Resolvido

Fibra 500-100 - Packet loss constante - Ligação por cabo via powerline.

  • 15 February 2021
  • 5 respostas
  • 417 visualizações

Boa noite,

Tenho meo fibra há uns 2 anos e a ligação sempre pecou um pouco pela sua estabilidade (ping spikes frequentes em jogos online) , problema que ficou resolvido assim que consegui fazer ligação por cabo aos computadores da casa via powerline.

Nos ultimos meses, com a ligação por cabo, não tive uma única razão de queixa. A velocidade é limitada pela powerline mas a estabilidade que me trouxe compensou muito. 

Desde há uma a duas semanas tenho avisos constantes de packet loss em jogos online com algumas variações de ping temporárias (quando digo constantes é realmente 100% do tempo, ou seja, nunca existe melhoria).

Apesar de não me impedir de usar a rede, acaba por trazer limitações.

Procurava alguma ajuda em como fazer troubleshoot. Tenho o resultado de um tracert que fiz ao endereço da google, pois não consegui fazê-lo ao servidor de jogo em questão, mas quando comparado com alguns amigos noto algumas diferenças evidentes que não sei muito bem interpretar.

 

icon

Solução por omicronpersei8 15 February 2021, 03:03

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

5 respostas

Reputação 7
Crachá +23

não tem nada fora do normal nesse ping que fez, 30ms, o que deverá estar a provocar latência deverá ser o powerline. A melhor forma de descartar/despistar o problema é tentar ligar o computador por cabo direto ao router  e testar. Outro teste é reiniciar os equipamentos ligar pela ordem, primeiro router /ont depois os powerlines, ao extremo fazer reset de fabrica.


Há uma grande quantidade de coisas que podem fazer com que sejam uma combinação e sofra de interferência, ou até oscilação no tempo de resposta, etc. O powerline deduzo que poderá estar a sofrer interferência da rede eléctrica (aquecedores eléctricos, motores eletricos, variações na rede etc).

Constatei que de facto quando ligado diretamente ao router o packet loss desaparece.

No entanto ainda não consegui resolver o problema que provavelmente está associado à powerline, cabos utilizados ou mesmo na rede elétrica.

Curioso é que não houve nenhuma mudança no numero de aparelhos ligados à rede elétrica nas ultimas semanas, mas vou testar e se encontrar uma solução atualizo.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

as interferências até podem vir do exterior...há casos em que TV’s antigas conseguem fazer interferencias num predio inteiro...ou o motor do elevador por exemplo...

Reputação 7
Crachá +23

@adsilva 

Se tiver aquecedor eléctrico tente com ele desligado (genericamente qualquer equipamento electrico que tenha resistências poderá ser susceptível de criar interferências.)

Ou outros cenários é: Fichas triplas, eu já tive problema eletrico, mas só apareceu quando a ficha começou a dar problemas de contato.

A perca de pacotes poderá ser também falha/problema de sincronismo entre os powerlines (chegou a fazer reset neles?).

Se for algo externo isso pode ser uma pipa de problemas, Se for da rede, pouco poderá fazer, se é algum vizinho que tenha uma máquina que cause variações tb poderá não ser muito simpático/pratico de resolver.

Não custava muito era tentar em outras fichas na sua residencia. Não vá ser problemas de mau contato na ficha onde estão ligados os powerlines.

Ao que parece o problema estava num cabo rj45 possivelmente defeituoso. Fiz a substituição desse cabo e o problema até agora reduziu drasticamente. Depois disso reiniciei também todos os equipamentos, mas tudo indica que fosse do cabo (e ainda bem).

Agradeço as respostas !