[GUIA NÃO OFICIAL] Como te proteger de ataques DDoS.

  • 18 June 2022
  • 2 respostas
  • 55 visualizações

Crachá

Preparem-se para um grande documento ;)

Tópicos:

  1. O que é um ataque DDoS
  2. O que causa um ataque DDoS?
  3. O que fazer durante um ataque DDoS?
  4. Como proteger-me no futuro?

O que é um ataque DDoS?

 

Ataques DDoS (distributed denial-of-service, ou ataques de negação de serviço distribuído) são ataques que fazem pedidos ao teu IP (internet protocol, ou protocolo de internet) de vários computadores, o que depois causa a tua net a ir a baixo.

 

O que causa um ataque DDoS?

 

Uma das razões é: entraste num website suspeito, que poderia ter um ip graber. (apanhador de protocolo de internet), ou caso fores um streamer, sem querer mostraste o teu IP em live/vídeo (exemplo: fizeste um speedtest, entraste nas opções de rede de um jogo, etc.)

Mas não fiques em pânico! 

O que fazer durante um ataque DDoS?

 

  1. Vamos mudar o teu IP.

Existem vários métodos de mudar o teu protocolo de internet. Mas, vamos focar em 2.

 

  1. Desliga o teu router.

Isto pode ou não pode funcionar! Mas, desligar o teu router por perto de 5 a 10 minutos resolve o problema. O tempo não é exato, depende de quanto tempo demora a MEO ou a tua operadora mudar o teu IP.

 

(FONTE: CNET)

  1. Muda o teu IP pelo cmd, ou pelas definições.

traduzido pelo Google Tradutor, alguns erros iram aparecer :)

MacOS : Clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela e clique em Preferências do Sistema , Rede e Avançado . Na parte superior da próxima tela, clique em TCP/IP e, em seguida, clique no botão Renew DHCP Lease no lado direito da janela. 

iOS : Vá para Configurações , toque em Rede e escolha a rede sem fio em que você está atualmente. Na seção de endereço IPv4, toque em Configurar IP e depois em Automático .

Windows 10 : Pressione as teclas Win+R ao mesmo tempo. Isso abre a caixa de diálogo Executar . Digite cmd e pressione Enter no teclado. Isso abre o prompt de comando. 

Para aqueles que nunca viram um prompt de comando do Windows antes: Esta é a parte em que você ficará imediatamente apavorado de que algo está prestes a estragar ou, de repente, sentirá que está prestes a fazer algo extremamente giro. Não entre em pânico; nenhuma dessas coisas vai acontecer. A caixa preta mágica tem esse efeito em todos na primeira vez. 

Digite ipconfig /release (incluindo o espaço) no prompt de comando e pressione Enter. Algum texto será ampliado. Quando ele parar, digite ipconfig /renew e pressione Enter novamente. Em seguida, feche o prompt de comando. Você Terminou. 

Android : Vá para Configurações , toque em Conexões e toque em Wi-Fi . A partir daqui, toque na rede à qual você está conectado no momento. Toque no ícone em forma de engrenagem à direita da rede. Seu endereço IP será exibido aqui, mas vá para a parte inferior da tela e - depois de verificar se você tem a senha do Wi-Fi à mão - toque em Esquecer (é o ícone da lixeira no canto inferior direito). Seu telefone esquecerá a rede Wi-Fi e será desconectado. Basta reconectar à sua rede e você deve receber um novo endereço IP. 

(FONTE: CNET)

 

Como proteger-me no futuro?

 

Arranja uma VPN (virtual private network, ou internet virtual privada).

 

Existem várias grátis, umas pagas, mas é um investimento.

 

As que eu recomendo são: NordVPN, ProtonVPN, Surfshark.


 

Finalmente aqui o documento acaba. Espero que fiquem felizes, e seguro neste mundo da internet!

 

Assinado,

galaxxyafonso.


2 respostas

Crachá

Reservado =)

Crachá

Reservado

Responder