Venho por este meio apresentar uma reclamação referente à abordagem de vossos operadores para adesão ao serviço MEO Energia. Em duas chamadas telefónicas, fui abordado com propostas para alterar o meu fornecedor de energia, nas quais ocorreram comportamentos que considero indevidos e abusivos.
Na primeira chamada, o operador perguntou sobre o preço da minha eletricidade e verificou que o meu tarifário atual era mais vantajoso do que o que tinham para oferecer. Em seguida, solicitou o meu número de CPE (Código de Ponto de Entrega), sem me explicar claramente o motivo pelo qual o precisava, nem informar-me sobre o valor que eu efetivamente pagaria com a nova oferta. Essa falta de transparência gerou grande desconforto, pois não fui adequadamente esclarecido sobre os custos envolvidos.
Na segunda chamada, o operador foi ainda mais longe, solicitando que eu enviasse uma cópia da minha fatura de eletricidade para o um e-mail, o que entendi como uma tentativa de obter novamente o meu CPE, com o objetivo de proceder à alteração do meu tarifário sem o meu consentimento explícito.
Estou bastante preocupado com essas práticas, pois, caso tivesse fornecido o CPE, poderia ser prejudicado com uma alteração no meu tarifário sem o devido esclarecimento, configurando uma possível lesão dos meus direitos enquanto consumidor.
Desta forma, solicito que esta situação seja revista e que sejam tomadas as devidas providências para evitar que práticas como estas se repitam, garantindo que os consumidores sejam sempre tratados com transparência e respeito.