Skip to main content
Pergunta

Cobertura fibra

• 14 de abril de 2025
  • 3 respostas
  • 52 visualizações

Olá, alguém sabe se é normal fazer um contrato com Meo onde me disseram que a fibra ia estar disponível muito brevemente, e passados 6 meses não há fibra e no site de cobertura diz que a fibra ainda está em expansão, a Meo contactou-me e disse que estava á espera que a Telecom acabasse de fazer a intervenção de fibra na minha zona para depois poderem instalar a fibra o que descobri que a Telecom nem na minha zona operam , passou-se 6 meses tenho contrato feito e nada, agora não tem previsão de fibra para a minha zona, sendo que eu fiz contrato.
Disseram que demorava no máximo 60 dias…
Depois disseram-me que dependia de tubagens, e autorização para a realização de obras e além de viabilidade técnica e econômica, o que não faz sentido que as obras na minha zona já acabaram a 2 anos, provavelmente deve ser por ser uma zona sem muitas pessoas e estão a espera até serem obrigados ou algo do gênero. 

Este tópico ajudou a encontrar uma resposta para tua pergunta?

3 respostas

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • 1475 respostas
  • 14 de abril de 2025

Boas, 

Essa situação está mal explicada.

1ª Fez contrato  com quem ? Telefone, em loja ou porta a porta. Suponho que tenha contrato com o MEO de SAT ( televisão) + Net e Voz fixa  via rede móvel 4G

2° O MEO fornece os serviços de telecomunicações na sua rede de fibra óptica através das empresas FastFiber e Fibroglobal  e na rede da empresa  rural da DS Telecom. Suponho eu que esteja numa zona rural abrangida pela DS Telecom, se é assim , é  com a DST que tem de contactar para saber quando a fibra estará disponível na sua zona.

3° O tempo que demora a montar uma rede de fibra depende de vários factores, entre os quais autorização das entidades competentes públicas, planeamento da montagem da rede, instalação da rede principal,   postes ou passar em condutas subterranias se for essa a opção, PDOs e ligações a casa dos clientes tudo isto  leva mais do que os 60 dias, portanto algo aí se passa  tem de contactar a DS Telecom. 

Quanto ao MEO os comerciais, o apoio técnico ao telemóvel não  lhe vão ajudar porque simplesmente eles não sabem do que se passa nessas montagens de rede, só tecnicos internos e de planeamento de rede quer do MEO,  ou das suas empresas FastFiber e Fibroglobal  e o próprio pessoal externo ao MEO  que no seu caso são técnicos de planeamento de rede da DS Telecom estão por dentro desse assunto.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • 11043 respostas
  • 14 de abril de 2025

boas

e aqueles que estavam a 30 dias de ter a disponibilidade de fibra e já se passaram 10 anos??

emanuel92
Forum|alt.badge.img+17
  • Gúru
  • 1475 respostas
  • 14 de abril de 2025
NeoPayne disse:

boas

e aqueles que estavam a 30 dias de ter a disponibilidade de fibra e já se passaram 10 anos??

Boas, 

Sim 10 anos por mau planeamento  e burocracias públicas nas autorização para a  montagem de redes.

Se houvesse realmente interesse em que toda a população tivesse cobertura de fibra, o Estado Português através dos Governos,  autarquias,  e juntas de freguesia não  punham entraves na expansão da rede.

E para concluir as operadoras deviam ter maior preocupação na expansão, vá  lá  que a DS Telecom ganhou o concurso  público para a maioria das zonas de Portugal Continental por isso muitas destas zonas terão cobertura de fibra óptica a chegar praticamente a 100% dos territórios mais rurais.