Skip to main content

Bugs FATAIS nova firmware no MEO FGW e SSH

• August 26, 2025
  • 119 respostas
  • 2433 visualizações

whoami
Forum|alt.badge.img

Boas, trabalho com serviços que dependem de port forwarding e recentemente a MEO veio com esta maravilhosa atualização de firmware (r20), além de estar toda bugada eu não consigo fazer o redirecionamento de portas e nem alterar algumas opções vitais, como FIREWALL e BRIDGE, sinceramente oque me prendia no plano da MEO era o IPv4 dinâmico (não CGNAT), mas atualmente está insalubre…

Pro ano sempre vim tendo complicações referente ao acesso SSH do router que ninguém do suporte técnico me disponibilizava (ao menos sabia oque era ou que existia no router) para eu fazer uma melhor gestão da minha rede em relação aos meus servidores e serviços, e agora vem esta maravilhosa firmware, já estou entrando com o 3º apoio técnico para ver se resolvem isso mas pelo oque eu conversei com eles, downgrade já não fazem agora é tentar achar outra maneira ou esperar a boa vontade de corrigirem estes bugs…

Se por acaso os equipamentos MEO fossem razoáveis, não tinha tanta gente clonando o MAC do FGW e usando ONU e ROUTER próprios pra não terem esta dor de cabeça !!!

119 respostas

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 26, 2025

Olá ​@whoami 

Experimente criar um pedido no myMEO a reportar o bug de firmware. Também pode contactar os desenvolvedores da app MEO Smart WiFi, apesar do bug ser no firmware pode ser que encaminhem, o email é fibergateway.android@altice.pt.

whoami
Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 26, 2025

Olá ​@whoami 

Experimente criar um pedido no myMEO a reportar o bug de firmware. Também pode contactar os desenvolvedores da app MEO Smart WiFi, apesar do bug ser no firmware pode ser que encaminhem, o email é fibergateway.android@altice.pt.

Se nem falando com a equipa técnica resolve, quem dirá um bug report, agora ele parou até de transmitir o SSID da minha rede IoT, MEO e seus equipamentos lixos

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 26, 2025

O SSID da rede IoT é uma rede Guest? Verifique na app MEO Smart WiFi ou no painel de administração do router 192.168.1.254 se está ligado.

Acerca do bug do firmware experimente reportar através do email.

whoami
Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Principiante
  • August 26, 2025

O SSID da rede IoT é uma rede Guest? Verifique na app MEO Smart WiFi ou no painel de administração do router 192.168.1.254 se está ligado.

Acerca do bug do firmware experimente reportar através do email.

Minha rede IoT é a rede guest sim, já tentei tudo oque tu possa imaginar, não adianta, este firmware que é o problema mesmo, vou esperar o retorno do 3º apoio técnico que pedi mas se não resolverem vou sair da MEO e ir para a DIGI no plano de 10Gbit/s, lá pelo menos eles deixam você usar equipamento pessoal sem burocracia, só pedem para pagar pelo IPv4 (DIGI é CGNAT)...

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • August 28, 2025

E agora?

se não posso usar mais o router como eu quero e como é essencial para o meu uso diário (necessito criar e alterar o encaminhamento de portas) usar o modo bridge, Tenho legitimidade para rescindir o contrato pois na renovação tudo funcionava.

Não se podem alterar as regras durante o jogo.

Não sei se o que estou a escrever aqui alguém da MEO vai ler, aliás penso que este forum não serve para nada a não ser desabafar.

Se não resolverem isto rapidamente vou rescindir o contrato, nem que tenha que entregar o caso á justiça.

Respeitem os clientes, têm de pensar que nem todos usam a internet só para ir ao Facebook e enviar e-mails.

Senhores moderadores façam chegar o meu descontentamento e o de muitos á MEO.

Obrigado

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 28, 2025

Olá ​@JotaC 

Consegue abrir portas por telnet?

• Visitante Júnior
  • August 28, 2025

Estou com o problema idêntico (Erro na foto abaixo), não se consegue ver o que está configurado a nível de portas reencaminhadas nem vou reconfigurar para não perder o que está. Agradecia que a MEO respondesse às situações que estão a ocorrer. 

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • August 28, 2025

Olá ​@JotaC 

Consegue abrir portas por telnet?

Não sei fazer isso. O que acontece é que anteriormente conseguia abrir as portas no router e agora não.

E tenho necessidade de o fazer para poder usar equipamentos que tenho em casa e que preciso de aceder no exterior.

A MEO tem que resolver isso urgentemente senão tenho que cancelar o contrato e procurar um operador que o permita. 

Para que quero umanet assim? Só para lazer?

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Júnior
  • August 28, 2025

Tambem estou com o mesmo problema por mim poderiam fazer um rollback para a versao anterior

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 28, 2025

Olá ​@amalagutte 

Conseguiu abrir portas via telnet?

