Resolvido

Reboots FGW GR241AG

  • 23 February 2023
  • 25 respostas
  • 329 visualizações

Crachá +2

Há uns tempos para cá a minha FGW começou a ter reboots inesperados, após contactar com o serviço de apoio, trocaram o router.

Pensei que a situação se fosse resolver mas não, continua tudo igual, só hoje já reiniciou 4 vezes.

E esses reboots ocorrem quando estou a ter alguma actividade em que seja necessária mais largura de banda, nomeadamente uma video chamada, com a VPN para acesso ao escritório ligada.

O apoio técnico diz que o problema é do switch que lá está ligado mas não é pois já o desliguei para testar e inclusivamente já o troquei porque adquiri um Managed Switch. Eu realmente não percebo muito de redes mas o tipo que me atendeu ainda percebe menos.

Os logs do router são escassos e inconclusivos:

/cli/debug>
/cli/debug>
/cli/debug> reboot-cause
+--------------------------------------------------------------------------------------------+
|Reboot Cause                                                                                |
+------------------------------+------------------------------+------------------------------+
|Start Date                    |End Date                      |Cause                         |
+------------------------------+------------------------------+------------------------------+
|Mon Jan 23 12:16:59 2023      |                              |Watchdog-mdmLock              |
|Thu Jan  1 00:17:27 1970      | Mon Jan 23 12:36:34 2023     |Watchdog-kernel               |
|Mon Feb 13 10:55:15 2023      | Mon Feb 13 10:57:13 2023     |Watchdog-mdmLock              |
|Mon Feb 13 17:04:16 2023      | Mon Feb 13 17:06:13 2023     |Watchdog-mdmLock              |
|Thu Feb 16 12:01:27 2023      | Thu Feb 16 12:03:27 2023     |Watchdog-mdmLock              |
|Thu Feb 23 10:17:22 2023      | Thu Feb 23 10:19:28 2023     |Watchdog-mdmLock              |
|Thu Feb 23 10:38:39 2023      | Thu Feb 23 10:40:37 2023     |Watchdog-mdmLock              |
|Thu Feb 23 15:50:47 2023      | Thu Feb 23 15:52:42 2023     |Watchdog-mdmLock              |
|Thu Feb 23 16:27:05 2023      | Thu Feb 23 16:29:01 2023     |Watchdog-mdmLock              |
+------------------------------+------------------------------+------------------------------+
/cli/debug>
/cli/debug>
/cli/debug>
 

Alguém tem o mesmo problema?

Outra coisa, alguém sabe o contacto do apoio técnico por e-mail para eu enviar estes logs e forçá-los a resolver o problema?

Obrigado.

icon

Solução por NeoPayne 24 February 2023, 13:35

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

25 respostas

Reputação 2
Crachá +5

Trocaram também o transformador ou só o router?

Crachá +2

Trocaram também o transformador ou só o router?

Só o router, mas porquê?

Reputação 2
Crachá +5

Deixaram o transformador do novo ?

Troque , o problema é do transformador. Aquece e faz reboot.

Crachá +2

Deixaram o transformador do novo ?

Troque , o problema é do transformador. Aquece e faz reboot.

Não deixaram o transformador do novo. Mas vou ver se tenho algum aqui por casa com corrente superior, embora ache muito estranho ser do transformador quando o problema surge quando se está a usar mais largura de banda.

Obrigado pela resposta.

Reputação 2
Crachá +5

É do transformador, não é o primeiro nem o último.

Crachá +2

É do transformador, não é o primeiro nem o último.

Espero que tenha razão, se assim for, é simples de resolver.

Reputação 2
Crachá +5

Depois diga se tenho  :) 

Crachá +2

Claro que sim.
Já mudei o transformador que lá estava (12V 3.0A) para um mais potente, 12V 4.16A.
Depois dou feedback.

Obrigado.

Crachá +2

Bom dia,

Tal como eu esperava, não resolveu, continuam os reboots. Mais um hoje de manhã.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

e problema poderá estar no switch, pois se for um que faz gestão de IP’s entra em conflito o router da Meo...e se existir demasiadas ligações virtuais no router o mesmo entra em reboot...só o sistema operativo ocupa a cabeça cerca de 400 a 600 ligações...os router’s tinham limites de 4 a 6 mil...

Crachá +2

Viva,

Obrigado pela resposta mas tal como eu disse, já testei sem o switch e troquei por um managed, o problema ocorre na mesma, daí não é.

Poderá ser algo “na rua”?

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

garantidamente é no router...ou switch…

 

mas se for excesso de ligações, só vejo como solução a colocação de um 2º router como gestão de internet...não um switch

Crachá +2

Bom, como eu disse, o router foi trocado, o switch já testei sem ele e troquei-o depois. O problema manifestou-se sempre.

Entretanto voltei a ligar para o Apoio técnico que fez um “reset á fibra” e posteriormente eu fiz manualmente ao router a pedido do técnico.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

assim que as ligações voltarem a exceder as limitações os reboot’s voltam…

 

o que disse foi retirar o switch, manter o router da Meo mas ligado em brigde e a gestão da net ser feita por um router pessoal...em principio é o que resolve quando o cliente tem um uso intensivo com o router.

