Pergunta

Alta latência de download (Ping)

  • 10 April 2023
  • 16 respostas
  • 1025 visualizações

Boa noite,

A latência de download tem subido nesta última semana, o normal do passado rondava os 30's no entanto agora nunca está abaixo dos 140-200. Já dei reset ao router e já contactei o apoio técnico tendo eles dado reset ao serviço. Num segundo contacto a "técnica" revelou que nem sabe a diferença entre velocidade de download e latência de download tendo aumentado o tom quando lhe tentei explicar pela 3° vez fazendo inclusive recurso a analogias para que tentasse entender melhor.

Tenho visto um par de reclamações num passado recente nestes fóruns, a minha dúvida é se também têm sofrido com alta latência no download e se a conseguiram resolver/reportar.

Grato.

(Todos os testes feitos por cabo. Serviço 200-100 fibra, zona do distrito de Santarém.)


16 respostas

Update: Fiz testes na casa de um amigo meu que também é cliente MEO e os resultados são semelhantes aos meus.

Olá Nelson de uma grande terra.

Pode fazer testes para:
UK, London em como por exemplo Burstfire Networks Lda (Ping 30ms?)
Portugal, Libon PTServidor 

Talvez alguém possa fazer recomendações. 
Bom dia

 

 

 

Boas,
Não estou em Santarém, mas o Ping por cabo para Londres deveria ser semelhante ao apresentado abaixo.
A Latência poderá ser 220ms em DNS 80.80.80.80 e 10ms em 8.8.8.8

Santarém merece velocidades rápidas com Latências Baixas

Bom dia

 

 

Crachá

Sofro do mesmo há meses, já fiz para cima de 10 reclamações. Falei com apoio técnico e em conversa tentei que me colocassem um ip fixo (mas tal não é possível, apenas sendo empresa) visto que eu ficando com a gama de ip 82 esse problema desaparece (faz outro caminho para o servidor do jogo com muito menos hops e ping).. no entanto para azar meu mesmo tendo eles feito reset e tentando mudar o meu ip ele é automaticamente atribuido e vai-me sempre parar a gama dos 188.. ou 176… a semana passada tive por um dia a gama 82.. mas não entendo o porquê ficou apenas umas horas.. os outros ips de gama que não me interessam ficam sempre pelo menos 1 mês.. já percebi que a MEO para gaming é um desastre. Vai ser mesmo o último contrato com eles, até porque não os vejo sequer a preocuparem-se em mudar o que seja.

Boas,
Há meia duzia de anos quando reiniciavam os routers cerca de 5 vezes mudava o IP ou desligar durante a noite.

Só tive duas gamas IP 85.154 - 85.247 & 176.78 

Pensava que os pings “por cabo” eram inferiores a 80 ms como por exemplo em 1 de maio de 2018.

Belgica – 37 ms

Holanda - 44 – 40 ms

Londres – 52 ms

Alemanha - 53 ms

Luxemburgo - 40 ms

Pode colocar resultado em 188.42.141.252 para comparar.
Hoje poderá ter cerca de 7 hops com latência mais baixa

Eu não jogo, mas gostava de saber qual é o desastre.

Com os melhores cumprimentos.
José F
 

 

Crachá

E é isto, eu com esta gama de ips é sempre caminhos mais longos e com request time outs pelo meio.. diz a MEO que a culpa é sempre do servidor do jogo, que do lado deles está tudo perfeito.. infelizmente com estas empresas é impossível ganhar o braço de ferro, mas eu mal termine o contrato mudo sem qualquer hesitação de operadora.

Reputação 3
Crachá +8

Olá @NelsonPinho 

Baixa latência é essencial para manter um débito de dowload constante, significa que existe uma "ligação" estável com redução na chance de "atrasos" na resposta do servidor. Uma ligação por cabo é o ideal, pois reduz bastante e em algumas situações elimina a possibilidade de lag.
Mas, é possivel que existam problemas no caminho entre o IP de saida (ip publico do cliente) até ao IP de destino.

Convém verificar se existe uma perda de pacotes até ao servidor de destino. Basta uma simples percentagem de pacotes enviados que nunca receberam uma resposta do servidor de destino para causar essa latência. Uma perda de 10% entre endereços intermédios é bastante significativa.
Tal como, a distância entre os endereços intermédios, a tecnologia e largura de banda usada (GPON, DSL, Coax, etc...), as configurações dos routers e as condições de cada rede.

