Aumento do valor da mensalidade em periodo de fidelização

  • 25 January 2017
  • 9 respostas
  • 1457 visualizações

  • Estagiário Júnior
  • 8 respostas
Aderi à Meo em Agosto de 2016 para os serviços de TV, Internet, Telefone e Telemóveis no tarifário Unlimited L Light. Na fatura de Setembro, recebo um aviso acerca do aumento de preços, aviso esse que desvalorizei em virtude de ter celebrado contrato no mês anterior. Qual o meu espanto quando verifico que na fatura de novembro, as mensalidades dos telemóveis foram atualizadas em 1€, bem como o serviço de Tv em 2€. Relativamente ao contrato do serviço de Tv não o tenho, nunca recebi, pelo que solicito que me seja enviado por email. No que diz respeito ao contrato relativamente aos telemóveis, o mesmo refere o valor da mensalidade por UM PERIODO DE 24 MESES! Em nenhuma alínea do contrato fala de atualização de preços, pelo que se a mesma existe, agradeço que me indiquem o numero da alínea. Se não existe, agradeço que reponham o valor da mensalidade, com o estorno dos valores cobrados indevidamente. Alterarem a mensalidade de forma unilateral é abusivo da vossa parte. Quando o tarifário sofre alterações que beneficiam o cliente, so aplicam essas alterações a novos clientes, os clientes antigos nunca tem direito pois reportam as condições para a data de assinatura do contrato. È abusivo e enganador para o cliente que o façam apenas quando vos interessa. Aguardo resposta a este assunto e copia do contrato do serviço de Tv. Mais informo que seguirá reclamação para a Anacom, deco e portal da queixa. Cumprimentos,

Ricardo27 1 mês atrás

@orvifel

Essa "reclamação" vem com uns 3 - 4 anos de atraso. Desde então que os contratos tem a cláusula relativamente ao aumento. Ao aceitar o contrato, aceitou os aumentos periódicos consoante a taxa de inflação. 

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

9 respostas

Reputação 3
bom dia. Essa questão do aumento do preço parece-me estar previsto, de forma indirecta, nas "CONDIÇÕES PARTICULARES DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MEO COM SERVIÇOS MÓVEIS" (pode ver aqui https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Contratos-Adesao/Contratos-Adesao-servico-M4O-Mod-C1001328.pdf)


 


mais especificamente aqui 


"11. PREÇO


11.1. Os preços a pagar pelo cliente pela prestação dos(s) serviço(s), pelas comunicações, nacionais, internacionais e em Roaming, mensalidades, caso aplicável, cedência ou venda de equipamento e restabelecimento do serviço, correspondem ao que estiver fixado no tarifário em vigor, o qual é disponibilizado ao cliente no momento da adesão e que faz parte integrante das Condições Específicas do respetivo serviço"


 


Se pagamos o tarifário em vigor, depreende-se que o mesmo pode sofrer alterações. Parece-me que é a isto que se agarram para exigir os valores do aumento.


Agora, o que sei, e pode ler por vários tópicos aqui no fórum, várias pessoas recorreram ao centro de arbitragem e a meo teve que devolver os valores cobrados a título de aumento. é uma questão de procurar esses tópicos.
Bom dia Rui Santos,


 


Eu tenho a copia do contrato que nada refere acerca desse assunto. Não é minha obrigação, ir ao site da Meo ler as condições particulares nem nunca me referiram tal situação. Ainda assim, não depreendo dessa alinea o que me diz pois o tarifário que é subscrito pelo cliente, muitas vezes deixa de existir entretanto. Por exemplo o meu, unlimited S Light, não sei se continua a vigorar uma vez que não o encontro no site da Meo. Há ainda a agravante que, muitas vezes, há aumento de ofertas para novos clientes, como por exemplo, aumentos  do plafond de internet, que não são refletidos nos clientes antigos. Não pode haver uma alteração de condições, de forma unilateral, apenas naquilo que é vantajoso para uma dar partes, porque nestas situações o cliente nunca é beneficado.