Crachá +2

É uma solução, sim, mas não faz sentido nenhum, se pago por um serviço, tem que estar a funcionar a 100%, ponto.

E não sou o único neste país com MEO e a fazer video chamadas por Teams/Skype/etc. Inclusivamente, em tempos até fazia download de torrents e isto não ocorria. Há uns anos que já não o faço.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

se estás a ter um uso profissional para um equipamento residencial, perdes toda a razão no que estas a tentar afirmar...

Crachá +2

boas

 

se estás a ter um uso profissional para um equipamento residencial, perdes toda a razão no que estas a tentar afirmar...

Mas qual uso profissional? Até parece que tenho 300 clientes ligados ao router…

Se eu digo no início que o problema ocorre quando estou a fazer uma chamada de vídeo no Teams, onde é que isto é profissional? Repito, não sou o único em PT a estar em teletrabalho e a fazer reuniões com vídeo e partilha de conteúdos. O switch ser managed, que pode ter dado a entender que tenho imensos clientes lá ligados, não é o caso, é apenas de 8 portas que, devido a umas alteração do local da máquina de lavar roupa, neste momento apenas está uma porta em uso.

E o problema ocorre mesmo sem ter switch algum lá ligado.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

enquanto não apanhares um bom técnico a fazer testes ao router e confirmar o excesso de ligações não vais resolver nada...e eles também não.

Crachá +2

Mas como afirmas que é excesso de ligações?

Senhor Hugo

Quando tinha computador antigo e desligava era por causa do aquecimento do CPU

Eu no vosso lugar ligava o transformador a fonte de alimentção em outra tomada para ver o que acontece, mas o problema não deve ser de mau contacto.

Quando mudaram o Router não devem ter mudado o cabo ótico entre a tomada de fibra o router? 

Há quanto tempo tem a instalação e como é a baixada? 

Li que o router Fiber Gateway GR241AG tem RAM 128 MB, o modelo GR141DG Wi-Fi6  tem 256 MB. 

Acredito que o senhor é esperto e vai chegar a uma conclusão rápida por exclusão de partes.

Cumprimentos.

José Francisco.
PS vou comprar um timer semanal para desligar e ligar (reboot) um router igual ao vosso antes que fique confuso.
 

Crachá +2

Boa tarde caro José,

O problema não advém da tomada, como é lógico.

É correcto, não mudaram o cabo de fibra, no entanto, pelos testes feitos pelo técnico, a fibra está 100% funcional.

A instalação tem, pelo menos, 2 anos e o problema começou há cerca de 2 meses. Como é baixada? Não percebi.

 

Entretanto entraram em contacto comigo e pediram que desactivasse a firewall do router porque o problema poderia ser daí...

Boa tarde caro José,

O problema não advém da tomada, como é lógico.

É correcto, não mudaram o cabo de fibra, no entanto, pelos testes feitos pelo técnico, a fibra está 100% funcional.

A instalação tem, pelo menos, 2 anos e o problema começou há cerca de 2 meses. Como é baixada? Não percebi.

 

Entretanto entraram em contacto comigo e pediram que desactivasse a firewall do router porque o problema poderia ser daí...

 

Boas Hugo.

Depois da sugestão da empresa Netgear e outros que recomendam agitar os cabos para ver se há interrupções.
Não é no seu caso, mas  alguns routers arrefecem melhor quando estão a 15 cm de objectos, para as temperaturas não ultrapassar 47ºC. 

Existem kits (2 ventoinhas) externas para uzo intenso de alguns Routers mais antigos da ASUS AC1900 com Memória 128MB Flash/256MB.| CPU 1GHZ Dual-core 

O seviço tem de funcionar bem com todo o tipo de clima. 

Com a desactivação do firewall no rooter pode resolver problema de conflitos e deixar de fazer Reboot (reiniciar). Dentro de alguns dias pode tirar uma conclusão.

Como durante 2 anos não teve problemas e passou a ter desde há 2 meses poderá ser de outra coisa incluindo o que o Hugo pensa.

Cumprimentos 

Jose F






 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

agitar os cabos??? 😣...lindo conselho…

 

@hugo_bsb o excesso de ligações virtuais...todos os programas de um PC tem ligações virtuais constantes, nem que seja para fazer atualizações automáticas…

 

basta teres algum programa manhoso...SPAM ou Malware e estares a ter demasiadas ligações constantes ao router e ele desliga por não conseguir manter as ligações.

Crachá +2

boas

 

agitar os cabos??? 😣...lindo conselho…

 

@hugo_bsb o excesso de ligações virtuais...todos os programas de um PC tem ligações virtuais constantes, nem que seja para fazer atualizações automáticas…

 

basta teres algum programa manhoso...SPAM ou Malware e estares a ter demasiadas ligações constantes ao router e ele desliga por não conseguir manter as ligações.

Ok, percebi, mas realmente é um grande galo estarem os dois routers com esse problema.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

o problema não está no router mas nos equipamentos ligados ao router...algum deve estar com algum problema...