Skip to main content

Já estou no final do contrato com a Meo e tenho verificado que são cada vez mais os contatos para a sua renovação. No entanto, apesar da velocidade tratada ser de 1 Gbps, a velocidade real anda na casa dos 30 Mbps. E a velocidade está a diminuir de dia para dia… Se a ideia for forçar a renovação do contrato, parece-me que terá o efeito exatamente oposto.

Olá ​@mhpramos 

Qual é o seu router? Os testes são por cabo ou por WiFi?

Bom daí eu estou muito contente agora com a minha net  satélite agora não falha nem encrava estou sem por cento contente com a meo o antigo era por cabo so encrava a e era a ADSL agora  com o ruter da zte da meo e outro nível de vida e de Internet agora estou cem por cento contente com a meo é pena ainda ser 4G mas logo se muda para 5 G  

Olá ​@Sofia faria 

Fico feliz em saber que está satisfeita com os seus serviços MEO.

Olá ​@mhpramos 

Qual é o seu router? Os testes são por cabo ou por WiFi?

O meu router é o fiber gateway GR 241AG. 

Já não faço a leitura por cabo há mais de um ano porque o router está num local onde a ligação de cabos está dificultada. Neste caso, obviamente a leitura que dei de 30 MBps é uma leitura encontrada com a medição feita através do wifi.

Também é óbvio para mim que a Meo não pode garantir velocidades em wifi, pois tal depende da qualidade do sinal e de eventuais interferências. No entanto, a leitura que referi foi obtida num momento em que no canal onde estava a rede não havia outro tráfego, num momento em que o software de que disponho que costuma aceder à internet estava desativado e num local onde, cerca de um ano atrás, os Bps verificados eram bem superiores.

Além disso, os factos de agora ver  vídeos com interrupções (quando antes, não notava problemas),  de ter notado um aumento no tempo dos downloads realizados, e ainda de nos últimos tempos ter notado no serviço de TV problemas de sincronização dos canais, corroboram o facto de uma queda na qualidade do serviço internet fornecido.

A perda da qualidade tem sido sentida por mim em quaisquer dos aparelhos que utilizo para acesso aos conteúdos que incluem além das TVs, telemóveis e portáteis com windows 11 instalados.

Também tenho reparado que de cerca de dois meses até esta data, a velocidade da internet, ainda que com “altos e baixos” aparenta revelar um decréscimo na qualidade, o que é curioso, uma vez que supostamente esta seria a pior altura para os serviços piorarem, uma vez que estou em final de tempo de fidelização e existem outras empresas concorrentes.

Olá ​@mhpramos 

Está ligado á banda de 2.4Ghz ou à de 5Ghz? Se for na de 5Ghz não é normal ter apenas 30Mbps.

Olá ​@mhpramos 

Experimente reiniciar o Fibergatway, para ver se melhora o serviço, e mais tarde faça o teste de velocidade novamente.

Verifique se o cabo de Fibra está bem encaixado e não está danificado, pois o mesmo é frágil, verifique a potência da Fibra

Se fizer o teste por Wi-Fi, faça na rede de 5Ghz e nas melhores condições. Se fosse possível, era preferível fazer o teste de velocidade por cabo Ethernet para testar se o problema está no Wi-Fi, ou se por cabo tem também velocidades abaixo do esperado.

Se continuar com velocidades lentas, e problemas no serviço, deve reportar ao Apoio Técnico, para verificar a ligação, e talvez enviar um técnico, ou talvez substituir o Fibergatway.

Olá ​@mhpramos 

Experimente reiniciar o Fibergatway, para ver se melhora o serviço, e mais tarde faça o teste de velocidade novamente.

Verifique se o cabo de Fibra está bem encaixado e não está danificado, pois o mesmo é frágil, verifique a potência da Fibra

Se fizer o teste por Wi-Fi, faça na rede de 5Ghz e nas melhores condições. Se fosse possível, era preferível fazer o teste de velocidade por cabo Ethernet para testar se o problema está no Wi-Fi, ou se por cabo tem também velocidades abaixo do esperado.

Se continuar com velocidades lentas, e problemas no serviço, deve reportar ao Apoio Técnico, para verificar a ligação, e talvez enviar um técnico, ou talvez substituir o Fibergatway.

Já cheguei a fazer o que referiu. Testes de velocidade com o cabo é que não tenho feito.

Ao que me parece, o tráfego wireless atinge alguns picos de saturação, mas como isso não explica o facto da box entrar tantas vezes em freeze e também não explica alguns valores encontrados para o wireless em canais vazios, suponho que o router está com problemas.

Além disso, tenho o hábito de quando encontro um canal mais vazio, por vezes faço o check da velocidade nesse canal, e os resultados que normalmente não são grande coisa, ultimamente tem apresentado valores piores, o que faz parecer algum problema recente. Até porque os valores oscilam bastante, conforme os dias...

O problema de recorrer ao apoio técnico está no facto de já ter ficado “pendurado” no telefone e não ter tempo disponível para isso…  No entanto, parece-me uma situação incontornável e terei de a utilizar… 

De qualquer forma, obrigado! Peço desculpas a todos pelo “desabafo”!

Olá ​@mhpramos 

Lamento a situação.

Contacte o Apoio Técnico 16209 (consulte o tarifário)

@mhpramos 

“ porque o router está num local onde a ligação de cabos está dificultada “
e colocou mais obstáculos em linha reta entre equipamentos de recepção ?

poderá estar na origem de maus resultados desde o inicio da instalação e atuais 30 Mbps.

com a renovação de contrato, o técnico poderá indicar um melhor local ou não para colocar o router para melhor cobertura em Wi-Fi.. 

existem extensores e repetidores Wi-Fi6 e poderiam ser adicionar, nas instalações com má cobertura.

desejo sistema wireless com boa cobertura.
bom domingo.

Responder