Dá espaço à Partilha, quando se abre uma porta, abre-se o coração

  • 14 December 2023
  • 0 respostas
  • 233 visualizações
Dá espaço à Partilha, quando se abre uma porta, abre-se o coração
Reputação 3
Crachá +4

No espírito natalício de partilha e solidariedade, a MEO promove a iniciativa "Partilha Casa".

Esta iniciativa, tem como objetivo unir gerações, facilitando o acesso à habitação por parte dos mais jovens e diminuindo a solidão entre os idosos.

 

O que é a Iniciativa Partilha Casa

O "Partilha Casa" é um programa nacional com o objetivo de promover a partilha de alojamento entre Seniores e Jovens estudantes universitários, promovendo uma convivência plena.

Os Seniores que morem sozinhos e tenham um quarto disponível têm a oportunidade de ajudar os Jovens, acolhendo-os nas suas casas e aproveitar desta a companhia.
Para os Jovens estudantes universitários que enfrentam a mudança para um ambiente desconhecido, a iniciativa oferece uma solução de alojamento acessível, inserida num ambiente acolhedor e de partilha.

 

Onde está disponível

O Programa já está disponível em Coimbra com a associação Abraço de Gerações e em Lisboa com a associação Une.Idades. Em breve vão estar disponíveis novas localizações.

 

 

Como funciona

1. Quer dividir casa?

Se tem mais +60 anos ou +65 anos (conforme o programa), tem um quarto livre e gostaria de receber um estudante universitário para ter companhia e dividir as despesas mensais, ou se é um jovem estudante universitário (entre os 18 e os 35 anos) à procura de um lugar seguro e acessível para morar, onde se possa sentir em casa e compartilhar algumas responsabilidades diárias, inscreva-se.

 

2. Como se candidatar?

Esta ação nacional reúne os diversos programas em Portugal que promovem a partilha de casa entre diferentes gerações. Cada programa é único e gerido pelas respetivas Associações.

  1. Selecione a área desejada e o programa correspondente.

                     Coimbra: Abraço de Gerações
                      - Tenho um quarto
                      - Procuro um quarto

                     

                     Lisboa: Une.Idades
                      - Tenho um quarto
                      - Procuro um quarto

  1. Complete o formulário com algumas informações pessoais e aguarde o contato do programa escolhido para que possam conhecê-lo melhor.

Será feita uma avaliação da compatibilidade entre os perfis do Sénior e do Jovem estudante, garantindo que a disponibilidade de alojamento se alinha com as necessidades dos jovens.

 

3. Parabéns! Prepare-se para a mudança

Quando os pares ideais são encontrados, o Sénior e o Jovem têm a oportunidade de se conhecer pessoalmente. Eles confirmam se desejam seguir em frente com a convivência diária, conforme as condições estabelecidas pelo Programa.

Depois, é só assinar o protocolo ou contrato e começar a planear a mudança.

 

 

Juntos damos espaço à partilha


0 respostas

Sê o primeiro a responder!

Responder