Skip to main content

Recebi a factura em anexo. Cobraram 50.00 euros (mais IVA) por dados em Roaming no Canadá. Considero este valor abusivo pelas seguintes razões:

 

1. O nome do vosso pacote de dados Roaming para a América é enganador. "Tarifas diárias América" parece-me uma nomenclatura ambígua para algo que não engloba o continente América, mas sim os Estados Unidos da América. Subscrevi este pacote antes de fazer a viagem e ao chegar ao Canadá são automaticamente debitados 50 euros por ter aterrado e, ao desligar o modo de avião, ter os dados móveis ligados.

2. Ninguém está à espera de pagar a taxa de 7 eur/MB num país desenvolvido como o Canadá! Esperar-se-ia que, se o Canadá se encontra na mesma "Zona 2" como os USA a subscrição ao pacote " Tarifas diárias América" funcionasse de igual modo. 

3. As mensagens que enviaram para o meu telemóvel com os preços de roaming chegaram todas ao mesmo tempo, para além disso recebi mensagens de dois lados, do MEO e do MEOEmpresas.  Como podem ver nas imagens em anexo, o primeiro SMS a chegar da MEO no dia 18-Maio diz que tenho o roaming activo, e a seguinte já diz que foi debitado o valor em causa "ROAMING: Atingiu Eur 50.00 (+IVA) em trafego de dados...". Só da MEOEmpresas é que recebo uma mensagem onde me avisam dos preços quando os dados já haviam sido gastos!

Eu percebo que as companhias de telecomunicações compitam pelas antenas nos aeroportos para tentar captar os turistas incautos e ganhar dinheiro com o roaming. Mas a conjugação dos pontos acima, em simultâneo, poderia fazer pensar que estariam a agir de má fé.

 

Na data em que envio esta mensagem, pessoas que viajaram comigo e sofreram do mesmo "tipo de débito", já foram reembolsadas pela Vodafone.

Tente ver e reclamar com as Linhas de Apoio ao Cliente se lhe dão também um reembolso.

Tem sorte não lhe cobraram mais de 50€ porque esse é o limite de dados móveis em roaming predefinido.

E o Canadá pertence na zona 2 nessa zona é que cobram 7€/1MB nas outras ainda é mais caro


Tudo perfeitamente previsto e claro nas condições. Cabe ao cliente informar-se, antes de viajar e de usar o serviço.

Duvido que haja algum tipo de reembolso. 


Responder