MEO esta a obrigar as pessoas a instalar fibra?

  • 29 December 2022
  • 24 respostas
  • 1563 visualizações

recebi uma chamada da MEO a dizer que tem que proceder a alteracao da rede de cobre para fibra, no entanto, quero saber se existe alguma documentacao oficial que suporte esta informacao e quais sao as alternativas. No meu case, nao vejo a necessidade em mudar visto que uso apenas para telefone fixo.

P.Ribeiro 1 ano atrás

recebi uma chamada da MEO a dizer que tem que proceder a alteracao da rede de cobre para fibra, no entanto, quero saber se existe alguma documentacao oficial que suporte esta informacao e quais sao as alternativas. No meu case, nao vejo a necessidade em mudar visto que uso apenas para telefone fixo.

Boa tarde, pelo fórum não conseguirá obter o suporte / escrito, terá que solicitar pelo suporte oficial da MEO. 

Ver original

24 respostas

Reputação 6
Crachá +21

recebi uma chamada da MEO a dizer que tem que proceder a alteracao da rede de cobre para fibra, no entanto, quero saber se existe alguma documentacao oficial que suporte esta informacao e quais sao as alternativas. No meu case, nao vejo a necessidade em mudar visto que uso apenas para telefone fixo.

Boa tarde, pelo fórum não conseguirá obter o suporte / escrito, terá que solicitar pelo suporte oficial da MEO. 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

não existe nada oficial que o diga...

Reputação 7
Crachá +24

Há umas semanas atrás, um familiar meu recebeu uma carta registada da meo a dizer que tinha que mudar para a fibra, caso contrário na data X iria ficar sem serviço. 

Reputação 7
Crachá +23

:D há muita gente que reclama a falta de cobertura Fibra, há de haver alguém quem reclame o oposto, apesar do motivo válido. Isso tem sido debatido faz quase 1 década, Anacom, APDC no plano nacional de fibra optica. A tecnologia cobre só não está obsoleta porque é ainda usada por alguns poucos serviços. Mas no mercado doméstico e empresarial tende a desaparecer.

Alternativa é negociar para manter o mesmo contrato, e ponderar com a oferta que lhe vão fazer. Em vez de cobre tem fibra. Para quem usa é transparente.

:D há muita gente que reclama a falta de cobertura Fibra, há de haver alguém quem reclame o oposto, apesar do motivo válido. Isso tem sido debatido faz quase 1 década, Anacom, APDC no plano nacional de fibra optica. A tecnologia cobre só não está obsoleta porque é ainda usada por alguns poucos serviços. Mas no mercado doméstico e empresarial tende a desaparecer.

Alternativa é negociar para manter o mesmo contrato, e ponderar com a oferta que lhe vão fazer. Em vez de cobre tem fibra. Para quem usa é transparente.

Opah, isto e para a casa dos meus avós, eles vão ter que fazer furos e ter a fibra exposta pela casa, só para telefone fixo, não faz sentido no caso deles. 

Reputação 4
Crachá +12

Se virmos do ponto de vista da MEO faz todo o sentido, não pretendem continuar a manter 2 redes, ainda por cima a rede do cobre obriga a custos de manutenção acrescidos relativamente à rede de fibra. Desde que assegurem os mesmos serviços e com os mesmos preços não há volta dar, é o progresso.

Crachá +1

:D há muita gente que reclama a falta de cobertura Fibra, há de haver alguém quem reclame o oposto, apesar do motivo válido. Isso tem sido debatido faz quase 1 década, Anacom, APDC no plano nacional de fibra optica. A tecnologia cobre só não está obsoleta porque é ainda usada por alguns poucos serviços. Mas no mercado doméstico e empresarial tende a desaparecer.

Alternativa é negociar para manter o mesmo contrato, e ponderar com a oferta que lhe vão fazer. Em vez de cobre tem fibra. Para quem usa é transparente.

Opah, isto e para a casa dos meus avós, eles vão ter que fazer furos e ter a fibra exposta pela casa, só para telefone fixo, não faz sentido no caso deles. 

