Eu instalei um servidor de samba no ubuntu, se estiver na rede funciona, se estiver fora, não dá, já andei a pesquisar e vi que tinha de abrir umas portas no router, abri-as (https://www.cyberciti.biz/faq/what-ports-need-to-be-open-for-samba-to-communicate-with-other-windowslinux-systems/) e mesmo assim não dá.
Também meti a máquina na DMZ.
Alguém sabe o que pode ser?
Obrigado
Quando dizes “abrir portos” foi fazer port mapping do porto X no router para o endereço IP local do servidor Samba no Ubuntu porto Y?
Em que X e Y podem até ser diferentes.
E nos computadores que estão fora da rede configuraste-os para aceder ao Samba no router, porto X?
Não gosto de ser chato nem pedante, mas o protocolo usado pelo Samba/CIFS não foi desenhado para funcionar através de firewall/router para estar disponível em toda a Internet. É por uma questão de segurança. Não quer dizer que seja possível de fazê-lo, mas será sempre complicado ter uma configuração que realmente funcione.
Se tiveres um FibreGateway ou semelhante equipamento da Altice/MEO, então nem vale a pena tentares: não existe suporte a nível de routing para esse tipo de protocolos, e penso que seja deliberado.
Existe, isso sim, uma solução simples — que é terminares uma VPN no Ubuntu. Ligas-te de fora via VPN, e depois montas as pastas por Samba. Simples.
Como as VPNs foram mesmo desenhadas para este tipo de coisas, à partida não terás grandes problemas. Mas como és tu que controlas os dois extremos, é tudo uma questão de configuração.
Eu tenho um NAS em casa (também corre Linux… uma distro própria do fabricante) que faz, de origem, VPNs usando OpenVPN (e mais dois protocolos mais antigos). Funciona às mil maravilhas, e, como bónus, ainda consigo ter Meo Go fora de casa sem pagar mais…
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.