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Pergunta

Conflito Extensor MEO? Fica sem internet

  • 17 de maio de 2023
  • 24 respostas
  • 766 visualizações

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Muito bom dia,

 

Tenho o extensor MEO já há uma semana e meia instalado num local onde não apanha a rede WIFI do router Fibregateway.

O esquema está assim:

Router Fibregateway ----- Cabo rede (Ligado na porta 1 do extensor) ---> Extensor MEO --- Cabo rede (Ligado na porta 2 do extensor) ---> Switch TP Link Gigabit 5P --- Cabos rede (Ligados na porta 2 e 3 do switch) ---- > Consola jogo + Aparelho medir gasto energia

 

Desde ontem que o extensor parece que “perde a ligação ao router” e fico sem WIFI na zona abrangida pelo extensor. A luz do mesmo (que aparece no símbolo do WIFI) fica permanentemente vermelha.

Depois tenho de reiniciar o extensor e/ou aguardar uns segundos ou minutos para que tudo volte ao normal e eu volte a ter internet.

Estou para já a excluir que problema esteja no hardware pois os equipamentos são muito recentes (cabos incluídos).

Acham que pode ser algum conflito?

O que poderei fazer?

 

Agradeço, desde já, a vossa ajuda e paciência.

 

 

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24 respostas

Gavetas
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  • Conselheiro Sénior
  • 2068 respostas
  • 17 de maio de 2023

Devia funcionar bem , tenho essa ligação.

Embora eu liguei do router ao switch e do switch ao extensor.


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  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 17 de maio de 2023

Eu suspeito até que possam ser conflitos de IPS ou algo do gênero mas sou um noob gigante na matéria.

Tenho de testar as coisas a fundo.

 


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  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 17 de maio de 2023

@Gavetas algum motivo em especial para teres essa config ao invés de ligação ao extensor e do extensor ao switch?

 


Gavetas
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  • Conselheiro Sénior
  • 2068 respostas
  • 17 de maio de 2023

Não , só mesmo porque é o que tinha que ser , mas tenho esse switch da tplink e dá td bem .

Eu fazia um reset ao extensor e desligue, depois um reset ao router, depois do router estar on , ligue o extensor e emparelhe novamente.


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  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 17 de maio de 2023

Vou fazer isso, sim.
Se calhar também testo essa alternativa de Router --- RJ 45 --- > Switch --- RJ 45 --- > Extensor
 

E ligo a Consola jogo + Aparelho medir gasto energia ao switch direto, sendo que o extensor fica apenas a propagar o WIFI para as box das TVs e para os telemóveis.

 

O que achas @Gavetas ?

 


Gavetas
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  • 17 de maio de 2023

Eu tenho assim , o extensor é só para o Wi-Fi e o switch para os aparelhos.


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  • 17 de maio de 2023

boas

 

verifica se o extensor tem gestão independe de IP’s, o sistema da Meo não gosta disso…

 

tem de ser um switch passivo.


Gavetas
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  • 17 de maio de 2023

Este switch é passivo .


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  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 17 de maio de 2023
NeoPayne disse:

boas

 

verifica se o extensor tem gestão independe de IP’s, o sistema da Meo não gosta disso…

 

tem de ser um switch passivo.

Boas @NeoPayne. Obrigado pela tua resposta.

É o extensor próprio da MEO. Como posso verificar essa questão da gestão independente de IP’s, tens ideia?

 

O switch é o TP-LINK 5P Gigabit TL-SG105S 

 

Cumprimentos


Gavetas
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  • 17 de maio de 2023

Esse switch não faz gestão de ips .


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  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 17 de maio de 2023

Não me lembrei de um “pormaior”.

Eu desliguei o switch durante um período e mantive apenas o extensor ligado ao Router e ele fez exatamente o mesmo.

Parece que perde a ligação ao router FIbergateway (ainda que ligado por cabo) e fica com o sinal de WIFI a vermelho permanente.

Temos depois de aguardar ou reiniciar o extensor para que ele volte a funcionar.


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  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 17 de maio de 2023

Ou seja, o problema não residirá no switch, creio. Algo no extensor pode não estar “saudável”. Não sei….


