Skip to main content

Como ligar a MEOBox Android TV por WiFi

• December 30, 2021
  • 21 respostas
  • 3449 visualizações

Forum|alt.badge.img+26

Recomendamos que a ligação da MEOBox Android TV 4K seja feita preferencialmente por cabo ethernet, mas pode optar por configurar a ligação por WiFi.​

Entre em Definições > Rede e Internet, ligue-se ao WiFi de casa (preferencialmente à rede terminada em -5G) e verifique a intensidade do sinal WiFi.

Em caso de lentidão ou paragens frequentes de imagem e se a intensidade for muito baixa, aproxime a MEOBox Android TV 4K do router.​​​

Se a qualidade de ligação não melhorar, ligue-se por cabo ethernet ou contacte o 16209 (consulte o tarifário) para avaliar uma solução para melhorar a cobertura WiFi.

21 respostas

Forum|alt.badge.img+2

Vou instalar um segundo router Xiaomi AX9000, mas só tenho uma única ligação (um único cabo ethernet) entre o router Fibergateway GR 141 IG (em modo bridge) e este segundo router.
Posso ligar o router MEO ao segundo router atraves de um switch e deste ao Xiaomi numa das portas e a MEO box 4K a outra porta do switch?
Ou posso ligar o segundo router Xiaomi directamente ao router MEO (porta 4) e a MEO box a uma das portas do segundo router Xiaomi?
Ou também poderei ligar a MEO box ao Wi-Fi do segundo router, uma vez que o modo brigde anula a parte Wi-Fi do router MEO?
Grato
Fernando Campino

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 3, 2025

Olá ​@fdcampino-102920 

Não há problema em ligar a MEO Box Android TV ao seu router em bridge, as boxes IPTV é que precisam do IMGP Snooping ativo.

Forum|alt.badge.img+2

Obrigado Ana Paula.
Mais uma dúvida.
Tendo o router da MEO (GR 141 IG) em bridge e a porta 4 ligada ao segundo router na porta WAN deste e, como explicou, a MEO Box a uma das portas do segundo router, posso utilizar as portas restantes do router MEO (portas 1, 2 e 3) como portas normais de um switch e ligar a outros equipamentos, como PC,s, e produtos TP-link como TP-Link Deco XE75 Pro WiFi AI Mesh AXE5400, ou devolo Magic 2 WiFi next - adaptador de extensão WLAN Powerline, ou ainda devolo Magic 2 LAN DINrail - adaptador Powerline para distribuição de internet pela rede, alta velocidade?
Grato

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 7, 2025

Olá ​@fdcampino-102920 

Sim, não há problema, pode fazer uso das portas restantes (1, 2 e 3).

Forum|alt.badge.img+2

Muito obrigado, Ana Paula.
Mais uma para concluir:
Tendo MEO FG em modo bridge (porta 4) lilado ao Xiaomi AX9000 na porta WAN, posso ligar a box TV STB4K WiFi Android DIW377:
A uma quaiquer das portas do Xiaomi AX9000 ou pelo WiFi deste AX9000, correcto?

Mais, o AX9000 tem cinco portas, uma de 2G5 e a segunda de 1G, ambas podendo ter a função WAN, sendo as restantes três portas de 1G.
Entendo que devo utilizar a porta 2G5 como porta WAN ligada ao MEO FG e a porta WAN/LAN 1 de 1G bem com as outras portas, L2, L3 e L4, como portas de um switch normal.
Grato.

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 7, 2025

@fdcampino-102920 

Sim, pode utilizar a MEO Box (ou qualquer outra box com Android TV e app MEO) ligado ao WiFi ou Lan do seu router, para as boxes IPTV é que teria de ativar o "IMGP Snooping" no seu router para funcionar.

No seu router tem de usar a WAN principal, a 2a WAN que pode ser tanto uma WAN como uma LAN deverá ser usada como LAN normal, exceto se tiver 2 operadores e quiser fazer por exemplo um "fallback" para quando um não funcionar o outro é acionado aí teria de usar as duas WANs.

Forum|alt.badge.img+2

Grato Ana Paula.
Resolveu as minhas dúvidas neste contexto.
Agora é fazer as ligações e configurações e verificar se tudo corre bem.
Depois, o que necessito de saber é se posso fazer uma rede mesh com os APs da TP-Link Deco X50 e XE75 para evitar a rede eletrica com os devolo.

Obrigado

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 7, 2025

Não vai conseguir fazer mesh com esses extensores mesh, pois o seu router é de outra marca (Xiaomi), e o router da MEO também só funciona com os extensores MEO Smart WiFi.

