O que é o Wi-Fi 6

  • 24 January 2022
  • 0 respostas
  • 204 visualizações
O que é o Wi-Fi 6
Reputação 7
Crachá +26

O Wi-Fi 6 é a norma de comunicaçao por Wi-Fi mais recente. Traz mais velocidade proporcional, possibilidade de conectar mais dispositivos, menos interferência, poupança de energia e mais segurança.

 

Vamos aprofundar um pouco mais as suas vantagens:

Mais Velocidade

O Wi-Fi 6 traz um avanço significativo na velocidade suportada, quando comparado com o Wi-Fi 5. O padrão é capaz de suportar velocidades de conexão de 9,6 Gb/s, enquanto o seu antecessor era capaz de chegar até 3,5 Gb/s.

No entanto, esses limites são considerados teóricos, pois dificilmente algum dispositivo será capaz de atingir tais velocidades por conta de perdas naturalmente causadas por sinais wireless.

Em condições normais de utilização, o Wi-Fi 6 pode alcançar taxas de transmissão de mais de 1.200 Mb/s, enquanto o Wi-Fi 5 conseguia atingir pouco mais de 860 Mb/s.

Ainda assim, o limite total suportado pelo novo padrão supera em duas vezes a capacidade do anterior. E outro ponto positivo é que toda a velocidade pode ser dividida entre os dispositivos que estão conectados à rede.

 

Mais dispositivos ligados

Geralmente, quando há vários dispositivos ligados na mesma rede Wi-Fi, por exemplo uma pessoa a jogar online e outra a assistir à Netflix, existe uma diminuição na velocidade e altos índices de instabilidade. Agora, o padrão é capaz de dividir melhor o mapeamento das necessidades de cada dispositivo.

O principal foco do Wi-Fi 6 é garantir que muitos aparelhos estejam ligados à mesma rede com a menor interferência possível.

Também é importante ressaltar que as velocidades dos dispositivos podem não ter um aumento significativo em casos isolados. Isso acontece porque o padrão não foi desenvolvido para garantir a velocidade máxima para um dispositivo apenas, mas sim para dividir essa velocidade entre todos os dispositivos ligados/conectados na mesma rede.

 

Menos interferência

Routers e outros equipamentos compatíveis com a nova tecnologia vão usar uma assinatura chamada de BSS Color, que ajuda a identificar pacotes de informações de cada rede. Dessa forma, será possível prevenir interferências de outras redes Wi-Fi.

Os equipamentos passam a conseguir diferenciar os pacotes de informação que lhes são destinados, dos que são destinados a outras redes. Acabaram-se interferências da rede dos vizinhos!

 

Poupança de energia

O Wi-Fi 6 chega com um recurso chamado Target Wake Time (TWT), que “dá permissão” para os routers programarem horários de verificação de status dos dispositivos que a ele estão ligados. Por isso, aparelhos com suporte Wi-Fi 6, principalmente telemóveis, gastarão menos bateria devido ao uso de internet, já que ficam inativos em vários momentos do dia.

 

Mais segurança

Por fim, o protocolo WPA3 tornou-se um requisito obrigatório para que os routers com suporte Wi-Fi 6 sejam certificados pela Wi-Fi Alliance. Ele introduz a criptografia de 192 bits para troca de dados, que aumenta a dificuldade de  rastreamento/hackeamento de informações enviadas de um ponto de acesso para smartphones, SmartTVs e outros dispositivos conectados, mesmo em redes sem password. Esse tipo de criptografia está de acordo com o Commercial National Security Algorithm do Comitê de Segurança Nacional dos EUA.

 


0 respostas

Sê o primeiro a responder!

Responder