Exercício de livre resolução de contrato

  • 1 June 2020
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  • Principiante
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Esgotadas outras tentativas de comunicação com a MEO (pedidos na área de cliente (com resposta e para o 16200), serve a presente para mais uma vez referir que me oponho à posição por parte da MEO em não aceitar a minha rescisão de contrato por livre resolução e alegar que tenho de a indeminizar quando foi a MEO que não cumpriu com o disposto da lei. Nunca aceitei da mensalidade que a MEO facturou, nem fui notificado para a alteração da mesma. Se não tivessem existido erros por parte da meo, teria exercido o meu direito a livre resolução no mês de dezembro em conformidade com actual lei pois considero um absurdo aumentar o preço só porque sim.
Solicito a correção das facturas enviadas, com a emissão de notas de crédito.

Passo a explicar a situação:

6/12/2019 - contactei o 16200 com o intuito de realizar mudança de casa ainda estaria dentro do prazo da fidelização, paguei até nov 2019 69,99 euros, foi-me proposto inicialmente um contrato para exactamente as mesmas condições com o valor de 83 euros, o qual rejeitei. No final a interlocutora referiu que o valor seria o mesmo que paguei anteriormente, ou seja 69,99euros. Recebi um mensagem mais tarde nesse dia a referir que a instalação ficou marcada para 25/12/2019.

 

21/12/2019 - recebi as "condições relativas à sua adesão que registámos com o número F48556769" as quais anexo ao presente e-mail. Verifiquei que o "total da mensalidade" correspondia a 0 (zero) euros mensais, tal como podem verificar. Liguei para o 16200 (chamada que tenho gravada) a informar que as condições para além do valor da mensalidade ser absurdo mas que aceitaria de bom grado, o valor do pacote também não corresponderia ao negociado. A senhora operadora confirmou que as condições que tinha em sistema eram as mesmas que me tinham enviado.


Referi em todos os contactos com a MEO que não aceitava o preço que se encontrava no sistema da MEO e que se as condições tivessem sido enviadas de acordo com o que o MEO alega que aceitei não teria contratado o serviço (televisão, internet, telefone e os 3 telemóveis associados) exercendo o direito de livre resolução tal como na lei, foi-me dito que iriam analisar a chamada.

 

25/12/2019 - como é lógico ninguém apareceu para instalar o serviço, mas não o remarcaram.

6/1/2020 - data da instalação após ter ligado novamente para o 16200. Foi explicada a situação ao interlocutor.

Factura de Janeiro - Foi enviada com o preço que a MEO alega que tinha no sistema e a qual mais uma vez reclamei por escrito por não concordar e não ter sido o acordo, creditaram-me o valor para o que eu negociei.

 

 De salientar o valor nesta factura das ofertas:

 

 instalação/activação - 100euros

 

"desconto mensalidade" - 10euros

 

factura electrónica - 0,867euros

 

internet "oferta mensalidade" - 2,799euros

 

TV canais MEO total - 4,501euros

 

mensalidade"MEO go multi" - 4,99euros

 

mensalidade cartão adicional - 2,899+2,706-2,609euros

 

Desconto Meobox - 5,133+0,55euros

 

TOTAL de ofertas: 131,836 euros

 

17/1/2020 - Solicitei audição da gravação da chamada (a qual ainda estou à espera, hoje) - foi-me dito a 28/2/2020 (após já ter resolvido o contrato) que seria enviado o CD para a loja MEO do fórum Coimbra a 2/3/2020. A 4/3/2020 ainda não se encontrava na dita loja. (Documento enviado em anexo)

 

 

Fui à loja MEO fórum Coimbra (com outra pessoa) após isto e foi-me confirmado que o valor da mensalidade estaria corrigido e ainda seria inferior ao que pagava em novembro, na ordem dos 67 euros com as mesmas condições, ou seja, televisão, internet, telefone fixo e os 3 telemóveis associados, o qual aceitei e fiquei satisfeito.


