Resolvido

2a via cartao sim pedido por um terceiro (com intenção de fraude)

  • 7 February 2024
  • 3 respostas
  • 49 visualizações

A pergunta visa estar seguro dos procedimentos nos casos de pedidos de 2ª via do cartão SIM.

 

Hoje com variados serviços a usarem a autenticação de 2 passos em que se recebe um sms no telemóvel, preocupa-me a possibilidade de alguém de forma fraudulenta se fazer passar por mim, exemplo, “estou no estrangeiro, perdi o telemõvel, preciso de uma 2a via do cartão SIM”.

Na loja pedem o CC, a situação não se coloca; mas como se acautela um pedido via telefone do tal hipotético cliente “enrascado” no estrangeiro? Que perguntas fazer? Que medidas de validação usam? 

Tanto quanto eu percebo alguém depois de conseguir o SIM com o meu nr, liga o telemóvel e fica ele com o nr e o legitimo fica desactivado.

Ou não. Penso que explicitei a preocupação.

 

Obrigado

 

icon

Solução por NeoPayne 8 February 2024, 13:06

Ver original

3 respostas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

para pedir uma segunda via tem de saber nome, contribuinte, morada, numero de conta...pelo menos 2 dados que venham na fatura do serviço.

Obrigado pela resposta.

A mesma vai ao encontro da minha preocupação; todos temos um conjunto de informação que “anda por ai”, neste mundo digital. NIF, morada, nrº telemóvel e morada são elementos que constam em muitas facturas de bens que compramos a empresas que não temos certeza quanto à adequada guarda dos dados pessoais.

No meu caso, recebi há dias um email de um banco informado de alegada actividade suspeita na minha conta..; O detalhe é que nunca tive conta sequer. Normalmente, estes mails não tem dados, são pesca de arrasto, mas este em concreto tinha tudo certo, nome, morada, email e telemóvel.

Com esta informação, poderiam conseguir obter uma 2a via do SIM usando a linha do cliente? Não se pede o PUK e PIN inicial ? (sei que ninguem leva isso com ele...); que meio de defesa contra uma tentantiva de fraude temos?

Obrigado

CM

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

quem pede tem de ter acesso a dados pessoais do cliente...é essa a segurança.

Responder