Resolvido

Fraude em pessoa, ficaram com alguns dados, há perigo?

  • 4 November 2023
  • 18 respostas
  • 218 visualizações

Crachá

Olá a todos,

Queria só uma informação relativamente a uma situação que me aconteceu agora mesmo. Apareceu um indíviduo na minha casa, a dizer que vinha avaliar a zona por causa de supostas falhas de rede e vinha por parte do serviço MEO. Pediu para ver uma fatura, que foi onde errei e o convidei a entrar para ver. Pediu para ver a minha televisão, e foi até aos Dados de Cliente. Ele vinha com um tablet onde inseriu alguns dos meus dados que estavam no ecrã, número de cliente, de conta, etc. Depois sentou-se a analisar a fatura. Outro erro meu.

 

Só comecei a desconfiar que era fraude quando ele começou a prôpor um serviço totalmente diferente, da parte da NOS, que era efetivamente mais avantojoso e mais barato, mas tinha um custo de 100 euros para trocar e “ficava tudo igual”. Além disso, nós ainda estamos no período de fidelização e a MEO costuma telefonar para prôpor ofertas, não aparecer assim. Ora, a minha namorada, que já trabalhou numa operadora, identificou isto como sendo possíveis custos de portabilidade de operadora e recusámos imediatamente.

 

Ele tornou-se bastante insistente, até me pediu o B.I, e não aceitava a minha recusa do serviço dele. Não lhe dei essas informações mas, ao ver a minha fatura, receio que ele tenha visto o número necessário para a portabilidade, o CVP. Liguei para a MEO, e disseram-me que não havia problema, que sem os dados pessoais, ele não conseguiria fazer nada mas não estou completamente certo.

Será que com os meus dados de cliente e CVP ele não consegue realmente mudar-me de operadora? 

Sei que devia ter desconfiado mais cedo e nunca lhe devia ter apresentado uma fatura mas foi um dia longo e nem prestei muita atenção até ele estar a pedir dados a mais. 

Obrigado a todos. 

icon

Solução por Gavetas 4 November 2023, 16:48

Ver original

18 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Pode correr mal 

Crachá

Pode correr mal 

Em que sentido? Dá para fazer alguma coisa com os dados clientes e o CVP? No apoio cliente por telefone disseram que não.

Reputação 7
Crachá +22

Basta ligar com os dados que têm  e fazer se passar por si .

Coisa mais fácil de fazer .

Reputação 7
Crachá +24

Tinha algum tipo de identificação? Crachá, colete ou algo do género? 

Reputação 7
Crachá +24

No fundo ficou com os seus dados pessoais todos. Perigoso! 

Crachá

Basta ligar com os dados que têm  e fazer se passar por si .

Coisa mais fácil de fazer .

Bem, só tem os dados da Fatura, não tem nada pessoal para além da morada. Espero que a MEO peça mais identificação para fazer alterações.

Crachá

Tinha algum tipo de identificação? Crachá, colete ou algo do género? 

Não, não tinha nada. Vinha de fato. Devia ter desconfiado logo mas, como disse, estava de cabeça cheia e ele disse que vinha só verificar falhas de rede, depois é que falou da fatura. Espero que não dê para fazer nada sem BI, etc, mas amanhã ligo para a MEO de novo.

Reputação 7
Crachá +22

Tem o nif . Chega .

Não deem fatura a ninguém.

Crachá

Tem o nif . Chega .

Bem, vou tentar ligar MEO de novo e ver se podem pôr um código ou um meio de segurança adicional para me identificar, se os prevenir que alguém pode tentar ligar a fazer passar-se por mim, talvez façam alguma coisa. Também não vejo o interesse de se fazer passar por mim para adicionar serviços á minha fatura ou alterar o meu contrato. Para fazer portabilidade pediam com certeza BI na nova operadora... Vou tentar ligar.

Reputação 7
Crachá +22

Esses artistas não fazem upgrade, fazem portabilidade e fácil , depois recebe a conta da rescisão por não cumprir o contrato, não falta disso no fórum .

Reputação 7
Crachá +22

Se eu tiver uma fatura sua da energia mudo o na hora de comercializador e nem sonha as comunicações infelizmente é igual .

E agora a maioria dos contratos são validados por token , basta por o meu número.

Cuidado muito cuidado.

Crachá

Se eu tiver uma fatura sua da energia mudo o na hora de comercializador e nem sonha as comunicações infelizmente é igual .

E agora a maioria dos contratos são validados por token , basta por o meu número.

Cuidado muito cuidado.

Pois, foi pena ter suspeitado tarde. Já liguei para a MEO e aconselharam-me a ir á loja, dizem que lá me podem pôr uma segurança adicional para validarem a minha identidade. Quanto á portabilidade, acho que ele não apontou o número CVP, de qualquer forma não pode fazer a portabilidade sem um número de BI.. foi o que me disseram ao telefone.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

mas podem aceder a conta atual com o NIF, nome completo, MOrada, nº de cliente...e adicionar mais serviços

Crachá

boas

 

mas podem aceder a conta atual com o NIF, nome completo, MOrada, nº de cliente...e adicionar mais serviços

Olá,

Pois, não sei qual seria o interesse dele em fazer isso uma vez que ele estava insistente era em que eu passasse para a NOS. Mas de qualquer forma amanhã vou á loja pedir uma segurança adicional e ver o que me dizem.. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

pode acrescentar mais um cartão de net com dados ilimitados por exemplo com.

Crachá

boas

 

pode acrescentar mais um cartão de net com dados ilimitados por exemplo com.

Acho que o interesse dele era mais a portabilidade porque foi nisso que ele insistiu, bem como em ter o meu número de B.I. De qualquer forma, já reportei a situação e amanhã vou colocar segurança adicional para quando telefonarem ao Apoio Cliente. Na Área Cliente não consegue entrar porque tenho autentificação de 2 fatores. 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

se não conseguir uma coisa pode se vingar com outra...

Reputação 7
Crachá +21

boa sorte em nao ter problemas futuros

Responder