Skip to main content

Bugs FATAIS nova firmware no MEO FGW e SSH

• August 26, 2025
  • 119 respostas
  • 2433 visualizações

Mostrar a primeira mensagem

119 respostas

• Novo Membro
  • September 1, 2025

Existe previsão para solucionarem este problema que nos afeta profissionalmente? Tenho para além dos problemas de encaminhamento, um servidor VPN server que também não funciona desde esta atualização, estou com MEO faz um ano, na Vodafone nunca tive nada que se assemelhasse, posso rescindir o contrato sem penalizações? Este factor é assumido por eles e serve de justa causa?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 1, 2025

Olá ​@Andrez 

Reporte a situação através do email que coloquei no meu comentário anterior.

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • September 1, 2025

Existe previsão para solucionarem este problema que nos afeta profissionalmente? Tenho para além dos problemas de encaminhamento, um servidor VPN server que também não funciona desde esta atualização, estou com MEO faz um ano, na Vodafone nunca tive nada que se assemelhasse, posso rescindir o contrato sem penalizações? Este factor é assumido por eles e serve de justa causa?

È o que estou a pensar fazer, rescindir o contrato, mas nem pensem que vou ter penalização! Quem alterou as regras do jogo foram eles. 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 1, 2025

Não sei se pode por justa causa, pois no contrato não diz que tem ou não bridge ativo, ou capacidade de abrir portas na interface se quiser cancelar deverá pagar a penalização.

Infelizmente lançaram uma versão com um bug grave que devem corrigir o mais rapidamente possível, até lá podem abrir portas via telnet e reportar para o email que coloquei em comentários anteriores.

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • September 1, 2025

Não sei se pode por justa causa, pois no contrato não diz que tem ou não bridge ativo, ou capacidade de abrir portas na interface se quiser cancelar deverá pagar a penalização.

Infelizmente lançaram uma versão com um bug grave que devem corrigir o mais rapidamente possível, até lá podem abrir portas via telnet e reportar para o email que coloquei em comentários anteriores.

Desculpe, mas acha razoável fazer isso quando os procedimentos normais para abrir portas indicados no manual do router estão inacessiveis. E depois eu e muita gente não sabe nem tem que saber fazer isso por essa via. 

Começa a ser caricato e surrealista este assunto.

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Júnior
  • September 1, 2025

Acredito que o apontamento ​@JotaC seja justo.

Meu maior problema tenho um homelab com serviços que uso diariamente. 

Esse problema esta afetando meu desempenho no meu trabalho espero que eles resolvam isso rapido se nao vou querer realmente fazer a troca de operadoras de serviço

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • September 1, 2025

boas

se o serviço residencial é usado para uso profissional, há outras soluções empresariais que a Meo disponibiliza...tem é de se pagar para isso...

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • September 1, 2025

Desde quando é que um miúdo que necessite abrir portas para jogar ou se alguem necessitar também aceder externamente a um electrodomestico, alarme ou camera é empresarial ?

Internet só para ir ao facebook é isso que defende?

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

É ridículo se quer estar a fazer comentários acerca seja do que for relacionado com isto, isto está uma grande treta para não dizer outra coisa. A Meo devia ter vergonha e pelo menos rapidamente reverter a situação.

A MEO fornece um router no serviço residencial não um modem.

Nas instruções que ainda estão on-line ao dia de hoje em documento numerado as opções e a Meo a explicar como se opera o equipamento se bem que a solução empresarial da Meo está a mesma miséria o problema é o mesmo, a não ser que sejas uma empresa tipo com mais de 1500 funcionários onde aí há ligações específicas e equipamentos específicos e nem é a Meo que trata disso, portanto quem tem empresa tá com o mesmo problema pois é tudo igual ao residencial podes é falar sempre com o teu gestor fixo que percebe de feijões.

eu concordo que quem quer algo mais que use os seus equipamentos, mas a Meo esta ou não a tornar isso difícil (ilegal) no entanto a sempre opção de usar o DMZ (que certamente está parido neste momento nós routers também não testei pois como já disse um milhão de vezes quem tinha o bridge ligado no update continua ligado em todos modelos que esta banhada saiu e não quero arriscar ficar sem o bridge)

a solução é xatear xatear, mandar e-mails para um sítio  que quem lê apenas tira fotocópias não vale a pena, é ligar e ligar para linha para falar com alguém bem especializado e mandar e-mails para provedoria. E sim dizer o que é aqui no fórum pois a informação está a ser passada ;) e dar as notas nas redes sociais com links para estes tópicos pelos menos 3 ou 4 que há neste momento a vergonha desta miséria vais fazer com que resolvam 

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

Não sei porque considera ridiculo fazer comentários a esta situação. Penso que posso fazer os comentários que quero para manifestar o meu desagrado ao sucedido, pois por ignorãncia de quem fez o novo firmware ou intencionalmente por parte da MEO, estamos sem possibilidade de gerir as portas do router. 

