Necessito adquirir um cartão SIM M2M para poder associar ao equipamento de produção de energia de um sistema fotovoltaico, de forma a estabelecer a comunicação com a e-redes para telecontagem.
Que cartão devo adquirir?
Como posso adquiri-lo através do My MEO sem ter de me deslocar a uma loja ou ter de ligar para o Apoio a Clientes (dado que estou no estrangeiro)?
Página 1 / 1
Olá @TheBlackSheep , para obter mais informações sobre esta situação terá de contactar o apoio ao Cliente MEO através dos contactos disponíveis em https://www.meo.pt/contactos
Já contactei por mail… mas sem qualquer resposta.
Se é este o apoio que temos neste “suportte” (uma não-resposta ao fim de 6 dias)…. se calhar tenho mas é de mudar de operador
A comunicação e apoio aqui é entre clientes. Cada um ajuda como pode.
Por mail não deve ter contactado a meo, uma vez que não existe email de apoio ao cliente.
Lol, você precisa é que a Eredes lhe troque o contador para um contador bi direcional com leitura inteligente.
Não sei onde foi buscar essa do cartão m2m♂️
Contactei pelo “mail” dentro da área de cliente
Agradeço a “ajuda” mas realmente indicarem-me para contactar o apoio ao Cliente… não adianta muito.
Obrigado “Gavetas” mas a informação do cartão M2M foi dada pela eRedes. Os contadores bidireccionais que refere devem ser os de uma instalação normal… não é o equipamento necessário quando estamos a falar de produção de energia por um sistema fotovoltaico.
Deve estar a fazer de mim algum tapado , a sua instalação é ongrid certo ?
Porque se for off grid não precisa da eredes para nada .
Se precisar de ajuda a sério diga , é que também estou ligado entre outras às energias de produção fotovoltaica , apenas não invente.
Caro Gavetas
Eu não invento, muito menos coisas que me dão trabalho e me obrigam a procurar soluções.
Para os restantes participantes do forum (dado que o Gavetas tem concerteza toda esta informação). junto envio a explicação que recebi do Engº responsável da instalação do meu sistema de produção fotovoltaica.
“Quando se regista uma mcp, automaticamente a ERedes ou troca o contador se não estiver preparado para ser produtor e bidirecional, ou então atualiza o firmware do contador à distância para ter em conta a produção e consumo da rede.
Por outro lado é-se obrigado a colocar um contador de produção total quando a potência do sistema solar fotovoltaico é maior que 4kW, de acordo com o DL 15/2022 na sua atual redação.
Esse contador serve para fins estatísticos de análise da produção nacional de energia eléctrica de origem fotovoltaica e é uma imposição da comissão europeia. Quem tem a obrigação de recolher os dados dos contadores de produção total é a ERedes como ORD (Operador de Rede de Distribuição).
Como tal, para a ERedes recolher esses elementos necessita que o produtor lhe entregue as contagens por via do cartão GSM m2m que fica dentro do modem do contador de produção total.
Atualmente sem o contador de produção total da UPAC estar a mandar os dados de produção à ERedes não é possível fazer contrato de venda de excedente de produção da UPAC para instalações acima de 4kW. O comercializador que compra o excedente não consegue submeter o contrato de venda de excedente na REN que é a entidade que trata do controlo da injeção de excentes de produção na rede.”
Pergunta de alguém que está totalmente fora do assunto, e se for numa zona sem rede gsm?
A sua instalação é superior a 4kws de inversor ?
Instalou o contador de produção total ?
Gavetas:
Sim, é superior a 4Kws. E estou na fase final de instalação e ligação à eRedes.
Então o instalador que lhe coloque o cartão gsm na slot do contador e lhe faça o direcionamento , é da responsabilidade dele .
A ligação à eredes é automática para injeção , basta estar ligada produção.
Se já tiver bidirecional não lhe conta a produção como consumo, se quer vender tem que ter tudo muito direitinho.
Já consegui encontrar e contratar.
O produto é o cartão IoT Connect
Fica a referência para outras pessoas que tenham a mesma necessidade.
Obrigado pela informação
(My Portugese is not good enough, yet. Sorry)
I would like to use the IOT Connect card for my >4kW solar installation. But it seems that only businesses (empresas) can order this card. Is there a way for a private person to order the IOT Connect card?
Thank you!
@Hermarcel
Ligue para o apoio ao cliente MEO Empresas 16 206
@Hermarcel
Ligue para o apoio ao cliente MEO Empresas 16 206
Thank you for your reply. At 16206 they tell me to call 800 028 028. But the, portugese, menu there is too complicated for me. Perhaps there is an email address for me to contact support?
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.