Pergunta

velocidade de internet movel

  • 26 October 2020
  • 4 respostas
  • 170 visualizações

Boas, tenho uma questão a colocar. O meu serviço de internet móvel tem valores de download de 3 ou 4 mb, e de upload de 16 a 20 mb. Estes valores são estranhos. Existe alguma explicação lógica para isto, ou terei uma configuração errada? O router indica rede 4g estável.


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Reputação 1
Crachá +2

Viva,

 

Todas as comunicações sem fios funcionam exactamente da mesma forma como uma conversa entre duas pessoas: a pessoa “A” fala e uma pessoa B ouve, e eventualmente a pessoa “B” falará e a pessoa “A” ouve.

Se assumirmos que a pessoa “A” é saudável mas que a pessoa “B”, embora tenha uma belissima voz, é um pouco surda, tudo o que esta pessoa “B” disser será escutada na perfeição mas sentirá que não é apreciada porque não receber equivalente “feedback”. Ela poderá deduzir que a pessoa “A” não lhe corresponde, o problema é a pessoa “B” é surda.

Confirme que o seu router não tem algo nos encaixes (sockets) opcionais para antenas exterior, por exemplo sujidade e/ou algum dano nos contactos do dispositivo.

 

Verifique se a qualidade da ligação melhora e/ou piora caso use o router quando está a carregar a bateria. Se lhe parecer que há alguma relação entre a qualidade da ligação enquanto carrega a bateria, experimente ligar outro recarregador equivalente (presume-se micro-usb) e veja se há melhorias.

 

Com os melhores cumprimentos,

João Pedro Taveira

Bom dia. Obrigado pela resposta, mas penso que nao será por ai. O meu router é fixo, um huawei b” qualquer coisa”, o sinal é estavel e se fosse desse ponto de vista, o download e upload seriam do memso valor ou proximos. 

Reputação 1
Crachá +2

Viva

 

Peço desculpa de não ter conseguido ajudar a resolver o problema. Pelo que escreveu na descrição do problema quando colocou a seu questão, tentei ajuda-lo ao sugerir que confirmasse que não havia algo nos contactos das antenas externas (que normalmente não são usados).

Eu não esperava que fosse esse o problema, mas uma vez verificada essa hipotese, pelo menos eliminava-se rapidamente essa possíbilidade.

Espero que consiga que o apoio tecnico consiga ajuda-lo mas temo será dificil. Se considera que tais valores são estranhos para download/upload e depois escreve que “o sinal 4g é estável” e “o download e upload seriam do memso valor ou proximos”, lamento dizer que acho que não entende como funciona telecomunicações sem fios, e quando escreve  “penso que nao será por ai”, está a pensar mal. Eu espero estar enganado, mas é o que me parece.

Só estava a tentar ajuda-lo a despistar o seu problema começando por algo fácil e rapido.

De qualquer forma, não vou escrever aqui como funcionam sistemas de telecomunicações sem fios, bidirecionais, pelo que teria de explicar electromagnetismo, tipos de ligações e canais necessários para cada tipo, sem falar das implicações de sistemas de telecomunicações em meio partilhado, com equipamentos com capacidades energéticas disponíveis de transmissões dispares e que a classe e qualidade dos receptores de cada ponto se demonstra/comprova com o preço deles em euros: um equipamento tem receptores de 8€ e do outro lado o receptor deve custar muito mais que 800€ (e como não é só um, deve ter uns 10) podemos falar num modulo receptor de 8000€.

Vou tentar ajuda-lo de novo deixando uma recomendação: na minha opinião, é muito pouco provável que haja algum problema da responsabilidade do MEO. Dessa forma, e assumindo que a questão reside do seu lado, eu recomendava vivamente quando ligar para o serviço a clientes, que oiça atentamente o operador que o atender, e que recomendo que siga as indicações do apoio técnico do MEO.

Ajude-os a ajuda-lo a si.

 

Com os melhores cumprimentos e votos consiga ver o seu problema resolvido no mais breve possível.

 

João Pedro Taveira

Caro João Taveira, não me interprete mal. Eu percebo o que me quer dizer, longe de mim por em causa o seu conhecimento. O que me faz confusão é que, nós meu telemóveis, da rede Vodafone e  Nós, quando faço os testes, o valor de download e upload , são muito mais próximos , o de download superior é certo. 

Sempre tive a sensação que estes valores seriam próximos ou estarei errado?