velocidade fibra 1gb, pior que quando tinha 500mb

  • 13 April 2024
  • 11 respostas
  • 101 visualizações

Crachá +1

Bom dia,

 

Eu sou vosso cliente á cerca de 3/4anos, e sempre tive a m3 fibra 500mb, mas recentemente aderi á MEO energia, e um telemóvel, no qual me passaram para M4, 1gb. Efetivamente aparece no contrato tudo direito, o mal é quando chegamos às velocidades. Exatamente em cima do router fibergateway, tenho menos velocidade de WiFi e menos constante que tinha com a de 500mb, que até dava a mais. E ligado por cabo antes tinha 500mb e uns trocos agora com 1gb tenho 890/900.

A casa é recente, tem ited com cabos cat 6e, desde o bastidor as tomadas, os aparelhos router injeta sinal com cabos cat6e na tomada para depois ser distribuída no distribuidor, por um hub, mas já liguei direto e continua as mesma velocidade via lan. WiFi já sei que pode ter muitas interferências, mas são exatamente as mesmas que há 5dias atrás e tinha 500mb de serviço e tinha no telemóvel 525mb, e constantes, agora tenho 1gb tenho 390/480/500 raramente e muito inconstante.

 

Melhores cumprimentos

Vasco Mendes


11 respostas

Reputação 5
Crachá +20

890/900 por cabo é normal, eu por cabo tenho 920, está tudo dentro dos valores, sobre o wifi a velocidade por wifi não é garantida, pode mexer os canais a ver se ajuda alguma coisa

Crachá +1

Bom dia, 

Com 500mb eu tinha 540mb medidos por isso como é que 900 é normal?  O computador tem placa 2.5gb, a casa tem bastidor ited, com cabos cat6e como é que não entrega 1gb? Antes diziam que a velocidade por cabo é que era garantida, agora nem por cabo.

Eu sei que a velocidade do WiFi não é garantido, mas com a velocidade contratada de 500mb sempre tive a cima disso, e agora com a velocidade de 1gb contratada, tenho 500mb ou menos e muito menos estável.

E o telemóvel faz WiFi 6 e velocidades por WiFi em 5g muito superiores ao contratado.

Os canais são os mesmos que antes.

 

O router fibergateway aguenta com as velocidades de 1gb?

 

Melhores cumprimentos 

Vasco Mendes

Reputação 5
Crachá +20

@Vasco Mendes a velocidade garantida (mínima) é de 879 Mbps (DL) e 380 (UL), a velocidade 95% do tempo disponível é 879 Mbps (DL) e 380 (UL) e a velocidade máxima é 925 Mbps (DL) e 400 Mbps (UL).

 

Veja a tabela:

 

 

Deixo aqui também um teste de velocidade:

 

 

Crachá +1

@ana_Paula agradeço a sua resposta.

Agora foi esclarecedor, por lan, está respondido e resolvido.

 

Agora WiFi, mudei canais, e continua igual . No teste está a 580 cai para 350mb por exemplo e volta e faz 580mb. Velocidades essas que tinha com 500mb contratada, acha que pode ser do router?

 

Obrigado

 

Reputação 5
Crachá +20

@Vasco Mendes o Fibergateway é o Wifi6?

Crachá +1

@ana_Paula não, é o anterior. 

 

Reputação 5
Crachá +20

@Vasco Mendes O Fibergateway Wifi 5 só vai conseguir por volta dos 500 mesmo com dispositivos wifi 6, terá de pedir a troca para o wifi 6 para conseguir velocidades superiores.

Crachá +1

@ana_Paula pois, agora faz sentido. Pois nos vossos tarifarios todos de 1gb e o fibergateway WiFi 6.

Mas ao mudar o serviço, eles não devia fazer logo a troca, visto que o que tenho não dá?

Onde posso solicitar a troca e qual o valor?

 

Obrigado 

 

Reputação 5
Crachá +20

@Vasco Mendes 16200, tem um custo de 2,99€/mês + deslocação do tecnico (40€) nas renegociações às vezes oferecem o router de graça.

Crachá +1

Muito obrigado pela ajuda.

Vou tentar falar com a comercial que me fez o serviço.

 

O resto de um bom dia

Vasco Mendes

Cumprimentos.

Vasco M
Parabéns pelo sinal na vossa instalação com potência Ótica  RX -- 20.916 dBm. 

Pela descrição e justificação, estou certo que o senhor Mendes e a sua família vão fazer a melhor escolha, isto é, requerer o Router com nova tecnologia WiFi6, GR 141.. e poderá ficar a pagar mais 10 (dez) cêntimos por dia.

Quando o senhor renovar o contrato antes dos 24 meses, para continuar a beneficiar de ofertas, a operadora poderá oferecer a mensalidade do router. 

Só para relembrar que algumas vezes pode resolver problemas no Router com:

  • Reboot, o mesmo que reiniciar.
  • Reset para fazer limpeza e repor dados de fábrica 

Quem tem o Router FiberGateway WIFI 5, GR241AG (802.11c) frequências 5 e 2.4 GHz com velocidade contratada de 500/100Mbps ainda está bem servido e também os menos exigentes com 1000/200 - 400Mbps.

Os mais exigentes com equipamentos WiFi6 com velocidade de 1000 Mbps “contratada” ficam melhor servidos com o Router FiberGateway 6 (nova geração 802.11ax). 

Estamos satisfeitos com nossos telemóveis tipo Xiaomi Redmi Note 10, 5G WiFi 802.11 a/b/n/ac, dual-band, no valor de €200 (1000 reais) limitado, na velocidade em cerca de 300 Mbps, na banda de 5GHz. 

Boa noite
José
​​​​​​​Cliente de telecomunicações.
15.04.2024

 

Responder