Pinho e Carmo

Apresento Teste para estudo em:

PING 188.42.141.252 (188.42.141.252) 56(84) bytes of data.

64 bytes from 188.42.141.252: icmp_seq=1 ttl=55 time=38.5 ms

64 bytes from 188.42.141.252: icmp_seq=2 ttl=55 time=38.6 ms

64 bytes from 188.42.141.252: icmp_seq=3 ttl=55 time=38.6 ms

64 bytes from 188.42.141.252: icmp_seq=4 ttl=55 time=38.6 ms

64 bytes from 188.42.141.252: icmp_seq=5 ttl=55 time=38.6 ms

--- 188.42.141.252 ping statistics ---

5 packets transmitted, 5 received, 0% packet loss, time 4007ms

rtt min/avg/max/mdev = 38.599/38.648/38.689/0.127 ms

Bom dia.

@j fran: Para Londers, o ping em idle encontra-se normal (30’s) no entanto o de download é igualmente alto como se fosse para lisboa (140-200). Aliás se eu fizer o teste para Lisboa mas para os servidores da Vodafone já me apresenta os resultados normais.

@HCarmo Honestamente, já me cansei de certos técnicos da MEO que apenas me dão possíveis soluções genéricas e que nem sabem a diferença entre latência e download, após uma data de contactos cansei, vou apenas aguardar o término da fidelização e saltar para a Vodafone.
@TEC_MEO a nível de user-end já fiz todos os testes possíveis no meu hardware, nos caminhos utilizados para os servidores que por norma me ligo mais e em outras casas de amigos (também MEO claro) e o único problema que verifiquei é com a latência de download por parte dos servidores MEO. Como deve saber, por norma, uma alta latência em idle por norma é problemas no lado do cliente, no entanto alta latência em download e/ou upload por norma, é algum problema com o ISP (internet service provider). Dito isto, e após várias contactos com os vossos técnicos e as más experiências que tive nestes mesmos, vi-me obrigado a desistir simplesmente. Só me resta aguardar que, por milagre, o serviço volte a regularizar como anteriormente e pelo término da fidelização para alterar o fornecedor de serviço.

Crachá

@NelsonPinho exato, já desisti dos contactos porque realmente não adiantou rigorosamente nada.
Eu também irei mudar exatamente para essa operadora.

Grandes
NelsonPinho & HCarmo

Vocês são fortes e com Fé

Em 2018 o MEO e a NOS estavam a corrigir o que o senhores se referem. 
 
Para não esperar pela NOS e MEO melhorar as latências e spikes um familiar corrigiu com um switch no valor de 30€, hoje vale 20€.
Agora é preferivel comprar outro equipamento por €25. 


Percebi que as rotas poderão ser melhoradas com VPN. 
Pode pedir aos vosos amigos nas 4 operadoras para fazer testes em cmd ou ooklaspeedtest para Rackdog Ashburn VA  
para comparar e estudar.
166.1.128.1 e ip6

Apresento um link de teste efetuado no dia 1 de Maio de 2018, próximo do Estádio do Benfica.
https://www.dslreports.com/speedtest/32855302

 


Por aqui não digo mais sobre o vosso assunto por causa de um bruxo irremediável com mau olhar.

Posso comunicar por MP.

Não vejo grande motivo para as pessoas mudar de operadora

Os técnicos das operadoras não podem dizer muito mais, deve ser uma profissão de estresse.

Força amigos

 
 

Boa noite,

A latência de download tem subido nesta última semana, o normal do passado rondava os 30's no entanto agora nunca está abaixo dos 140-200. Já dei reset ao router e já contactei o apoio técnico tendo eles dado reset ao serviço. Num segundo contacto a "técnica" revelou que nem sabe a diferença entre velocidade de download e latência de download tendo aumentado o tom quando lhe tentei explicar pela 3° vez fazendo inclusive recurso a analogias para que tentasse entender melhor.

Tenho visto um par de reclamações num passado recente nestes fóruns, a minha dúvida é se também têm sofrido com alta latência no download e se a conseguiram resolver/reportar.

Grato.

(Todos os testes feitos por cabo. Serviço 200-100 fibra, zona do distrito de Santarém.)

Sou de Santa Maria da Feira e também tenho o mesmo problema, vim aqui procurar alguma situação semelhante, para não me sentir tolinho, porque até agora depois de 5 tentativas ao ligar ao apoio técnico, não sei bem se alguém entendeu o que queria dizer… Ping de download até 1000ms… Nunca na minha vida experienciei tal coisa, a não ser quando era adsl, curiosamente da meo também.

