Bom dia,
Ontem necessitei de ativar o bridge mode no fibergateway do meu sogro sendo que a ideia seria ligar depois um router nosso para mais controlo sobre os nossos equipamentos na rede.
No entanto, verifiquei que o bridge mode não dava para ativar pelo WebUI. Liguei-me via SSH, e ativei o bridge mode através dos comandos que vi num outro fórum. No entanto, não estou a receber ip público na interface 4 do router. Estou a receber endereçamento 10.251.x.x. Sendo que o router só atua como DHCP server para a rede default 192.168.x.x, só posso concluir que este endereçamento da rede 10 estão a ser atribuídos pela meo. Contactei o suporte técnico de internet, indicaram-me que o bridge está ativo, mas tive muita dificuldade em explicar a situação aos operadores que me atenderam pois desconheciam os conceitos mais básicos de redes como a diferença entre ip público e ip privado.
Pedi que a minha situação fosse encaminhada para um suporte técnico mais especializado mas indicaram-me que não há forma de escalar isto e só me resta ligar para apoio informático que é pago ao minuto. Ora, eu não tenho qualquer problema informático para resolver do meu lado. Só necessito que a meo entregue um ip público na interface que está configurada com modo bridge. Alguém sabe como poderei resolver isto? Ou pelo menos falar com alguém que pelo menos entenda o que estou a tentar reportar? Muito obrigado