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Há cerca de um ano fiz um novo contrato (24 meses) e instalaram-me fibra em casa.

Como tenho a box da tv longe do router ligaram com um cabo de rede do router à box pelo lado exterior da casa. Na altura questionei o técnico que disse ser a melhor solução.

Passados alguns meses a box da tv começa a falhar e foi um técnico hoje lá a casa para me informar que a instalação nao pode ser pelo exterior da casa, pois o cabo ficou desgastado com as condições climatéricas normais de exterior. A solução do técnico foi eu pedir uma instalação nova, pelo interior da casa, mas paga pelo cliente, e foi-se embora dizendo que não podia fazer mais nada.

Pergunto eu, mas de quem é a responsabilidade da instalação?

Obrigado.

 

Tem 30 dias para reclamar a instalação, e assuntos relacionados com a mesma, a partir daí fica da responsabilidade do cliente. 


Olá ​@Foxhunt 

A sua MEOBox é a Android TV?

Se o cabo Ethernet deixou então de funcionar, pode agora em alternativa ligar a box por Wi-Fi, para resolver a situação. Mesmo que por Wi-Fi o serviço TV possa ser também mais instável, mas se funcionar bem não percisa de passar cabos, nem pagar um técnico.

Se preferir por Ethernet, terá de pedir a um técnico, pode ser um especializado sem ser da MEO, a instalação de um novo cabo Ethernet.

Existem cabos Ethernet com resistência ao exterior, mas esse provavelmente não teria


Boas, 

Há  solução  para isso, passar novamente cabo Ethernet e isola-lo com mangueira.

É  assim que tenho em casa não  com um cabo Ethernet mas com um cabo coaxial e não há  problema nenhum.

Se não sabes fazer a instalação  arranjas alguem que te saiba fazer a mesma,  compras cabo Ethernet e as pontas  e compras os mesmos metros de mangeira de forma a todo o cabo ficar isolado pelo exterior da chuva mas principalmente o sol que é  o que danifica o cabo porque queima a cobertura do mesmo.

Depois o que te restar guardas ou botas para o lixo.

O português quando quer sabe se desenrrascar.

Espero ter ajudado. 

 


Um ano em Portugal tem 365 dias, 52 semanas e 12 meses, passados alguns meses não é cerca de um ano.

Num meio urbano quando fazem manutenção de limpeza e arrumos, os cabos podem ser danificados, a responsabilidade é do cliente ( não é caso para culpar alguém ).

Acho estranho um técnico fazer instalação para uma box pelo exterior sem o cliente pedir. Foxhunt não me parece um ás em telecomunicações.

Os fios do cabo RJ45, na zona das fichas podem estar partidos, pode ser necessário substituir uma ficha (substituir as duas) se necessário medir com aparelho próprio antes de substituir o cabo.

Conheço instalações com cabo RJ45 exterior fixo nos imóveis há mais de sete anos com:

  • cabo próprios (penso com gel) fora e dentro de tubo PVC. 
  • cabo não adequados CAT6 dentro e fora de tubo PVC fixo, na propriedade

Cabo coaxial ligado á TV fora de tubo e fixo, na parede com abraçadeiras de plástico.

Também existem cabos para uso subterrâneo em lojas da especialidade.

Como a box TV está longe do router é preferível ligar por cabo.

Um cliente com unhas de gel e sapatos de queda alta se não quiser fios dentro de casa pode comprar

  • AC Powerlines
  • MEO smart Wi-Fi 6 para expandir o sinal em Wi-Fi e poderá ter sinal suficiente para chegar à Box e Smart TV. Extensores e receptores incluindo Wi-Fi6 perde metade da velocidade. 

Talvez renovar o contrato durante o corrente mês para reparar a avaria ou refazer a instalação. 

Foxhunt se acha que está a pagar pouco no seu contrato pode pedir para aumentar o tarifário.

 


Boa noite.


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