Surpreendente quando estive na vodafone, nunca tive queixas deste género e uso e usava a internet todos os dias.

Não sei se existe alguma solução ou origem do problema, ou se devem fazer alguma coisa quando a isto… Pelo que da ultima vez me disseram foi apenas que está fora do controlo deles e que irão apenas deixar o departamento técnico notificado.

Agora vou esperar 2 anos para mudar de novo para onde estava...

Crachá

Mais um com o mesmo problema. No meu circulo de amigos todos sofrem disto(clientes meo) e para não se chatearem usam vpn pois o apoio técnico de nada adianta. Malta de outras operadoras não têm qualquer problema. Posto isto, é um problema da MEO.

a latência do download está quase sempre acima de 100ms e à noite piora, o que em muitos casos é quase impossível jogar online competitivamente.

Por curiosidade ao fazer tracert ao site a www.google.pt tenho sempre 2 request timed out

Tracing route to www.google.pt [2a00:1450:4003:80f::2003]
over a maximum of 30 hops:

  1     1 ms    <1 ms    <1 ms  2001:8a0:617d:200::1
  2    10 ms    22 ms     9 ms  2001:8a0:40:0:10:158:4:26
  3     4 ms     4 ms     3 ms  2001:15d8:2:400f::2
  4     *        *        *     Request timed out.
  5     3 ms     3 ms     3 ms  2001:4860:1:1::b62
  6     4 ms     4 ms     4 ms  2001:4860:0:23::4
  7     *        *        *     Request timed out.
  8    14 ms    14 ms    13 ms  2001:4860:0:1347::1
  9    19 ms    18 ms    19 ms  2001:4860:0:1::5317
 10    13 ms    17 ms    22 ms  2a00:1450:4003:80f::2003

 

Com vpn ligada não tenho timeouts

Tracing route to www.google.pt [142.250.186.99]
over a maximum of 30 hops:

  1    40 ms    40 ms    40 ms  100.126.0.1
  2    41 ms    40 ms    41 ms  77.234.45.1
  3    41 ms    40 ms    41 ms  5.45.61.1
  4    40 ms    39 ms    39 ms  10.26.0.18
  5    40 ms    40 ms    39 ms  95.172.67.121
  6    41 ms    43 ms    40 ms  95.172.67.68
  7     *        *       42 ms  45.15.192.49
  8    40 ms    41 ms    40 ms  198.232.118.201
  9    41 ms    41 ms    42 ms  108.170.252.1
 10    40 ms    40 ms    40 ms  142.250.214.193
 11    51 ms    51 ms    51 ms  142.250.186.99

 

Por recomendação, ontem testei a vpn da avg e a diferença é da noite para o dia.

Não estando fidelizado começo a olhar para outras soluções apesar de ser cliente há mais de 10 anos.

 

 

Crachá +1

Boas,
Há meia duzia de anos quando reiniciavam os routers cerca de 5 vezes mudava o IP ou desligar durante a noite.

Só tive duas gamas IP 85.154 - 85.247 & 176.78 

Pensava que os pings “por cabo” eram inferiores a 80 ms como por exemplo em 1 de maio de 2018.

Belgica – 37 ms

Holanda - 44 – 40 ms

Londres – 52 ms

Alemanha - 53 ms

Luxemburgo - 40 ms

Pode colocar resultado em 188.42.141.252 para comparar.
Hoje poderá ter cerca de 7 hops com latência mais baixa

Eu não jogo, mas gostava de saber qual é o desastre.

Com os melhores cumprimentos.
José F
 

 

E é isto, eu com esta gama de ips é sempre caminhos mais longos e com request time outs pelo meio.. diz a MEO que a culpa é sempre do servidor do jogo, que do lado deles está tudo perfeito.. infelizmente com estas empresas é impossível ganhar o braço de ferro, mas eu mal termine o contrato mudo sem qualquer hesitação de operadora.

Olá boa noite,

 

O que querem dizer os “request timed out”, concretamente?

Sofro de enormes lag’s e pings altos a jogar FIFA.

 

Os meus testes foram estes:

 

 

Tenho ali logo dois request timed out, terá isso alguma interferência no meu jogo?

Uma VPN pode resolver a questão?

 

 

Cumprimentos.

Boas,
Há meia duzia de anos quando reiniciavam os routers cerca de 5 vezes mudava o IP ou desligar durante a noite.

