referi, tinha acabado de refidelizar quando os problemas começaram. Se a MEO tem equipamentos melhores e sabe dos problemas crónicos que estes routers apresentam, deveria ter sugerido essa alternativa no momento da renovação. Eu não trabalho na MEO, não sei o que funciona ou não, nem tenho conhecimento das novidades ou alternativas disponíveis – isso é da responsabilidade de quem vende e presta o serviço.

"O Técnico que Foi a sua Casa, em Si, Não Pode Trocar para um Outro Modelo Superior ao Qual tem Contratado. Nem Fazer o Pedido da Troca. Por Isso ele Mesmo Apenas lhe pode Sugerir, e Sugeriu, a Pedir a Troca para um Novo Modelo. Agora o que Tem, e lhe Sugiro, a Fazer.... é Contactar o Apoio ao Cliente a Indicar Apenas que Pretende a Troca para um Novo Router FiberGateway Wi-Fi 6, tal até como lhe Sugeriu o Técnico quando foi a sua Casa."

Volto a dizer: o técnico veio cá a casa, indicou a solução, fez o relatório. Eu voltei a ligar a reportar que a situação se mantinha. E agora estou aqui a relatar a minha experiência, a reclamar na Provedoria, no Livro de Reclamações e, o pior de tudo, a não poder trabalhar.

Não vou contactar novamente as linhas de apoio. Já o fiz varias vezes, sempre com o mesmo resultado. A minha paciência esgotou-se.

Atentamente,
Nuno Ramalho

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Eu Já Entendi a sua Mensagem, a sua Frustração e Insatisfação perante a Situação....

No Entanto, Sabe o que o Técnico Escreveu no Relatório Dele?

Se o Técnico indicou lhe a Solução (a si), que é Então Você Pedir a Troca para um Novo FiberGateway Wi-Fi 6.... Então Porque Não Experimenta Contactar o Apoio a Pedir Apenas a Troca do Router, para um Novo? (ou Até Pedir a Provedoria Diretamente)

Forum|alt.badge.img+1
  • Autor
  • Estagiário Sénior
  • July 26, 2026

Eu Já Entendi a sua Mensagem, a sua Frustração e Insatisfação perante a Situação....

No Entanto, Sabe o que o Técnico Escreveu no Relatório Dele?

Se o Técnico indicou lhe a Solução (a si), que é Então Você Pedir a Troca para um Novo FiberGateway Wi-Fi 6.... Então Porque Não Experimenta Contactar o Apoio a Pedir Apenas a Troca do Router, para um Novo? (ou Até Pedir a Provedoria Diretamente)

Boa tarde,

"No Entanto, Sabe o que o Técnico Escreveu no Relatório Dele?"

Como é óbvio, não sei. O que o técnico escreveu – se é que escreveu alguma coisa – é um mistério. Finalmente, parece que está a começar a perceber a minha frustração.

"Se o Técnico indicou lhe a Solução (a si), que é Então Você Pedir a Troca para um Novo FiberGateway Wi-Fi 6.... Então Porque Não Experimenta Contactar o Apoio a Pedir Apenas a Troca do Router, para um Novo? (ou Até Pedir a Provedoria Diretamente)"

Porque já o fiz. E o resultado foi sempre o mesmo: ligar, fazer testes, chamar técnicos, mais testes, mais chamadas e, no fim, aqui estou eu a escrever novamente – mas, novamente, sem serviço. É frustrante ligar e ouvir sempre o mesmo "vamos analisar", quando eu já reportei, já telefonei, já veio o técnico e fez relatório – e nada.

Parece que a comunidade do fórum tem mais interesse no meu assunto do que a própria operadora. Mas, enfim.

Atentamente,
Nuno Ramalho

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Se Eu Não Fosse Apenas um Cliente, e Pudesse lhe Fazer a Troca do Router, Já lhe o Tinha Feito a Imenso Tempo com Todo o Interesse, para Recuperar a sua Satisfação com a MEO.

Infelizmente Não Posso Fazer Nada, apenas lhe Dar Sugestões. E os Assistentes das Linhas de Apoio parecem Não Estar a Colaborar para Resolver a Situação.

É Assim, Entendo que ao Reclamar para as Linhas que tem "Falhas na Internet", o Apoio Técnico tente Inicialmente Apenas Analisar a Ligação, Façam Apenas Testes como o "Reset do Palito", e Envie um Técnico que apenas Verifique em Casa, e pode Trocar Apenas por um Equipamento Igual 

O que Acho Estranho, é que ao Contactar a Pedir a "Troca para o FiberGateway Wi-Fi 6", o Apoio ao Cliente ou Linha Contratual, não Verifiquem Apenas a Possibilidade da Troca (De Preferência Sem Mensalidade, e Sem Fidelização) e Apenas Façam o Pedido sem os Testes ou as Análises....

Por isso é que Estou quase a "Insistir" em lhe Seguirir a Contactar Novamente Apenas a Pedir a Troca.... Experimente Criar um Pedido através deste Link > e Escolha um Assunto em que possa Prencher o Formulário sem ser Direcionado para o Assistente Digital.

Tocando até no Assunto que Falou Anteriormente sobre que a Linha Contartual deveria ter "sugerido essa alternativa no momento da renovação"…

A Situação é que os Assistentes dessa Linha são Vendedores, não Técnicos, e por Vezes, Infelizmente, Não Sabem Qual o Melhor Equipamento, das Limitações ou Problemas que eles Têm, e Seguem as Notas que Têm Disponíveis... 

Recentemente apareceu aqui um User que na Negociação Indicaram que o FiberGateway Wi-Fi 5 (Igual ao que tem Atualmente) daria Perfeitamente para a Velocidade de 1Gbps... Até que era uma Realidade por Ethernet, mas o Cliente querendo Usufruir disso por Wi-Fi foi quase "Enganado".…

Felizmente, Ele Teve Sorte, Bastou Criar um Pedido para Trocarem para o FiberGateway Wi-Fi 6, e Conseguiu a Troca Bem Facilmente para Conseguir Usufruir da Velocidade Contratada

Veja Aqui o Tópico >

Espero Imenso que Consiga ter Sorte, para Finalmente Conseguir a Troca para o Novo Router, e Resolver a Situação das Falhas que lhe Precistem a Tanto Tempo