Skip to main content

Prezados,

Venho por meio deste e-mail fornecer meu feedback sobre a ativação do serviço de energia em minha residência e relatar um incidente grave que ocorreu logo após a visita dos técnicos da MEO.

Pouco tempo depois da realização do serviço de alteração de potência de energia, recebi uma ligação de um número não identificado. O interlocutor alegava ser de uma empresa contratada para realizar o serviço e informou que os técnicos teriam detectado uma adulteração no meu contador de eletricidade, o que caracterizaria roubo de energia. Essa pessoa afirmou que eu seria multado e tentou, de maneira insistente, me convencer de que eu deveria pagar valores não especificados.

Expliquei ao interlocutor que havia me mudado para a residência há menos de 10 dias e que desconhecia qualquer irregularidade. Enquanto eu questionava a situação, a ligação caiu, demonstrando que se tratava de uma tentativa de golpe.

Imediatamente entrei em contato com a MEO para esclarecer a situação. Um atendente verificou no sistema e confirmou que não havia nenhuma irregularidade ou adulteração registrada no meu medidor, o que confirma que a ligação foi, de fato, uma tentativa de fraude.

Entretanto, o que considero extremamente preocupante e inadmissível é o fato de que o golpista tinha informações específicas, como meu número de telefone e detalhes sobre o serviço recém-executado em minha residência. Isso sugere um possível vazamento de informações pessoais por parte da MEO ou de seus parceiros, o que é uma grave falha de segurança e de proteção de dados.

Peço explicações detalhadas sobre:

1. Como minhas informações pessoais foram acessadas por terceiros.
  2. Quais medidas estão sendo tomadas para investigar e evitar novos vazamentos de dados.
  3. Qual é o protocolo da MEO para proteger os dados dos clientes e prevenir incidentes como este.

Reitero que o vazamento de informações pessoais é um assunto extremamente sério, especialmente para uma empresa do porte da MEO. Espero uma resposta rápida e transparente sobre este ocorrido.

Aguardo o retorno de vocês para resolvermos esta questão de forma satisfatória.

Atenciosamente,

JS

Olá ​@PT0002000109612606SZ 

O Fórum é uma comunidade feita por utilizadores que pretendem ajudar a resolver situações comuns a todos.

Para resolver questões privadas, deve colocar um Pedido na sua área de cliente my MEO (grátis), ou ligar para a linha de apoio 16200 (consulte o tarifário).

Pode também expor a situação, e comunicar com a MEO através da Provedoria do Cliente MEO

Olá ​@Barca_GB ​

O MEO Fórum não é um email, mas sim uma comunidade como disse o ​@Rafa_UserFiberMEO.

Quanto ao contacto que recebeu, não terá sido da E-Redes? Contacte a E-Redes para esclarecer esse assunto.

Ola ana_Paula, sei que não é um email, isso é claro, porém resolvi postar aqui pois não encontrei nenhum email de contato da MEO, apenas números de telefone. 
“Quanto ao contacto que recebeu, não terá sido da E-Redes? Contacte a E-Redes para esclarecer esse assunto."

Então foi alguem a se passar por agente da E-Redes a tentar me dar um golpe. 

ana_Paula, é bom que a comunidade saiba o que está acontecendo, para também não serem vitimas desses golpes, fruto do possivel vazamento de informacoes pessoais dos clientes. 

Contacte a MEO pela Provedoria do Cliente 

A fuga de dados podia ser por parte da E-Redes, ou por outra via sem ser pela MEO, ninguém sabe

Olá ​@Barca_GB 

A MEO Energia tem um email de apoio ao cliente (apoiocliente-meoenergia@meoenergia.pt), telefone 800 028 028 ou os pedidos na área de cliente myMEO, mas o melhor será contactar a E-Redes.

Contacte a MEO pela Provedoria do Cliente 

A fuga de dados podia ser por parte da E-Redes, ou por outra via sem ser pela MEO, ninguém sabe

Meu contrato foi com a MEO, se a MEO subcontrata outra empresa para realizar o serviço, isso não é problema meu. Exijo esclarecimentos da empresa com a qual assinei o contrato. 

@Barca_GB 

Funciona assim em todas, é a E-Redes que faz essas intervenções e não a MEO.

@PT0002000109612606SZ 

Funciona assim em todas, é a E-Redes que faz essas intervenções e não a MEO.

Eu entendo Ana Paula, mas como eu disse, eu assinei um contrato com a MEO, não com a E-Redes, logo, quem há se me dar explicações será a MEO. Quero as devidas explicações, caso contrário irei abrir um processo legal contra a MEO por vazamento de minha informações pessoais. 

@Barca_GB 

Duvido que seja uma fuga de dados, mas contacte a E-Redes ou a MEO Energia pelo email de apoio ao cliente.

Em Portugal a rede elétrica é da E-Redes, são eles os donos da rede e são quem trata das avarias, da instalação e reparação de contadores, da alteração de potencias, etc. Portanto os técnicos que estiveram em sua casa são da E-Redes. A MEO Energia apenas tem a componente comercial com quem trata a venda da energia.

A Meo Energia é um comercializador, não têm tecnicos, quem vai a casa dos clientes é a E Redes, são eles os donos dos contadores, a situação que descreve é alheia ao Meo Energia deve falar com a E Redes.

Responder