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Resolvido

Modo bridge no Fibergateway gr141dg nao permite ligacao na porta 4

  • 15 de dezembro de 2023
  • 13 respostas
  • 2350 visualizações

Bom dia!

Antes de começar a aventura que é receber suporte da MEO queria perguntar aqui no fórum a ver se alguém teve o mesmo problema e se conseguiu resolver.

Eu estou a tentar usar Modo Bridge para usar outro router.

Assim que ligo o Modo Bridge e ligo o ‘novo’ router na porta 4 no fibergateway, o ‘novo’ router nao consegue ter ligação; 

Fui aconselhado a ligar um computador directamente à porta 4 quando o Modo Bridge está ligado e que isso deveria funcionar, infelizmente, quando faço isto o computador continua sem ligação, 

Ja’ dei reset total ao fibergateway gr141dg, já experimentei mais que um par de cabos, desligar e ligar tudo e recomeçar e no fim sempre o mesmo resultado: a conexão de internet não ‘sai’ da porta 4 quando modo bridge está’ ligado.

O próximo passo será pedir um novo router á MEO mas queria ver se calhar eu estou a falhar em algum passo ou alguma definição óbvia.

Obrigado e bom dia!

Solução por Gavetas

Não ligue esse router , eu tenho um igual e tive que desligar, cria muitos conflitos e a rede vai muitas vezes abaixo, pelo que o @NeoPayne disse em outros posts os Xiaomi funcionam bem .

Se o puder devolver devolva e compre Xiaomi.

Pode também trocar uns meos pelo extensor da meo , funciona muito bem.

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13 respostas

Gavetas
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  • 15 de dezembro de 2023

E o novo router tem o em modo AP?


  • 0 respostas
  • 15 de dezembro de 2023

Ola @Gavetas tem sim.


Gavetas
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  • Conselheiro Sénior
  • 2068 respostas
  • 15 de dezembro de 2023

No novo router está a ligar à lan ou à wan ?


  • 0 respostas
  • 15 de dezembro de 2023

Gavetas
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  • Conselheiro Sénior
  • 2068 respostas
  • Solução
  • 15 de dezembro de 2023

Não ligue esse router , eu tenho um igual e tive que desligar, cria muitos conflitos e a rede vai muitas vezes abaixo, pelo que o @NeoPayne disse em outros posts os Xiaomi funcionam bem .

Se o puder devolver devolva e compre Xiaomi.

Pode também trocar uns meos pelo extensor da meo , funciona muito bem.


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  • 4 de julho de 2024

Eu tenho exatamente este problema mas com o modelo Asus RT-AX1800U.

Já tentei seguir estes passos mas sem sucesso.

Não deveria ser fácil? Tenho de o devolver?


ana_Paula
Super User
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  • 4 de julho de 2024

@iwakami 
Não é do cabo?


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  • 4 de julho de 2024
ana_Paula disse:

@iwakami 
Não é do cabo?

 

Penso que não. Usei dois diferentes. O da caixa e um que comprei cat6. Sai do modem porta 4 entra na WAN do Asus em DHCP. A notificação no Asus é que não tem internet...


ana_Paula
Super User
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  • 4 de julho de 2024

@iwakami 

Faça um reset.


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  • 4 de julho de 2024

O meu problema é que o modem tem de estar no andar de cima, e passa 25% de potência para 10% da área do andar de baixo. Já tentei repetidor mas passa quase nada, pois tem de estar no andar de cima também. Agora estou no Asus a tentar puxar rede e distribuir wi-fi em baixo


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  • 4 de julho de 2024
ana_Paula disse:

@iwakami 

Faça um reset.

 

Bem… Sim, dá sempre o mesmo mas vou tentar de novo


  • Membro
  • 1 resposta
  • 9 de agosto de 2024

Também tenho um Asus RT-AX1800U e estava a funcionar bem em bridge até hoje ao início da tarde. Agora diz “Your ISP’s DHCP does not function properly” e não há forma de funcionar.

Já fiz reset e não funcionou. Depois fiz um hard reset (ligar o router tendo o dedo apoiado no botão wps até desligar o led power) e também não resolveu a situação. De cada vez fiz configuração de várias formas (usar a predefinição Meo, não usar, mudar a frequência de pedidos DHCP, etc.) e nada funcionou ainda.

Estou a pensar ligar noutra rede a ver se realmente o problema é do router da ASUS, como me diz o apoio ao cliente, ou se fizeram algum bloqueio de mac adress ou ourto novo tipo de bloqueio do lado do ISP como suspeito. Também dizem que não fizeram nenhum update de firmware do fiber gateway hoje, tenho dúvidas.

Vou também tentar arranjar outro router para ligar em bridge aqui em casa.

Se nada disto funcionar, mudo-me :-)

Já foi tempo em que não era necessário este trabalho e os routers da Meo permitiam costumizações úteis. Hoje metade das funcionalidades estão bloqueadas, não funcionam ou desapareceram dos menus e para conseguir manter um self-hosting é um esforço herculeano. Ainda cheguei a ter um FiberGateway que deixava configurar um DDNS, fazer fwd das portas, e tudo funcionava. Com este, mesmo depois de comprar o ASUS, tudo funcionava por um tempo e depois parava. Só quando deixei de usar o DNS do ISP e usar outro listado pelo router da ASUS é que pude ter o cloudflare a funcionar. E, claro, com tudo o que é segurança desativado do lado do router da MEO.

 


Al3x4ndr3
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  • Visitante Sénior
  • 28 respostas
  • 16 de novembro de 2024

Troquei ontem o ONT/Router meo por um FG, colocado em modo bridge e desta vez o router asus fica ligado ao modem/router (layer 3) invés de ficar diretamente ligado ao modem (layer 2).

O problema aqui é o que se designa de VID / PRIO, as configurações que estão atualmente não são compatíveis por algum motivo com o modem interno do FG.

Workaround: Em bridge mode podem usar sem qualquer configuração associada ao protocolo IPTV, ou então, designar VID 12 c/ PRIO 0.

Nota: A solução apresentada de comprar um router da xiaomi não é a melhor forma de proceder e não será garantidamente o que vai solucionar problemas relacionados com networking. Existem equipamentos de roteamento e soluções mais capazes como as NGFW que são gratuitas e podem usar um equipamento antigo para o instalar estas soluções, e posteriormente usam o vosso equipamento de Wi-Fi apenas para distribuição do sinal.