Skip to main content

Cabo de fibra óptica avaria

• May 27, 2025
  • 8 respostas
  • 719 visualizações

O cabo de fibra óptica avariou, aquele que conecta ao roteador, liguei a MEO para saber se havia como substituir e quanto seria. A única opção que tinha de acordo com o atendimento era pagar por um técnico vir aqui a casa fazer a substituição, 50€. Ainda a perguntei se na loja MEO eu poderia comprar um cabo novo e eu mesmo o substituía, e ela disse não, que tinha  que mandar vir um técnico. O que no meu caso não faz sentido algum. Quando eu era cliente Vodafone me aconteceu o mesmo, fui a loja e me trocaram o cabo sem custo algum, eu mesmo fiz a conexão.  Um cabo de fibra óptica não deve ser mais que 10€. Não faz sentido pagar 50€ se for algo que o usuário pode fazer. 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

8 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 27, 2025

Olá ​@Wes,

O cabo da Fibra não pode ser trocado pelo cliente, o problema nem é o cabo, são mais os equipamentos que seriam necessários, por exemplo se fosse necessário fazer uma nova fusão.

Como a responsabilidade é do cliente, são cobrados os 50€ da deslocação do técnico.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • May 27, 2025

boas

@ana_Paula o cabo de fibra entre a caixa e o router é macho/macho...por isso só se precisa de saber o tamanho para trocar por outro que se vende em lojas da especialidade...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 27, 2025

Depende da instalação, há instalações em que não existe essa tal caixa e que o cabo do exterior passa logo pela caixa da fusão, ou seja não dá para substituir teria de ser o técnico.

Josee
  • May 27, 2025

@Wes 
Na Worten costumam ter cabos.
As caixas de tomadas mais antigas que recebiam a fibra do exterior tem cerca de 9 x 9 cm para ligar ONT ou Router.
As ligações mais recente fazem a fusão dentro duma caixa retangular, talvez para reduzir custos e com menor perda de sinal. 

Muita sorte 
Boa noite

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • May 27, 2025

boas

@ana_Paula obrigatóriamente tem de ser assim, é o procedimento dos técnicos...

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@NeoPayne 

Em minha casa (e em várias instalações que conheço com a Fibra do MEO) tenho o Cabo de Fibra vindo do Exterior (cabo Preto), uma Caixa de Fusão, onde estão ambos os cabos unidos, e onde saí um Cabo Fibra para o Interior (cabo Branco) com uma única saída de Macho (na qual é ligado ao Fibergatway) e o qual na outra ponta é impossível de Desconectar da Caixa de Fusão, e substituir sem um Técnico

A Caixa de Fusão, que tenho antes do Router, é uma, tal e qual ao desta Foto:

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 27, 2025

Aqui, e outras instalações que conheço também é assim, o cabo vem do exterior, tem a caixa da fusão e depois tem o cabo interior com uma ligação macho ao router, nestas instalações não é possível o cliente substituir o cabo.

Josee
  • May 28, 2025

@Wes 
Pensava que a deslocação era 40 (quarenta) euros. 
€50 são 320 reais. 

Encontrei uma caixa de tomada de fibra ótica dentro de um gaveta com ferro velho.

Se a caixa que está instalada é diferente não pode mudar o cabo.

Não sei se é tem vantagens ou não de renovar contrato e fazer algum ajusto de preços ou oferta de mais dados móveis para recompensar a sua família. 

Em 2024, o display duma TV 43” FHD partiu e tivemos que comprar outra.    

Acidentes acontecem.

Bom dia

Caixa antiga que foi substituída, na casa de um vizinho