 

Onde passa o cobre da rua para dentro de casa, passa a fibra. A unica diferenca vai ser necessario uma tomada electrica para o router/ONT, toda a rede interna dos teus avos, pode ser mantida em cobre(com o mesmo que teem neste momento)

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

a meu ver o unico problema é que na rede fixa, mesmo sem electricidade a funcionar o telefone sobre rede de cobre funciona sempre...na fibra não não será assim...

:D há muita gente que reclama a falta de cobertura Fibra, há de haver alguém quem reclame o oposto, apesar do motivo válido. Isso tem sido debatido faz quase 1 década, Anacom, APDC no plano nacional de fibra optica. A tecnologia cobre só não está obsoleta porque é ainda usada por alguns poucos serviços. Mas no mercado doméstico e empresarial tende a desaparecer.

Alternativa é negociar para manter o mesmo contrato, e ponderar com a oferta que lhe vão fazer. Em vez de cobre tem fibra. Para quem usa é transparente.

Opah, isto e para a casa dos meus avós, eles vão ter que fazer furos e ter a fibra exposta pela casa, só para telefone fixo, não faz sentido no caso deles. 

 

Onde passa o cobre da rua para dentro de casa, passa a fibra. A unica diferenca vai ser necessario uma tomada electrica para o router/ONT, toda a rede interna dos teus avos, pode ser mantida em cobre(com o mesmo que teem neste momento)

Não é bem assim, um cabo de cobre pode ter ângulos de 90° sem prejudicar o sinal, a fibra tem algumas limitações relativamente a isso, a instalação das tubagens tem que seguir algumas regras (no mundo ideal). Estamos a falar de uma casa construída, na década de 60, ou mais cedo ainda. Do ponto de vista da MEO faz todo o sentido, do nosso ponto de vista não. Relativamente a ter um ponto de entrada, a casa não um ponto de distribuição, e o cabo entra na parede de um dos quartos. A solução aqui seria um furo para meter a fibra dentro de casa, e depois ter as coisas expostas. Para já a ligação e directa a zona onde está o telefone. Já andamos a ver todas as opções. A conclusão e quando a MEO desligar o serviço de cobre, acaba-se o telefone fixo e muda-se para GSM.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

@alexer isso tudo poderia ser uma preocupação se fosse mais que telefone...não é o caso, não deve haver problemas de maior.

Reputação 7
Crachá +21

Se tiver boa cobertura GSM, é uma boa solução

:D há muita gente que reclama a falta de cobertura Fibra, há de haver alguém quem reclame o oposto, apesar do motivo válido. Isso tem sido debatido faz quase 1 década, Anacom, APDC no plano nacional de fibra optica. A tecnologia cobre só não está obsoleta porque é ainda usada por alguns poucos serviços. Mas no mercado doméstico e empresarial tende a desaparecer.

Alternativa é negociar para manter o mesmo contrato, e ponderar com a oferta que lhe vão fazer. Em vez de cobre tem fibra. Para quem usa é transparente.

 

Não é transparente para o cliente.

Ao mudar para fibra, no caso de falha de energia, o cliente fica sem serviço de telefone fixo. Normalmente são pessoas idosas, que têm somente serviço de telefone fixo e é complicado ficarem sem comunicações, no caso de falha de energia.

Crachá

Nunca será de mais sublinhar:

 

Ao mudar para fibra, no caso de falha de energia, o cliente fica sem serviço de telefone fixo. Normalmente são pessoas idosas, que têm somente serviço de telefone fixo e é complicado ficarem sem comunicações, no caso de falha de energia.

Reputação 7
Crachá +21

Nunca será de mais sublinhar:

 

Ao mudar para fibra, no caso de falha de energia, o cliente fica sem serviço de telefone fixo. Normalmente são pessoas idosas, que têm somente serviço de telefone fixo e é complicado ficarem sem comunicações, no caso de falha de energia.

pode sempre adquirir uma ups, solução viavel para casos extremos, até porque sao equipamentos que consomem pouco (ont+telefone), pode durar umas horas

Crachá

E para além do incómodo, (furação e cablagem à vista, equipamento a consumir energia, etç) ainda querem obrigar um cliente de mais de meio século, a um contrato de permanência de dois anos...  