Só tive duas gamas IP 85.154 - 85.247 & 176.78 

Pensava que os pings “por cabo” eram inferiores a 80 ms como por exemplo em 1 de maio de 2018.

Belgica – 37 ms

Holanda - 44 – 40 ms

Londres – 52 ms

Alemanha - 53 ms

Luxemburgo - 40 ms

Pode colocar resultado em 188.42.141.252 para comparar.
Hoje poderá ter cerca de 7 hops com latência mais baixa

Eu não jogo, mas gostava de saber qual é o desastre.

Com os melhores cumprimentos.
José F
 

 

E é isto, eu com esta gama de ips é sempre caminhos mais longos e com request time outs pelo meio.. diz a MEO que a culpa é sempre do servidor do jogo, que do lado deles está tudo perfeito.. infelizmente com estas empresas é impossível ganhar o braço de ferro, mas eu mal termine o contrato mudo sem qualquer hesitação de operadora.

Olá boa noite,

 

O que querem dizer os “request timed out”, concretamente?

Sofro de enormes lag’s e pings altos a jogar FIFA.

 

Os meus testes foram estes:

 

 

Tenho ali logo dois request timed out, terá isso alguma interferência no meu jogo?

Uma VPN pode resolver a questão?

 

 

Cumprimentos.

Boas amigo, vivo em Lisboa na zona de Santa Apolónia.
Há cerca de 3 meses, comecei a ter mais de 50 de packet loss. Seja na utilização de discord como em jogos, tudo o que envolva uso da internet. Liguei para a linha de apoio e para imensos contactos que esta operadora miseravel disponibliza. Gastei mais de 30 euros em chamadas e nada foi resolvido (inclusive foi trocado o router). Tenho um amigo que vive a 5 minutos de mim e que tem Vodafone e não tem qualquer tipo de problema. A única solução que arranjei foi a compra de uma vpn, que neste caso é a NordVPN (15 euros por mes). Se tiver cobertura fibra da Vodafone, aconselho vivamente a mudar. 

 

Crachá +1

Boas,
Há meia duzia de anos quando reiniciavam os routers cerca de 5 vezes mudava o IP ou desligar durante a noite.

Só tive duas gamas IP 85.154 - 85.247 & 176.78 

Pensava que os pings “por cabo” eram inferiores a 80 ms como por exemplo em 1 de maio de 2018.

Belgica – 37 ms

Holanda - 44 – 40 ms

Londres – 52 ms

Alemanha - 53 ms

Luxemburgo - 40 ms

Pode colocar resultado em 188.42.141.252 para comparar.
Hoje poderá ter cerca de 7 hops com latência mais baixa

Eu não jogo, mas gostava de saber qual é o desastre.

Com os melhores cumprimentos.
José F
 

 

E é isto, eu com esta gama de ips é sempre caminhos mais longos e com request time outs pelo meio.. diz a MEO que a culpa é sempre do servidor do jogo, que do lado deles está tudo perfeito.. infelizmente com estas empresas é impossível ganhar o braço de ferro, mas eu mal termine o contrato mudo sem qualquer hesitação de operadora.

Olá boa noite,

 

O que querem dizer os “request timed out”, concretamente?

Sofro de enormes lag’s e pings altos a jogar FIFA.

 

Os meus testes foram estes:

 

 

Tenho ali logo dois request timed out, terá isso alguma interferência no meu jogo?

Uma VPN pode resolver a questão?

 

 

Cumprimentos.

Boas amigo, vivo em Lisboa na zona de Santa Apolónia.
Há cerca de 3 meses, comecei a ter mais de 50 de packet loss. Seja na utilização de discord como em jogos, tudo o que envolva uso da internet. Liguei para a linha de apoio e para imensos contactos que esta operadora miseravel disponibliza. Gastei mais de 30 euros em chamadas e nada foi resolvido (inclusive foi trocado o router). Tenho um amigo que vive a 5 minutos de mim e que tem Vodafone e não tem qualquer tipo de problema. A única solução que arranjei foi a compra de uma vpn, que neste caso é a NordVPN (15 euros por mes). Se tiver cobertura fibra da Vodafone, aconselho vivamente a mudar. 

 

Viva Francisco, 

 

Até agora a minha forma de contornar a situação também foi com uma VPN, no meu caso foi a ExpressVPN.

É a única forma de eu conseguir jogar FC24 sem ter sempre o jogo aos "saltos".

 

Em que jogos te afeta?

 

Cumps. 

Responder