Skip to main content

Viva,

 

Tenho uma pergunta um pouco estúpida, e, naturalmente, não encontro resposta para a mesma aqui no MEO Fórum 😅

É simples. Tenho um Mac muito velhinho (mas perfeitamente funcional), no qual a Apple não permite instalar nada superior ao macOS Big Sur. Uso muito pouco a MEO Cloud, mas a minha utilização não é zero (o problema é que o espaço em disco oferecido para clientes MEO é demasiado pequeno para ser útil; e o pago não é competitivo com a concorrência, nomeadamente do Microsoft 360, que oferece 1 TByte por membro da família...). É, isso sim, muito ocasional — dá jeito, por exemplo, para partilhar temporariamente ficheiros muito grandes. Ou para fazer um backup rápido de uma pasta ou outra. E sempre é mais espaço do que as alternativas gratuitas.

Isto significa que, volta e meia, dá-me jeito lançar a app da MEO Cloud, sincronizar algumas coisas essenciais, e depois… voltar a desligar a dita cuja. Ora aqui é que a porca torce o rabo, pois uma coisa é fechar a app em si (fácil). Outra coisa é impedir que os mecanismos de sincronização que correm permanentemente em background parem (para já, têm de ser parados manualmente) ou o mecanismo de procura de versões novas (esse aparentemente pode ser desligado nos próprios menus da app). E o pior de tudo é que, uma vez feito o reboot do sistema, lá aparece o serviço de sincronização em background, vindo sabe-se lá de onde, e não há forma de impedir que arranque automaticamente…

Muitas vezes esqueço-me de parar manualmente este serviço, e depois fico surpreendido por haver tantas aplicações a correr no meu Mac de que não preciso 😉 e que estão a consumir a minha preciosa memória, o meu precioso CPU, e até alguma largura de banda desnecessária…

Ora eu não sou propriamente um info-excluído, e sei como funciona o sistema de arranque de processos em background no Mac, seja a nível de cada utilizador individual, seja a nível do próprio sistema. Não sei como funciona nas versões mais recentes do macOS, mas pelo menos até ao Big Sur, as coisas não mudaram muito — tudo passa pelo launchd, de uma forma ou outra. O problema é descobrir exactamente onde é que está o ficheirinho de configuração que a MEO usa para fazer o arranque do serviço…

Acreditem — experimentei procurá-lo em todos os sítios «óbvios», e não o encontrei em lado nenhum.

É possível que, ao eliminar a app propriamente dita, esta seja «bem comportada» e também «limpe» esse ficheiro de configuração de arranque do serviço automaticamente. Infelizmente, não só isso não é garantido (muitas apps não se preocupam minimamente com o «lixo» que deixaram no disco — as piores são as da Adobe 😫, com a Microsoft muito perto da pole position...), como, no meu caso, e como disse, pretendo deixar a app da MEO Cloud instalada para fazer a sincronização de algumas pastas/ficheiros temporariamente, e muito, muito ocasionalmente (pelo menos, enquanto não encontrar uma alternativa viável à app da MEO...).

Uma forma de «descobrir» onde raio é que a MEO «escondeu» essa configuração é recorrer a uma app específica (e não-Apple) para espiolhar o launchd. Há algumas. Experimentei o LaunchControl, mas é uma aplicação paga, e na sua versão gratuita (limitada em tempo) não permite fazer tudo (e não permite guardar alterações). Não é que seja muito cara — €20 — mas também me chateia estar a gastar dinheiro numa coisa que não irei usar com muita frequência. Não é que não ande a alterar a configuração do launchd — ando pois, e com mais frequência do que pensaria, pois uma vez «tomando-lhe o gosto», passa a ser quase indispensável fazê-lo para garantir que apenas os serviços mínimos que sejam mesmo necessários estejam a correr em permanência. Mas faço estas alterações nos sítios óbvios, ou seja, nas diectorias que seguem mais ou menos as indicações da Apple quanto à forma de mudar a configuração do launchd.

(Nota — eis alguns casos não-óbvios:

$ defaults read -app MEOCloud runOnStartup
0
$ defaults read ~/Library/Preferences/pt.sapo.mac.cloudpt runOnStartup
0
$ defaults read pt.sapo.mac.cloudpt runOnStartup
0

ou seja, parece que nem sequer aqui está configurado o arranque do serviço...)

Olhando para dentro da app MEO Cloud, vejo que existe um executável que aparentemente injecta uma configuração directamente no launchd. Não faço a mais pequena ideia de como isto funciona, e, mais ainda, onde é que essa configuração é «injectada» (o que quer que isso significa):

$ file /Applications/MEOCloud.app/Contents/Library/LaunchServices/pt.sapo.mac.cloudpt.injector
/Applications/MEOCloud.app/Contents/Library/LaunchServices/pt.sapo.mac.cloudpt.injector: Mach-O 64-bit executable x86_64
$ /Applications/MEOCloud.app/Contents/Library/LaunchServices/pt.sapo.mac.cloudpt.injector
Assertion failed: (launch_data_get_type(resp) == LAUNCH_DATA_DICTIONARY), function main, file main.m, line 42.
Abort trap: 6

Alguém tem alguma sugestão não-óbvia que queira partilhar? 😅

Troque de pc 😂😂

E subscreva a cloud da Apple.


Troque de pc 😂😂

E subscreva a cloud da Apple.

Oh Gavetas, obrigadinho, mas isso não é uma resposta útil. Se eu tivesse dinheiro para trocar de computador e subscrever ao iCloud, já o teria feito, e não estaria aqui a importunar ninguém…

De qualquer das formas, devo ter alterado algures a configuração correcta, pois felizmente parece que a MEO Cloud lá fica sossegadinha e não arranca sozinha sem que eu a mande!

Agora se a MEO fizesse o upgrade da API de acesso para Dropbox 2 (em vez da obsoleta 1), isso sim, é que seria!


@Arundel 

A MEO abandonou a MEO Cloud

 

A última atualização para android foi em 2020 e foi só melhorias na performance e estabilidade, o design também é antigo, a api para acesso DropBox também é obsoleta.


@Arundel

A MEO abandonou a MEO Cloud

@ana_Paula isso é apenas um comentário sarcástico, presumo eu? É só porque não vejo absolutamente nenhuma declaração oficial da MEO a dizer que ia «abandonar» a MEO Cloud! Tem algum link para isso?

Ou devo apenas assumir que é uma «constatação de facto» e não exactamente uma política da MEO?

Não faço a menor ideia de quando foi lançada a última actualização da MEO Cloud para iOS/macOS, mas acredito que tenha sido realmente há algum tempo.

E sim, confirmo que é absolutamente verdade que a API para acesso à MEO Cloud foi baseada na versão 1 da Dropbox, que está obsoleta há uma década, o que é uma pena imensa, pois tinha imensos planos para a integração com o rclone e outras tecnologias, sincronizar (parte) do meu Synology NAS com a MEO Cloud, etc., mas, hoje em dia, já ninguém usa a versão 1 da API. A versão 2 é já de 2015 — não é, pois, uma «novidade» propriamente dita. E a Dropbox na altura até deixou um «manual de migração» da v1 para a v2, que a MEO só precisava de seguir, passo a passo…

 


@Arundel 

 

O site e app têm o design antigo e usam a v1, por isso é que disse que a MEO "abandonou" a MEO Cloud.


Responder