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Júnior
  • August 28, 2025

@ana_Paula

Vi em outro post a posibilidade de fazer isso 

lan/bridge-mode/config --enable=enable

porem no meu lado nao tem a opçao de config dentro bridge-mode

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 28, 2025

Nesse firmware foi removidos a opção config, mas acerca das portas conseguiu abrir?

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Júnior
  • August 29, 2025

Consigo colocar opcao e ela fica salva ate onde eu vi mas como brigde mode esta desligado nao adianta de nada

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@amalagutte 

Qual é o seu FiberGateway? É um FiberGateway Wi-Fi 7 ou Fiber X7?

Se Não é um Modelo Wi-Fi 7, Já Experimentou pedir a Ativação do Modo Bridge ao Apoio Técnico através das Linhas de Apoio MEO >

Se Sim, é um Modelo Wi-Fi 7, parece que esses Modelos não Disponibilizam a Ativação do Modo Bridge. Apenas é possível nos Modelos Wi-Fi 6 ou Inferiores.

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Júnior
  • August 29, 2025

Ola ​@Rafa_UserFiberMEO
Se nao me engano meu router tem wifi 6

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • August 30, 2025

Esse Firmware afeta todos os routers no qual saiu não só para os serviços de internet mais básicos o serviços de 10gb é a mesma coisa, quem teve a sorte como eu qua sofreu update mas as definições ficaram aplicadas dos anterior ok, mas se eu quiser agora por algum motivo desligar o bridge mode não consigo pois apesar de dizer que tá off ficou aplicado

topico aqui criado também:

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • August 30, 2025

As portas que eu tinha abertas continuam activas mas se eu quiser modificar alguma coisa, apagar ou acrescentar não sei como. Têm que resolver rápidamente esta situação.

Forum|alt.badge.img
  • Visitante Júnior
  • August 31, 2025

Melhor de tudo é o comentario dos desenvolvedores

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • August 31, 2025

Melhor de tudo é o comentario dos desenvolvedores

Explique lá por favor para um leigo!

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • August 31, 2025

Acho que isso não era para estar aí 🤣

Ao menos têm conhecimento de que há um bug ou que não funciona da melhor maneira.

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 1, 2025

Acho que isso não era para estar aí 🤣

Ao menos têm conhecimento de que há um bug ou que não funciona da melhor maneira.

isso é ainda mais grave e ridiculo…. so mostra que a empresa esta a ficar sem eira nem beira

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 1, 2025

Olá ​@TSportM 

Não, é apenas um comentário de um desenvolvedor que não sabe como melhorar aquela parte e deixou o comentário para os colegas corrigirem/verificarem aquela parte, nada de mais.

E acho que essa parte não causa o bug, pois é um prego ou seja uma solução rápida para resolver um problema daí ter feito o comentário para os colegas melhorarem.

Forum|alt.badge.img+4
  • Dinamizador Júnior
  • September 1, 2025

@ana_Paula 

o firmware sai em um estado vergonhoso que nem uma beta seria considerado quanto muito um pre alpha em bom português todo parido, e não é bugs é um completo desastre pois é abrangente em vários modelos a Build deve ser a mesma a diferença para o fiberX deve ser só ter 5 portas (1 de 10gb e alocar essa para bridge) dai tar parido também, é inadmissível sair algo assim sem o mínimo de análise teste para o cliente final, além de que se vão ou estão a pensar fazer alterações específicas tem que previamente avisar os clientes pois o que estão a fazer por ex se terminarem com o bridge além de ilegal por normas comunitárias europeias (a não ser que apresentem outras soluções) é uma quebra de milhares de contratos em vigor por ex.

Forum|alt.badge.img+6
  • Dinamizador Júnior
  • September 1, 2025

@ana_Paula 

o firmware sai em um estado vergonhoso que nem uma beta seria considerado quanto muito um pre alpha em bom português todo parido, e não é bugs é um completo desastre pois é abrangente em vários modelos não so um a  Build deve ser a mesma a diferença para o fiberX deve ser só ter 5 portas (1 de 10gb e alocar essa para bridge) dai tar parido também, é inadmissível sair algo assim sem o mínimo de análise teste para o cliente final, além de que se vão ou estão a pensar fazer alterações específicas tem que previamente avisar os clientes pois o que estão a fazer por ex se terminarem com o bridge além de ilegal por normas comunitárias europeias (a não ser que apresentem outras soluções) é uma quebra de milhares de contratos em vigor por ex.

Apoiado, é acima de tudo uma falta de respeito pelos clientes. Urgente repor o que estava bem!

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • September 1, 2025

Sugiro que reportem ao email fibergateway.android@altice.pt, que apesar de ser da app MEO Smart WiFi penso que encaminhem aos desenvolvedores do firmware por se tratar de um bug que deve ser corrigido rapidamente.