Já há cerca de dois anos que ando em telefonemas com o apoio ao cliente para ser ILUDIDO. Tive um problema com uma box durante o período todo da ultima fidelização e a resolução que vocês me ofereceram foi dar me uma box exatamente igual, só que mais pequena e ainda mais lenta.
Após esta situação que ainda não esta nem perto de ser resolvida acontece que, de há uns tempos para cá tenho vindo a reparar que a velocidade da net que estou a pagar não está de todo a ser aquilo que estou a usar. Neste momento estou a pagar 500mbps e só consigo obter 94.5mbps por cabo, cabo esse que é um cat6 (supostamente suporta velocidades ate 10gbts). Qual não é o meu espanto quando da ultima vez que expus este problema, a vossa indicação seria que o problema estaria do meu lado, pois parece-me que não. Verifiquei o que tinha a verificar, se o cabo consegue aguentar essa velocidade, se a placa do meu computador consegue aguentar essa velocidade (porque ate isso meteram em causa, nunca seria um erro vosso), ate me disseram que era normal dar mais velocidade se metesse o telemóvel a fazer um teste de velocidade do que a velocidade por cabo. Ora, esta situação ja se torna desagradável visto que até nas definições do router a velocidade é de 100 mbps e isso aí já se torna estranho parece ja uma espécie de furto. Porque estou literalmente a ser roubado por estar a pagar uma coisa que nao consigo ter acesso nenhum!!!
Como podem observar a unica maneira de obter valores acima de 100mbps é usando o wifi 5GHZ agora para que serve um cabo de rede??
Usar um cabo de rede em vez de Wi-Fi oferece várias vantagens, especialmente em termos de estabilidade, velocidade e segurança:
-
Estabilidade de Conexão: As conexões por cabo são menos suscetíveis a interferências, enquanto o Wi-Fi pode ser afetado por obstáculos físicos (como paredes) e por outros dispositivos eletrônicos que utilizam frequências semelhantes. Isso significa que a conexão por cabo é geralmente mais consistente e com menos quedas.
-
Velocidade: Em muitos casos, um cabo Ethernet oferece uma velocidade de transferência de dados mais alta que o Wi-Fi, especialmente em redes mais antigas ou onde o sinal Wi-Fi não chega com força total. Isso pode ser crucial para tarefas que exigem alta largura de banda, como streaming de vídeos em 4K, jogos online e transferências de arquivos grandes.
-
Menor Latência: A latência, ou o tempo que um dado leva para ir do ponto A ao ponto B, tende a ser menor em uma conexão cabeada. Essa vantagem é especialmente importante para jogos online e videoconferências, onde até pequenos atrasos podem fazer uma grande diferença na experiência.
-
Segurança: Uma rede cabeada é menos vulnerável a invasões em comparação com o Wi-Fi, que pode ser mais facilmente acessado por pessoas nas proximidades. No caso de redes Wi-Fi mal configuradas ou sem senha, a conexão cabeada oferece uma camada adicional de segurança.
-
Menos Sobrecarga: Em ambientes com muitos dispositivos conectados ao Wi-Fi, pode ocorrer sobrecarga e uma consequente degradação do desempenho para todos os usuários. Com um cabo, cada dispositivo tem uma conexão dedicada, evitando este problema.
Tendo em conta que o meu router é um FiberGateway GR241AG (pelo nome parece recente mas foi fabricado em 2018, acho que um equipamento com 6 anos pode ja não estar na sua melhor forma) o que posso fazer mais para tentar remendar este vosso erro?? Volto a dizer as ultimas vezes que ca vieram técnicos nada fizeram porque nao foi passada a informação de que seria necessária uma reparação/troca de router. Será que desta vez haja alguém que perceba que tenho um problema de lentidão em fazer zapping, outro problema que como a nova box é igual mas ligeiramente mais pequena nem consegue captar o comando da mesa de jantar. Ou sera que alguém vá perceber que o router que tenho nao tem as condições necessárias para suportar o meu pacote. Ou será que alguém me vai dar um a resposta plausível para estes problemas todos???
Obrigado e estou profundamente desagradado com o vosso serviço!!!!!!