Pergunta

IPv6: demasiadas e recorrentes mudança do prefixo, com agravante de perda total de conectividade

  • 27 January 2022
  • 2 respostas
  • 409 visualizações

Reputação 1
Crachá +2

Viva,

O meu fiber apresenta um uptime de 2 dias.

Desde então, estou constantemente a perder conectividade IPv6. O prefix muda, os nós da rede actualizam para o novo prefix, mas nada passa pelo router. Note-se que o IPv4 do router tem-se mantido igual durante as constantes mudanças do IPv6 prefix.

Eu tenho tudo configurado com prioridade ao IPv6 (por razões obvias). Não bastava já a infeliz ideia de se mudarem prefixos IPv6, sem qualquer uma justificação aceitável. Já trabalho com IPv6 há 16 anos e não consigo perceber esta ideia de mudar-se prefixos. O argumento da Segurança/Privacidade não pega. Basta não usar SLAAC.

O que se passa então com o firmware do fiber ou no backbone que possa estar a originar a perda de conectividade? Como se resolve a questão? Alterando o estado da Firewall IPv6, volta-se a ter rota. Eu tenho Fw IPv6 desactivada. Notei também que mudando Fw IPv6, o prefixo muda.

Resumindo:

  • do nada, o prefixo muda
  • rota p/ mundo IPv6 desaparece
  • manualmente: Fw IPv6 → On
    • rota p/ mundo IPv6 volta
    • e o prefixo muda
  • de novo, manualmente: Fw IPv6 → Off (como eu quero)
    • rota p/ mundo IPv6 mantêm-se
    • e o prefixo muda
  • … e volta tudo a funcionar IPv6, relativamente ao fiber
    • mas eu preciso de actualizar tudo o que é binds dos meus serviços
    • actualizar prefixo relativamente a ACLs
    • actualizar nameservers …

Hardware version: ONTRGW1405A027

Software version: 3RGW040C00r012

 

Aguardo resposta e com alguma brevidade, que estou em remote e IPv6 faz parte do meu trabalho. E por favor, partilhem o estado da questão, seja que “não sabem o que se passa”, “recente firmware upgrade”, “encontramos o problema,… rollout do fix só em fev”, … respostas “template” e/ou lero-lero é que não.

 

Saudações e saúde.


2 respostas

A meo muda de prefixo para forçar a comprar pacotes empresariais.

No caso da concorrente vodafone, tenho o mesmo prefixo á 3 anos sem nunca ter mudado.

Eu fiz um script que rastreia as mudanças de prefixo e coloco aqui as datas que o prefixo mudou até hoje (2023-04-04).

2022-08-01
2022-10-21
2022-10-22
2022-10-26
2023-02-26

Também estou com um problema com IPv6, não é possível configurar o protocolo SLAAC e os dispositivos Chromebook requerem SLAAC em vez de DHCP com IPV6

Responder