Resolvido

como extensor wi-fi 6 narede wi-fi 5

  • 10 September 2023
  • 19 respostas
  • 212 visualizações

Crachá +1
  • Estagiário Sénior
  • 19 respostas

Tenho um extensor ligado ao fibergateway por cabo.

Fibergateway no sótão e extensor dois pisos abaixo na sala.

A Sofia não se dá bem com o extensor wi-fi 6 (soluça). Não pode ficar na sala por esse motivo.

Se ligar o extensor wi-fi 6 no piso do meio entre o fibergateway e a extensor wi-fi 5 será que fica em mesh se desligar o cabo de rede do reperidor wi-fi 5?

Ou seja wi-fi 6 a apanhar do fibergateway e repetir para o wi-fi 5?

icon

Solução por Gavetas 10 September 2023, 14:41

Ver original

19 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Faça um teste de velocidade Wi-Fi ligado ao extensor e diga os valores e a velocidade contratada.

Cheira me a cabo mal feito o que liga ao extensor.

A Sofia não se engasga , é a melhor box da meo .

Crachá +1

Com o extensor wi-fi 5 funciona bem e consigo a velocidade contratada de 500Mb medida nos telemóveis. 

Com o extensor wi-fi 6 as velocidades são baixas e já troquei uma vez de extensor, mas é igual.

Com o extensor wi-fi 6, a box Sofia fica muitas vezes com a "rodinha" a rodar e pára.

Meço o 1Gb com o computador ligado por rj45.

Vou medir os valores exatos com o Ookla e digo. Obrigado 

Reputação 7
Crachá +22

O cabo que liga ao 6 deve estar mal feito .

Crachá +1

É o mesmo cabo. Apenas troco o extensor wi-fi 5 pelo wi-fi 6 que comprei. E tenho neste momento um Archer ax50  a repetir o sinal, e funciona OK a box Sofia.

Velocidade com o Wi-Fi 6 é de 93 download / 86 upload

Wifi 5 é 458 download / 147 Upload

Reputação 7
Crachá +22

Humm , faça reset ao 6 com um palito pressione 10 segundos e volta a emparelhar.

Tenho dois 6 é um 5 e está impec.

Crachá +1

Fiz reset. Consigo 372 / 90.5 mas já esteve com 480 de download com o wi-fi 5

A Sofia por ora até está estável.

Contudo, os equipamentos "preferem" ligar-se ao fibergateway ou ao extensor wi-fi 5 do que ao wi-fi 6 que estána mesma divisão. Não é o caso da sofia neste momento. O extensor wi-fi 5 está na oitra ponta da casa ligado por wireless ao fibergateway que está dois pisos acima! E a TV asamsing series 7 prefere ligar-se lá!

Reputação 7
Crachá +22

Tem que deixar a rede estabilizar, pode também mudar o canal do 5g por exemplo, para o 120.

Pode também fazer um reset ao router.

Crachá +1

A velocidade parece melhor. 512 / 146.

Súbitamente a velocidade baixa drásticamente e a Box fica com paragens prolongadas.

O extensor wi-fi 5 faz mesh com este extensor wi-fi 6? Parece que se liga ao fibergateway apesar apesar de o extensor wi-fi 6 estar bastante mais perto.

Reputação 7
Crachá +22

Ambos os extensores se ligam ao router , qual é o router, 5 ou 6.

Qual é a velocidade contratada?

Os extensores estão por cabo , certo ?

Crachá +1

A velocidade é 500.

O router é 5.

O extensor wi-fi 6 liga por cabo

O extensor wi-fi 5 está ligado por wi-fi.

 

A mibox funciona mal também.  Ponho o wi-fi 5 na sala e funciona tudo bem novamente

Reputação 7
Crachá +22

A Sofia é a melhor box da meo , disso não tenha dúvida.

Se o 6 lhe está a dar de momento 512 com 500 contatado, está top.

Vou ter que fazer reset aos meus 6 , estão mt abaixo do normal, por que sim fiz um teste .

Um reset ao router uma vez por mês é o ideal .

 

Crachá +1

Tenho que colocar o extensor wi-fi 5 na sala. Não falha. Se colocar o wi-fi 6 ligado por wi-fi faz mesh?

Reputação 7
Crachá +22

Faz 

Crachá +1

Vou tentar ver o que acontece. Vou trocá-los de sítio um com o outro.

Reputação 7
Crachá +22

Antes de qualquer teste tem que deixar estabilizar a rede

Crachá +1

Vou ao sótão e ligo o extensor wi-fi 6 via wps ao fibergateway.  Luz branca fixa.

Venho para sala onde está  o wi-fi 5 ligado ao fibergateway por cabo a funcionar bem, e ligo o extensor à vista um do outro. A luz branca do wi-fi 6 fixa mas passado um tempo fica fixa vermelha.

Amanhã vou ver se o deixo ligado junto do fibergateway por mais tempo e verificar se cor do ícone do wi-fi muda para vermelho.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +22

Emparelhe por cabo no router o 6 , depois desligue e leve para onde quiser, ele vai assumir o Wi-Fi e vai ficar a funcionar 

Faça reset primeiro antes disso

Crachá +1

Nunca funcionou bem nenhum extensor wi-fi 6 aqui neste local. Este já é o segundo extensor wi-fi 6. Precisava que funcionasse bem por cabo, mas falha a NET. Na sala chega a haver 14 equipamentos ligados.

Tenho um archer ax50 que funciona sem problemas a repetir por cabo. Mas não faz mesh.

Ainda vou ligar para o apoio técnico.

Ter um repetidor wi-fi 6 com velocidades de 90 down / 110 up porque não o posso colocar mais pertto do fibergateway  e não  se liga ao repetidor wi-fi 5 que está  mais perto e tem velocidade de 500 / 130. mais vale metê-lo na caixa. E não funciona por cabo que foi para isso que o comprei.

 

Crachá +1

Bons dias. Fiz nova troca do extensor aproveitando a garantia. Está a trabalhar há quase dois meses sem qualquer problema. Aconteceu que os dois primeiros estavam avariados!! Mas já está resolvido.

Responder