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Pergunta

O meu Fibergateway nao recebe IP publico com Bridge Ativo

  • 9 de fevereiro de 2025
  • 8 respostas
  • 141 visualizações

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Bom dia, 

Ontem necessitei de ativar o bridge mode no fibergateway do meu sogro sendo que a ideia seria ligar depois um router nosso para mais controlo sobre os nossos equipamentos na rede.

No entanto, verifiquei que o bridge mode não dava para ativar pelo WebUI. Liguei-me via SSH, e ativei o bridge mode através dos comandos que vi num outro fórum. No entanto, não estou a receber ip público na interface 4 do router. Estou a receber endereçamento 10.251.x.x. Sendo que o router só atua como DHCP server para a rede default 192.168.x.x, só posso concluir que este endereçamento da rede 10 estão a ser atribuídos pela meo. Contactei o suporte técnico de internet, indicaram-me que o bridge está ativo, mas tive muita dificuldade em explicar a situação aos operadores que me atenderam pois desconheciam os conceitos mais básicos de redes como  a diferença entre ip público e ip privado. 
Pedi que a minha situação fosse encaminhada para um suporte técnico mais especializado mas indicaram-me que não há forma de escalar isto e só me resta ligar para apoio informático que é pago ao minuto. Ora, eu não tenho qualquer problema informático para resolver do meu lado. Só necessito que a meo entregue um ip público na interface que está configurada com modo bridge. Alguém sabe como poderei resolver isto? Ou pelo menos falar com alguém que pelo menos entenda o que estou a tentar reportar? Muito obrigado 

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8 respostas

ana_Paula
Super User
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  • 9 de fevereiro de 2025

Olá ​@ricardosal 

Já fez reset ao router?


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  • 9 respostas
  • 9 de fevereiro de 2025

Boa tarde Ana, sim e o comportamento é o mesmo. É atribuído um Ip de classe privada 10.251.x.x mas não recebo Ip público diretamente.


  • Novo Membro
  • 2 respostas
  • 10 de fevereiro de 2025

Bom dia ​@ricardosal 

Podes partilhar os comandos para fazer a activação do modo bridge por SSH?

 

Obrigado


ana_Paula
Super User
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  • 3643 respostas
  • 10 de fevereiro de 2025

Olá ​@cap05 

O comando via telnet/ssh é 

lan/bridge-mode/config --enable=enable

 


Boa noite. Tenho exatamente o mesmo problema. O meu fibergateway no modo bridge, só adquire IP privado. Já falei com o suporte técnico avançado e repetem o mesmo… ligar para a meo care. Obviamente que a meo care não consegue que o router atribua um IP público ao utilizar o modo bridge na porta 4. Fica a sensação que nem o suporte avançado percebe as diferenças entre os IP´s. Precisava criar uma rede VPN num router que é meu e a meo simplesmente não resolve.

Conseguiu arranjar alguma solução?

Obrigado

ricardosal disse:

Bom dia, 

Ontem necessitei de ativar o bridge mode no fibergateway do meu sogro sendo que a ideia seria ligar depois um router nosso para mais controlo sobre os nossos equipamentos na rede.

No entanto, verifiquei que o bridge mode não dava para ativar pelo WebUI. Liguei-me via SSH, e ativei o bridge mode através dos comandos que vi num outro fórum. No entanto, não estou a receber ip público na interface 4 do router. Estou a receber endereçamento 10.251.x.x. Sendo que o router só atua como DHCP server para a rede default 192.168.x.x, só posso concluir que este endereçamento da rede 10 estão a ser atribuídos pela meo. Contactei o suporte técnico de internet, indicaram-me que o bridge está ativo, mas tive muita dificuldade em explicar a situação aos operadores que me atenderam pois desconheciam os conceitos mais básicos de redes como  a diferença entre ip público e ip privado. 
Pedi que a minha situação fosse encaminhada para um suporte técnico mais especializado mas indicaram-me que não há forma de escalar isto e só me resta ligar para apoio informático que é pago ao minuto. Ora, eu não tenho qualquer problema informático para resolver do meu lado. Só necessito que a meo entregue um ip público na interface que está configurada com modo bridge. Alguém sabe como poderei resolver isto? Ou pelo menos falar com alguém que pelo menos entenda o que estou a tentar reportar? Muito obrigado 

 


ana_Paula
Super User
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  • 3643 respostas
  • 21 de março de 2025

Olá ​@brunogoncalves25 

Tem de insistir com o Apoio Técnico e explicar que pretende desativar o CGNAT, diga que pretende aceder aos seus dispositivos fora da rede.


Boa tarde ana_Paula.

Obrigado pela sua ajuda. Eles dizem que o CGNAT já está desativado.

Acabei de receber uma chamada da parte técnica que insistiu no contato com a meo care, até eu fazer algumas perguntas.

  • Quem atribui os endereços de IP para o fibergateway?
  • Porque motivo, se o CGNAT está desativado, a rede está a atribuir um IP privado?
  • Quem é que pode efetuar alterações à rede, como por exemplo se eu comprar o acesso a um IP fixo?
  • Qual é o objetivo de disponibilizarem o acesso ao modo bridge, se depois não é possível o acesso à porta 4, em bridge? (eu e outras pessoas claro)

Obviamente que a resposta a todas as perguntas, foi a Meo, mas dizem que nada podem fazer para resolver o problema, mesmo eu indicando que se a situação não for resolvida terei de rescindir contrato.

O apoio técnico, ou não está interessado em resolver o problema, ou não tem conhecimentos para o fazer. Qual delas o mais grave…

ana_Paula disse:

Olá ​@brunogoncalves25 

Tem de insistir com o Apoio Técnico e explicar que pretende desativar o CGNAT, diga que pretende aceder aos seus dispositivos fora da rede.

 


ana_Paula
Super User
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  • Super User
  • 3643 respostas
  • 21 de março de 2025

Olá ​@brunogoncalves25 

Terá mesmo de continuar a insistir nas chamadas com o Apoio Técnico, o MEO Care não consegue resolver nada.

Peça um IP Público, se encaminharem para o MEO Care explique novamente a situação e que pretende desativar o CGNAT para ser atribuído um IP Público.