Skip to main content

Desde há poucos dias atrás (3-4 dias), o EPG, dos canais recebidos pelo cabo coaxial vindos do router, tem estado a apresentar caracteres errados.

Por exemplo: ã → ª; ç → L com pontinho; ó → õ; í → T com traço.

Não foi efectuada qualquer alteração em lado nenhum.

Isto está a acontecer numa box tdt, num mediaplayer e também aparece num ficheiro xml final criado por uma ferramenta de extracção de EPG.

Nem são só nomes dos canais que estão afectados, mas tambem os nomes dos programas de televisão, a descrição...

Estranhamente na tv, aparece bem. Infelizmente esta tv de marca Telefunken, não me ordena os canais por ordem, só por ordem alfabética por cada canal UHF. Exemplo: RTP!, RTP2, SIC, SIC Notícias, TVI. Por mais definições que mude, não me ordena os canais. Nem hã firmware para descarregar e instalar.

Parece estar ok também num programa chamado NextPVR.

Mais alguém tem problemas com os caracteres do EPG?

Devo contactar o serviço técnico e pedir satisfações?

 

 

EDIT: Antes que alguém comece a dizer coisas como… altera isso para Português…  altera a codificação…   … Isto parece ser um problema com origem na MEO. Ao abrir o ficheiro xml, diz lá UTF-8 mas os caracteres aparecem mal.

Ligue para o apoio técnico (16 209).


Quanto ao facto de aparecem caracteres não sei o porquê de isso acontecer, nem nunca me aconteceu, terá de ligar para o apoio para ver se dão resposta.

Quanto a TV que não ordena os canais pela ordem certa só pela ordem alfabética tente por por Ordenação LCN por vezes a tv pergunta após a pesquisa de canais e se não resolver altere a localização para Itália ou outros países que curiosamente resulta.


Quanto ao facto de aparecem caracteres não sei o porquê de isso acontecer, nem nunca me aconteceu, terá de ligar para o apoio para ver se dão resposta.

Quanto a TV que não ordena os canais pela ordem certa só pela ordem alfabética tente por por Ordenação LCN por vezes a tv pergunta após a pesquisa de canais e se não resolver altere a localização para Itália ou outros países que curiosamente resulta.

 

Não há qualquer menção de LCN nos menus. Já tentei de tudo e mesmo assim o raio da tv ordena albeticamente por cada canal UHF. Nem usa os ids. Também tenho uma outra tv maior da mesma marca (firmware, data, .. diferente) num outro quarto e que faz a mesma coisa. As tvs da telefunken datam de 2013 e 2015.  Se bem me lembro, elas listavam bem os canais quando eu usava a antena do telhado para apanhar a TDT. Mudei para a fibra poucos anos mais tarde e a ordem dos canais tem sido um problema. A MEO passava a vida a tirar e colocar canais. Talvez ainda coloquei um video no youtube onde mostro este problema, caso alguém esteja interessado em ver.

E numa das salas tenho uma LG antiga de 2009 e esta ordena os canais pelo id.


Ainda não liguei para o 16209. Queria dar tempo à MEO para se aperceber que têm ali um problema.

E posso confirmar que o problema ainda existe. 

---------------------------------------------

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

(...)

  <channel id="X0071">
    <!--lcn id="100" visible="TRUE" -->
    <display-name>RTP Memðria</display-name>
  </channel>
  <channel id="X0075">
    <!--lcn id="160" visible="TRUE" -->
    <display-name>RTP AĿores</display-name>
  </channel>

(...)

-----------------------------------

Isto estava ok na semana passada por esta altura.

Amanhã, terei de ligar para lá e perguntar o que se passa.

Não consigo confirmar se este problema existe na TDT, visto que já não tenho antena no telhado e não me cheira que eu consiga apanhar TDT com uma antena pequena quando o transmissor mais próximo está a dezenas de kilómetros.

 


Responder