Factura de Fevereiro - vem novamente com o valor de 79,97euros, valor das ofertas:

 

Mensalidade factura electrónica - 1,0euros

 

Desconto de mensalidade - 3,0 euros

 

Oferta mensalidade MEO go multi - 4,99Euros

 

Desconto mensalidade cartão adicional - 2,899euros

 

MeoBox full HD - 5 euros

 

Total - 16,88euros

 

18/2/2020 - Fui reclamar à loja MEO do fórum Coimbra, recebi duas chamadas do 16200, as senhoras operadoras não anuiram à minha reclamação e que de acordo com as mesmas estaria tudo em conformidade por parte do MEO apesar de mais uma vez explicada a situação, e de admitirem um lapso nas condições pré contratuais (mas que a MEO não assumiu a responsabilidade)

 

Como tal informei a MEO via telefone e via site (por escrito com resposta) que pretendia cancelar o contrato alegando livre resolução e que a MEO não estava a cumprir as condições pré contratuais (mensalidade de 0euros) e que não me tinha enviado em suporte escrito e duradouro como disposto no Decreto-Lei n.º 24/2014 a informar que iria proceder à alteração da mensalidade, pelo que como disposto no ponto 2 que refere que "o prazo para o exercício do direito de livre resolução é de 12 meses a contar da data do termo do prazo inicial a que se refere o número anterior." pretendia exercer o meu direito de livre resolução e portanto sem qualquer indemnização à MEO.


Mais na hipótese de a MEO ter razão gostaria de saber em que condições contratuais é que se basearam para a indeminização, será nas que dizem que a mensalidade é 0euros? Só servem a favor da MEO?
O valor total das ofertas e instalação/activação é: 131,836+16,88euros=148,725euros

Conforme o disposto e dado não ter recebido nenhuma informação escrita por parte da MEO que iria alterar o valor da mensalidade, apesar de alertados para tal mais de uma dezena de vezes, não concordo com a suposta dívida/facturação e hipoteticamente mesmo que a MEO tivesse razão o valor não estaria correto (seria 136,33125 euros) portanto agradeço correção.

Pressa teve a MEO em enviar para uma empresa de cobrança de dívidas, não resolveram a situação em quase 3 meses, mas ao fim de um já estava numa empresa que já foi alertada para legalidade da situação.


3 respostas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

pelo forum nem vale a pena perder tempo, de nada serve…

 

com esses problemas todos só vejo como alternativa viável entrar em contacto com a resolução de conflitos e pedir ajuda a eles...

Serve para expor a MEO a potenciais clientes, porque a MEO só quer é facturar a todo o custo apesar de ter feito asneira. Agora só em tribunal ou julgado de paz pois não aceito pagar uma dívida que não tenho.

Fui cliente da MEO 10 anos... 

Cuidado com a MEO que é só ofertas, mas depois de o cliente ter um contrato com fidelização só querem usar e abusar do cliente, tentando aumentar a mensalidade a todas as oportunidades.

Cuidado para quem pensa em mudar de morada do serviço, pois a MEO apesar de pagarem a mudança, poderá oferecer-vos o valor que quiser (informação confirmada com a ANACOM) e as vossas alternativas são pagar a indeminização ou aceitar a mensalidade. Só com muita persistência é que conseguem que mudem a proposta, o que demonstra a política da empresa para os actuais clientes. No meu caso proposeram-me inicialmente mais 14 euros do que eu pagava, quando se fosse um novo cliente seriam menos 4 euros (ou seja menos 18euros do que me proposeram) :/

A ganância da MEO é tal que perderam um cliente que pagava 70 euros por mês para tentarem ganhar a todo o custo mais 13 euros.

Expliquei a situação mais de uma dezena de vezes e ninguém quis assumir o erro.

Portanto agora aceitem a lei e paguem umas multinhas que vos fica barato.

 

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

serve para expor?? faz uma pesquisa no forum...o que não falta são exposições de más praticas e falhas graves...e ditos gestores em nada se preocupam…

 

desde que passou para a Altice cada vez está pior...

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