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

quem fez 50 anos, qual é a diferença?

Crachá

Deixe-me esclarecer: A pessoa em causa, agora com 92 anos, já é cliente deles há mais de cinquenta anos.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

e então? ser cliente a mais de 50 anos dá previlégios em relação a outros clientes?

 

não me parece...

Crachá

No caso de um cliente novo até posso compreender que obriguem a uma fidelização, agora obrigar um cliente que já lhes paga o sustento há dezenas de anos a mudar para um serviço com o qual fica pior servido, por mera conveniência da empresa, aonde está o privilégio ?

Reputação 7
Crachá +21

se é uma tecnologia “em fim de vida” (apesar de ja estar em fim de vida ha mais de 10 anos os serviços em cobre), não justificando os custos de reposição em caso de avaria geral, já havendo outras tecnologias mais sustentáveis para a empresa (sublinho, para a empresa), informando o cliente que pode desistir caso não concorde com a alteração para fibra/gsm, tendo apoio legal nessa operação, que pode ser feito para reverter o processo? veja o lado monetário da situação, tendo por ex. apenas 2/3 clientes num cabo que em caso de avaria custa, por ex., 1000€ a repor, e esses clientes pagam 10€ por mes, acha que no panorama geral alguma empresa sequer ponderava não “intimar” estes clientes a mudar?

 

PS - Não estou a defender o lado x ou y, apenas a expor os factos, os clientes neste momento em qualquer empresa são apenas num€ros, não tenha ilusão do contrario

Crachá

Pois, mas uma coisa são as contas, e as empresas sempre fizeram contas, outra coisa é massacrar o cliente com telefonemas várias vezes ao dia como se ele tivesse a culpa dos quase 22€ que paga todos os meses para ter telefone fixo agora já não chegarem para aguentar as despesas da empresa.

Crachá

Também no meu caso (e no da minha sogra) estão a tentar descontinuar os serviços de cobre (telefone fixo) e fui contactado quer por SMS quer por carta. Confesso que continuo a preferir cobre (nunca tive qualquer problema em anos e anos de serviço) do que migrar para fibra ou GSM mas penso que desta vez não há volta a dar. Pago 11,38 de telefone fixo e a ideia é migrar para GSM (2G) com 9 euros mantendo o período de fidelização. Não é o que eu queria (ressalvo que a minha intenção era manter cobre) mas não é uma má proposta. Se o GSM não funcionar de jeito prefiro desligar de todo e ficar apenas com acesso por telemóvel desistindo, de vez, do fixo.

Crachá

No caso de um cliente novo até posso compreender que obriguem a uma fidelização, agora obrigar um cliente que já lhes paga o sustento há dezenas de anos a mudar para um serviço com o qual fica pior servido, por mera conveniência da empresa, aonde está o privilégio ?

Tal como disse acima, será melhor rever esse valor diretamente com a Altice pois as propostas de passagem de cobre para outra tecnologia com propostas do MEO não estão a custar esse valor nem estão a obrigar a fidelização (pelo menos para quem já a tem ativa). Sugiro que ligue o 800 969 696 e que negoceie pois no caso de um cliente antigo acredito que vão ter isso em consideração. 

Bom dia recebi uma letra registada dizendo que o cobre acaba ao 11 de dezembro e que enviavam um Cartao movel para telefone fixe. O meu pai nao teve nenhum contato com MEO para este assunto. Ele nao esta em casa para receber este Cartao e também nao sabrmos ce é compativel com o telefone fixe que tem em caso. Meo diz nao poder responder que tenho de chamar o numero 800 209 988, mas este numero nao anda e nao pode ser chamado de França. 

Se nao ha ninguem para receber o Cartao, o que e que se passa.

Muitas preguntas e sem respostas  se alguem pudesse ajudarme ? Obrigada 

Responder