Resolvido

Troca recusada * Equipamento com defeito

  • 30 October 2023
  • 10 respostas
  • 126 visualizações

Crachá

Boa noite, uma situação ingrata que gostaria de partilhar.

Acontece que compro um equipamento em loja dia 08-09-2023 e reporto anomalia do mesmo no dia 01-10-2023 que por sua vez necessita de análise técnica e a marca determina segundo leio no seguimento da resposta dada pela MEO seja somente efetuada pelos seus técnicos certificados e até aqui tudo bem.
No dia 13-10-2023, depois do equipamento regressar do centro técnico, dirijo-me à loja e a troca é recusada após verificação e anomalia detetada. Intervenção Nº TPT2027848.
A troca é recusada porque é me dito em loja que procedimento normal é que todos os equipamentos enviados são para reparação e não para análise e que o cliente nunca é contatado durante o processo.
Desta forma como pode a MEO respeitar os direitos do consumidor e trocar ou reembolsar dentro dos 30 dias inicias da garantia do bem?
Gostaria de saber.

Após reclamação efetuada a MEO não responde á minha pergunta e mantém a sua posição na qual também irei manter a minha posição.

A MEO não aceita o facto de ter dado uma ordem de reparação num equipamento com menos de 30 dias  sem contatar o cliente a que tem direito a substituição do mesmo ou ao reembolso se assim o desejar dentro dos 30 dias inicias da garantia.

Mesmo após reparação o equipamento está exatamente com o mesmo defeito e desde a data de compra estou sem solução pretendida.

Que tal a MEO mudar o seu procedimento em loja e agir em conformidade com o que está na lei?

Seria ótimo, porque o que não faltam são alternativas e há experiencias que não se devem repetir. 

A tratar os clientes assim em loja esqueçam as vendas e concentrem-se apenas em fornecer TV, internet e voz.

icon

Solução por Gavetas 30 October 2023, 01:21

Ver original

10 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Depois de ser aberta a caixa não tem direito a qualquer devolução ou troca , tem direito a reparação em garantia.

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

será que as pessoas sabem que os 30 dias são um beneficio que algumas empresas dão e não é uma lei que tenha saido em decreto de lei?

 

se tivesse comprado numa grande superficie, que tivesse a política de trocas dentro dos 30 dias já não haveria este problema…

 

mais uma bela desvantagem de comprar telemoveis às operadoras...

Crachá

Depois de ser aberta a caixa não tem direito a qualquer devolução ou troca , tem direito a reparação em garantia.

 

É uma lei, a partir do momento em que o equipamento apresente defeito nos primeiros 30 dias e é exatamente este o caso.

Decreto-Lei 84/2021 de 18 de outubro

Nota: caso o defeito se manifeste nos primeiros 30 dias após a entrega do bem, o consumidor poderá solicitar a substituição do bem ou a resolução do contrato (Direito de Rejeição).

Documento DGC

https://www.consumidor.gov.pt/gestao-ficheiros-externos/campanha-garantias-faqs-dl-84-2021-bens1.aspx

Numero 23 do documento, aconselho também á leitura do numero 28, 31 e 33.

 

Crachá

boas

 

será que as pessoas sabem que os 30 dias são um beneficio que algumas empresas dão e não é uma lei que tenha saido em decreto de lei?

 

se tivesse comprado numa grande superficie, que tivesse a política de trocas dentro dos 30 dias já não haveria este problema…

 

mais uma bela desvantagem de comprar telemoveis às operadoras...

É uma lei.

Enviei PM a esclarecer Decreto-Lei 84/2021 de 18 de outubro. (Resposta acima)

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

depois de ler esse novo decreto de lei...concordo...são obrigados a troca ou devolução.

Crachá

boas

 

depois de ler esse novo decreto de lei...concordo...são obrigados a troca ou devolução.

Exatamente. É um direito nosso como consumidores.

Seria injusto comprar qualquer que fosse o equipamento e ter de aceitar uma reparação nos primeiros dias sem a opção de troca ou reembolso.

Compreendo perfeitamente que depois dos 30 dias sou obrigado a aceirar a reparação ou outra solução por parte do fabricante.

Acontece que a MEO dá ordem de reparação e obriga-me a aceitar o equipamento depois de reparado recusando sempre a solução pretendida inicialmente (troca de equipamento) dentro dos 30 dias iniciais. 

Agora tenho de recorrer à via judicial para ter o meu caso resolvido e mostrar que estão a violar os direitos do consumidor.

Foi impossível até ao momento resolver de forma amigável, a MEO nunca se mostrou preocupada em assumir o erro.

Mesmo após reclamação a MEO responde sem qualquer fundamento e diz que está certa mesmo depois de analisar o caso e ter tido acesso ao documento que explica o decreto lei e não só. 

Na minha opinião quem está responsável por dar estas respostas não analisa coisa nenhuma e responde da forma que dá mais jeito, é uma falta de competência e profissionalismo.

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +22

Sim , d facto parece me que tem razão, ainda bem que há quem fale , aprendemos todos , já tentou colocar pela provedoria ?

Crachá

Vou tentar uma última vez abrir um ticket no suporte e esperar que alguém entendido no assunto consiga resolver a situação. 

Caso contrário irei dar seguimento via judicial. 

Reputação 7
Crachá +22

Vá antes por aqui

 

https://www.meo.pt/contactos/provedoria-cliente

Crachá

Olhe, vou seguir o seu conselho. 

Atualizarei o post mais tarde.

Obrigado 

Responder