Pergunta

Rede primária sem isolamento da rede guest

  • 29 October 2023
  • 6 respostas
  • 90 visualizações

Crachá

Olá

Reparei que dispositivos conectados na rede primária são vistos por dispositivos da rede guest e vice-versa.
Pensava e contava com o isolamento das redes, afinal, para que serve uma rede guest se não para isolar os dispositivos da rede primária de serem detetados? Sempre pensei que, debaixo dos panos, fosse duas VLANs distintas.

No teste que fiz tive um desktop no cabo pelo IP 192.168.1.100/24 e um telemóvel na rede guest com IP 192.168.4.84/24. Consegui fazer ping do desktop para o telemóvel e, o mais grave, aceder via Remote Desktop do telemóvel ao desktop!

No caso estou com o router GR141DG fw 3GN8020700r1F.

É uma falha ou estou a cometer asneiras?


6 respostas

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

já foi reportado em tempos aqui no forum a mesma situação...na minha opinião é um erro gravissimo...e uma falha de segurança gritante...

Crachá

Notei esse comportamento há uns meses logo na instalação e pensei que fosse algum detalhe que eu deixe escapar na altura. Porém confirmo agora que é sim uma falha no firmware do router.

Se uma vulnerabilidade tão grosseira como essa passou despercebida pelos testes da Meo não quero nem imaginar o que ainda pode ser descoberto.

 

E um firmware update? Quando teremos? Ou vou ter de ficar pelos próximos 2 anos da fidelização com um router bugado?

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

podes reportar...mas não esperes que seja num prazo curto...

Crachá

A resposta que obtive, firmware novo só no próximo ano. Infelizmente incompreensível.

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

concordo...no entanto é uma questão de programação do firmware...não é uma prioridade porque quem se queixa é mesmo uma minoria...

Crachá

Uma clara definição de uma rede guest e como deveria se comportar dada pela Kaspersky:

https://www.kaspersky.com/blog/guest-wifi/23843/

 

Penso que muitos outros clientes Meo estjam vulneráveis acreditando que a rede guest faria o tal isolamento como mencionado.

Se a Meo tem outro entendimento sobre a rede guest este deveria ser melhor esclarecido ou então deixar como opcional o isolamento das redes ou não. Mas, infelizmente, as opções nos novos routers estão cada veis mais bloqueadas para edição.

Responder