Skip to main content

Apos trocar o router meo fiber gw por um novo com wifi6 queria refazer as leases estaticas da rede Lan e mesmo apos as ter apagado por telnet no router, sepmpre que quero colocar de novo diz que já existe uma com esse mac e IP.

tanto no Web Gui como por telnet sempre que faço o show das leases estaticas não aparecem nenhumas.

se os equipamentos se ligarem à rede obtêm ips diferentes aos das leases. Onde raio ele guarda a info antiga +para não deixar criar as novas????

Faça um reset


mais de 10 chegam…..


@Joao Zagallo

Reset total ou parcial?

 

Desligue da tomada uns minutos e volte a ligar.


reset por SW e reset no botão com desligar o RT.
 

Parece que a Meo tem as conf do Rt guardadas na nuvem e vai busca-las assim que o RT liga à Wan.

 


Quando o RT chegou hoje pela mão do tecnico que o trocou, mal o liguel à fibra e à rede local, assim que lhe tive acesso as configurações do anterior estavam espelhadas neste novo. Achei estranho por isso digo que a Meo deve ter as conf. dos RT guardadas nos servidores deles. o prob é que já limpei as leases estaticas por telnet, faço o show e não aparece nada e depois vou configurar novas quer por telnet que pelo GUI web e diz que já existem. Como podem existir se ligo os equipamentos com esses MAcs e eles ganha outros ips no DHCP???? não acredito em bruxarias.


Pois, realmente não faz sentido.

Ja ligou para o apoio técnico?


agora apanhou-me, essa ainda não fiz. mas tb não costuma funcionar/resolver.


Como sou uma pessoa minimamante organizada fui ver os print screens que tinha da config do RT anterior e verifiquei que as static leases estavam feitas na bridge Default. Este novo RT não possi essa bridge . Só possui a brlan0 e a brlan1 que estão a vazio. Já tentei por telnet apagar as leases na default mas não deixa pois não existe neste RT. De alguma forma vai validar nalguma lista pois continua a dizer que o MAC e o IP já exietem noutra entrada de lease.


Bom dia o meu ruter  acha que vai actualizar diga do zte actualiza ou nao


Bom dia, já resolvi o problema.

Comprei uma firewall gateway da Ubiquiti e coloquei o RT da MEO em bridge e desactivei tudo do RT da MEO: DHCP, DNS, WIfi.

Está tudo a funcionar maravilhosamente  finalmente.

Contactei o serviço tecnico da MEO que foi parar a uma empresa externa que para alem de me cobrarem .74€ por min na chamada telefonica não resolveram o problema e ainda me desligaram o telefone. MEO continuem assim que vão no bom caminho…..


Responder