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

Não sei porque considera ridiculo fazer comentários a esta situação. Penso que posso fazer os comentários que quero para manifestar o meu desagrado ao sucedido, pois por ignorãncia de quem fez o novo firmware ou intencionalmente por parte da MEO, estamos sem possibilidade de gerir as portas do router. 

nao percebeste o que escrevi e nem era para ti nao te fiz nenhum quote….. 🤣

é Ridiculo comentarios a tentar justificar a meo seja de que forma for….. e mais uma vez o empresarial esta igual a nao ser que seja uma empresa de outra realidade que nem se quer é a MEO que implementa as soluções ou equipamentos

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • September 2, 2025

A solução empresarial seria bonita se não fosse a) exactamente igual e b) só disponível para NIFs empresariais. 

Para além disso, abrir portas num router não é nenhum recurso profissional. Existem N boas razões para o fazer num serviço doméstico. Qualquer dia a Internet é só para fazer o que os ISPs entendem ao preço que entendem e a malta que fique a ver os navios passar. Isto é inadmissível. E a questão do bridge ainda pior, porque se acabar, aí é que ficamos mesmo capados de vez.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 2, 2025

Olá ​@whoami e os restantes com este problema,

Qual é a versão de Firmware? Num GR141DG com o firmware 3GN8020900r29 (também com essa nova interface) é possível abrir portas sem qualquer constrangimento.

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • September 2, 2025

boas

@joaomvfsantos mentira que o router seja o mesmo para todos os serviços empresariais...

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 2, 2025

boas

@joaomvfsantos mentira que o router seja o mesmo para todos os serviços empresariais...

Tens os equipamentos disponíveis para todos verem nas soluções empresariais ou seja exactamente os mesmos que nos residenciais é só veres ou leres as faqs no empresarial.

os equipamentos que são usados de forma específica nem da alticelabs são nos dias que correm e a Meo nem sequer implementa o serviço é outra empresa a Meo só aceita um handshake digamos.

mais uma  vez todos os problemas que estão a ser citados estão a ocorrer a quem tem o serviço empresarial comum.

Forum|alt.badge.img+1
  • Estagiário Júnior
  • September 3, 2025

boas

Se calhar a MEO também mente no seu próprio site: https://www.meo.pt/empresas/servicos/pacotes/pacotes-tv-net-voz

Forum|alt.badge.img
  • Observador
  • September 3, 2025

Leiam com atenção…

boas

Ao que tenho conhecimento, a maioria das instalações usa os mesmos equipamentos que nos serviços domésticos, mas com firmaware específico. Apenas serviços considerados para grandes empresas é que usam outros equipamentos

Forum|alt.badge.img+23
  • Consultor
  • September 3, 2025

boas

tenho no meu trabalho Meo empresarial...e é um router da Cisco...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 3, 2025

Abrir portas não requer um contrato empresarial, era suposto funcionar via interface web mas infelizmente esta versão tem este bug conhecido que impossibilita port mapping. Até a correção deste bug deverá abrir as portas via telnet ou contactando o Apoio Técnico.

• September 3, 2025

Nunca vi um tema ser tão debatido aqui no forums, realmente é estranho nem uma resposta de nenhum moderador, até podia ser uma mão cheia de nada mas até agora ainda não vi um único comentário sem ser de outros users

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • September 3, 2025

Nunca vi um tema ser tão debatido aqui no forums, realmente é estranho nem uma resposta de nenhum moderador, até podia ser uma mão cheia de nada mas até agora ainda não vi um único comentário sem ser de outros users

Já tinha notado isso, calados que nem um rato...

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 3, 2025

Olá ​@JotaC e ​@Iserino 

Os tópicos aqui no Fórum já foram encaminhados para a equipa técnica.

whoami
Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • September 8, 2025

Olá ​@whoami e os restantes com este problema,

Qual é a versão de Firmware? Num GR141DG com o firmware 3GN8020900r29 (também com essa nova interface) é possível abrir portas sem qualquer constrangimento.

Olá, a versão maravilhosa que está no meu é 3GN9030300r20, vi que alguns amigos acima estão com o mesmo problema, pois, nós que dependemos disto para serviços ou até mesmo por entusiasmo ficamos feito palhaços diante desta situação… já faz semanas que reportei para a equipa técnica MEO mas não arrumaram esta palhaçada até agora… sabe qual a “solução” que o técnico me deu? 
“Quando precisares abrir alguma porta ligue para nós abrirmos”
Não preciso nem dizer né? sorte a minha que ainda consegui abrir portas pelo SSH, mas ainda tem diversos bugs como não conseguir abrir portas pelo painel HTTP, lá também não consta os dispositivos no meu wi-fi, e algumas portas não consigo abrir nem sequer no SSH, diz estar sendo usadas (mas não estão), reclamar já não basta, é esperar a boa vontade desses programadores de CHATGPT da MEO...

whoami
Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • September 8, 2025

Melhor de tudo é o comentario dos desenvolvedores

Hahahahahaahaha

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 8, 2025

Olá ​@whoami 

A solução até ser resolvida a situação é abrir por telnet/ssh ou ligar para o apoio ao cliente, quem precisa de abrir várias portas contactar o apoio ao cliente torna-se impraticável por isso o telnet/ssh deverá ser mais fácil.

Mas como disse os tópicos já foram encaminhados.