Forum|alt.badge.img+2

Não vai conseguir fazer mesh com esses extensores mesh, pois o seu router é de outra marca (Xiaomi), e o router da MEO também só funciona com os extensores MEO Smart WiFi.

Está a dizer-me que só se consegue fazer redes mesh com equipamentos da mesma marca?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • May 7, 2025

Com o seu router xiaomi só com extensores da Xiaomi para fazer mesh.

Forum|alt.badge.img+2

Já verifiquei isso. Uma realidade demais repetida em diversas industrias, por não serem obrigados a term standards padonizados.
Provavelmente vou ter de adquirir os Xiaomi AX3000, Dois de mínimo, A moradia é grande e de dois pisos.

Forum|alt.badge.img+2

Tenho novos problemas ao ligar segundo router.
Condições:
Tenho segundo router (Xiaomi AX9000) ligado ao FG:
Porta 4 do FG MEO à porta WAN do Xiaomi.
FG MEO em modo bridge.
MEO Box ligada a uma das portas LAN do segundo router a funcionar bem.
Problemas inesperados:
1 - Teste de U/L com o dobro de D/L (ex: D/L: 90 Mbps; U/L: 200 Mbps)
( o meu contrato é de 1000 Mbps/250 Mbps)
2 - Com o PC ligado ao segundo router, por cabo ou por Wi-Fi, não acede aos equipamentos (NSA /servers) ligados a porta LAN do FG MEO.

Forum|alt.badge.img+2

Mais, em modo bridge, o FG MEO continua a ter as Wi-Fi activadas. E não consigo coloca-las em OFF.

Rafa_UserFiberMEO
Super User
Forum|alt.badge.img+24

Olá ​@fdcampino-102920 

Quanto a Velocidade de Internet, já Verificou se não está a ser Limitada, por alguma Configuração, pelo Cabo, por algo que esteja a Limitar a Velocidade? Já Experimentou Reiniciar o Fibergatway e o seu Router?

Quanto aos seus Equipamentos (NSA e Servers), não sei como pode resolver isso, mas uma solução será ligar esses equipamentos nas Portas LAN do seu Router Xiaomi

Quanto ao Wi-Fi do FiberGateway estar Ligado, é Normal, pois a Ativação do Modo Bridge não Desliga o Wi-Fi

Se quiser Desativar o Wi-Fi do FiberGateway, em alguns Modelos, é possível apenas ao Manter Precionado os Botões do Equipamento "Info" e "WPS" em simultâneo durante alguns Segundos. Em Outros, tem de pedir a Desativação do Smart Wi-Fi com a Linha de Apoio ao Cliente MEO, e só assim depois consegue Desativar o Wi-Fi na Interface do FiberGateway 

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 2, 2025

Tem 2 LANs diferentes, a do Fibergateway e a do seu router, é suposto não conseguir aceder aos dispositivos ligados ao FGW através do seu router.

O WiFi também fica ligado, pode desativar como sugeriu o ​@Rafa_UserFiberMEO 

Forum|alt.badge.img+2

Más notícias.
Não posso crer que havendo uma ligação entre os dois routers, WAN, e se consigo “viajar” nessa ligação do segundo router ao primeiro router e depois até à internet, não entendo porque não posso aceder às portas LAN no primeiro  router.
Neste condição (primeiro router FGW em bridge), para que servem as outras portas LAN, se não as posso aceder?
Disse-me a Ana-Paula, há 26dias:
“Sim, não há problema, pode fazer uso das portas restantes (1, 2 e 3).
Se não posso aceder, como posso usar?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 2, 2025

Porque o modo bridge faz isso mesmo, uma LAN (Rede Local) diferente para o seu Router e Fibergateway, não podendo assim aceder da rede local do seu router à LAN local do FGW.

Forum|alt.badge.img+2

Disse-me a Ana-Paula, há 26dias:
“Sim, não há problema, pode fazer uso das portas restantes (1, 2 e 3).
Se não posso aceder, como posso usar?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 2, 2025

Pode fazer uso dessas portas, os dispositivos ligados às portas do FGW irão ter acesso à Internet e à LAN do FGW, não consegue é aceder através de outra LAN

Forum|alt.badge.img+2

Então qual a vantagem de ter um segundo router?

ana_Paula
Super User
Forum|alt.badge.img+25
  • Super User
  • June 2, 2025

A vantagem é o router ser seu e não ser tão limitado como o router da operadora em termos de software, e também ter mais performance por exemplo se o router for de maior qualidade em comparação ao FGW.