Gavetas
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  • Conselheiro Sénior
  • 2068 respostas
  • 17 de maio de 2023

Reset aos dois como já disse .


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  • Consultor
  • 11001 respostas
  • 17 de maio de 2023

boas

 

por vias das duvidas...se possivel verificar as cravações do cabo…

 

ou então a resposta mais facil...excesso de transmisão de dados e ele não aguenta...


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  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 17 de maio de 2023
NeoPayne disse:

boas

 

por vias das duvidas...se possivel verificar as cravações do cabo…

 

ou então a resposta mais facil...excesso de transmisão de dados e ele não aguenta...

Sim. Também vou verificar as pontas dos cabos.

Gratos pela ajuda :)


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  • Super User
  • 1281 respostas
  • 17 de maio de 2023

o cabo que vem do fibergateway tem de ser ligado na porta 2 do extensor; desligue ambos os cabos do extensor, faça reset (10 seg. no botao de reset até apagar as luzes todas), ligue o cabo do router no extensor na porta 2, espere uns mins. e so depois de ter wifi na zona em questão, ligue o outro cabo para o switch. Aqui funcionou assim


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  • Especialista MEO
  • 83 respostas
  • 22 de maio de 2023

Olá @celesteandias, qual o modelo da Fibergateway que tem? Teve algum upgrade nos últimos dias?


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  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 25 de maio de 2023
TEC_MEO disse:

Olá @celesteandias, qual o modelo da Fibergateway que tem? Teve algum upgrade nos últimos dias?

Olá, @TEC_MEO, tenho de ver quando chegar a casa mas creio que não houve update nenhum recentemente.

Porque questiona?

 


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  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 25 de maio de 2023

Bom, eu para já estou com o esquema do @Gavetas e, ao que parece, está a resultar.

Router direto ao switch e extensor ligado ao switch.

Até esta data creio não ter tido falhas na internet que vem do extensor, mas também não estou sempre em casa. 

Vamos ver o que acontece nos próximos tempos mas, para já, este esquema está a resultar.


Gavetas
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  • Conselheiro Sénior
  • 2068 respostas
  • 25 de maio de 2023

@celesteandias óbvio , se funciona aqui , tem que funcionar aí , até que os switch são os mesmos .


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  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 16 de maio de 2024

Muito bom dia,

 

Passado quase 1 ano recupero este tópico pois comecei a ter quebras na ligação à internet WIFI no extensor (e mesmo pelos aparelhos que tenho por cabo ligados ao SWITCH).

 

A configuração atual é:

Router -- CABO -- > Switch -- CABO (S) -- > Extensor MEO / BOX Mi box / PS5

Desde há uma semana (ou duas) que a ligação é bastante instável. A imagem da tv pára e o som continua, jogar online na PS5 é praticamente impossível e o extensor perde ligação (ou velocidade).

Há oscilações. Ora está tudo OK, ora está assim como supra referi.

 

Tenho uma suspeita. O cabo que vai ao Switch passa, em determinado local, junto (junto mesmo) a um cabo de corrente elétrica trifásico. Poderá isto estar relacionado?


Ainda que tenha acontecido apenas pontualmente durante o ano, porque motivo só se sentiria com tanta frequência agora?

 

Obrigado a todos

 


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  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 17 de maio de 2024

Entretanto fiz uns testes e acho que uns cabos Rj45 manhosos (fininhos) que comprei na TEMU me estavam a desgraçar a rede toda.

Já os tirei fora e estou a ver o comportamento da coisa.


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  • Consultor
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  • 17 de maio de 2024

boas

 

cabos de rede, quanto mais grossos mais protegidos contra interferencias...


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  • Autor
  • Dinamizador Júnior
  • 17 respostas
  • 20 de maio de 2024
NeoPayne disse:

boas

 

cabos de rede, quanto mais grossos mais protegidos contra interferencias...

Verdade, NeoPayne.

Troquei os cabos e corri alguns testes.

Pontualmente parece que o switch entra em conflito com alguma coisa. Tenho de o desligar e voltar a ligar para a coisa ficar novamente funcional e voltar a ter internet.

Não consigo compreender.