Obrigada pela sua resposta. Espero não ter que chegar ao ponto de recorrer ao centro de arbitragem. Apesar de só ter feito este contrato em Agosto, fui cliente meo durante 8 anos.  
Reputação 3
Atenção que estou a ser advogado do diabo, nada mais. Conheço bem demais o comportamento da meo. Se perder um pouco de tempo, perceberá que sou altamente crítico em relação à empresa. Relativamente ao que diz, a mim nem acesso ao contrato foi dado acesso. Já o pedi várias vezes e dizem que "não é aplicável". Pelo que entendi, tem apenas o contrato escrito relativamente ao telemóvel e não quanto ao serviço de tv, certo? Daí eu dizer que tem que consultar as cláusulas contratuais gerais. E estando elas disponíveis ao público, não podemos dizer que não temos acesso a elas. MAS (e há sempre um mas), só ficava bem à empresa, por rigor e transparência, fornecer cópias das cláusulas a todos os clientes, porque obviamente há quem não tenha forma de as encontrar.


Faça como lhe disse: veja os tópicos aqui no fórum sobre o assunto. há muitas pessoas a queixarem-se e a dar dicas para resolver a questão.
Sim, só tenho o contrato relativamente aos telemoveis. Não acho que os clientes tenham que aceder ao site para verem as condições contratuais, até porque, no meu caso, por exemplo, o meu tarifário de serviço de tv nem estava indicado no site. O que quero dizer com isso é que cada cliente terá as suas condições particulares, com valores e ofertas diferentes, consoante o contratado. Tem que existir um contrato onde indique o valor das mensalidades e o perido de permanencia, caso contrario o que prova a minha fidelização?


Sei bem como funciona a Meo, Rui Santos. Como disse anteriormente, já fui cliente deles durante 8 anos. Mas para tudo tem que existir um limite. Agradeço a sua ajuda. Vou aguardar pela resposta da Meo. Se não for de encontro ao meu pedido de resolução (o que me parece que irá acontecer) irei procurar outras soluções de forma a fazer valer os meus direitos enquanto consumidora. Não é só os 5€ de aumento que está em questão, mas a forma abusiva como lidam com os clientes. Obrigada.


 
Reputação 3
compreendo perfeitamente o que diz. Tudo é muito complicado efetivamente. Infelizmente, parece-me que sair da meo e ir para outros operadores vai dar ao mesmo. A forma como estas empresas lidam com os clientes é absurda. Talvez as coisas não sejam tão más nos outros operadores porque têm menos clientes, logo menos reclamações. 


Quanto às condições particulares, elas, salvo melhor opinião, serão aplicáveis a todos os clientes. Aliás, são cláusulas gerais, sem negociação. O que é objeto de negociação são as características concretas do serviço e quanto a isto estou 100% de acordo consigo, pois devíamos ter acesso a estar informação de modo simples. Para conhecer estas questões temos sempre que ligar para o 16200.
Reputação 3
deixo aqui o link http://forum.meo.pt/t5/Fatura%C3%A7%C3%A3o/Novo-aumento-de-pre%C3%A7os-01-11-2016/m-p/95924

Há um contrato em vigor até 13 de Julho deste ano com o pressuposto do fornecimento do serviço M5O ao custo de 86,008€ +IVA até final do contrato. A 1 de Fevereiro atualizaram unilateralmente o preço sem dar conhecimento ou anuimento desta atualização. Pretendo esclarecimento e ressarcimento imediato deste aumento sob pena de também unilateralmente denunciar o contrato em vigor.

Reputação 7
Crachá +24

@orvifel

Essa "reclamação" vem com uns 3 - 4 anos de atraso. Desde então que os contratos tem a cláusula relativamente ao aumento. Ao aceitar o contrato, aceitou os aumentos periódicos consoante a taxa de inflação. 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

@orvifel vives no planeta terra??

 

todos os anos é o mesmo tema...reclamam do contrato que aceitaram com aumentos anuais conforme a inflação...mas nunca vão ler o contrato...está bem explicito no contrato essa informação, não ter sido informado não é desculpa pois todos que aceitam algum contrato tem a obrigação legal de ler as condições que aceitam...não há desculpa aos olhos da lei não ler o contrato…

 

acrescentar, tambem acontece em todas as outras operadoras, e não é justificação para desistir.