Olá,
Tenho um FiberGateway GR241AG com o software 3RGW040A00r059. Não é muito «antigo» — salvo erro, tem cerca de dois anos — e está bem «cuidado», num espaço muito arejado ao qual ninguém chega, protegido com uma UPS (para estabilizar picos de corrente — nem imaginam como uma UPS prolonga a vida dos equipamentos), etc. À excepção do cabo de fibra, que é da exclusiva responsabilidade da MEO, a cablagem Ethernet usada cá em casa é toda ela CAT6, adquirida seja em locais especializados, seja a que foi montada ao longo do apartamento por técnicos credenciados (sim, eu sou maluquinho, e quando remodelei este apartamento, uma das minhas preocupações foi justamente ter cablagem de rede «de raíz», com um mini-bastidor embutido na parede, etc.). Isto só para dizer que penso conseguir excluir os problemas físicos do ambiente em que o FiberGateway está instalado.
Ao contrário de muita gente aqui no fórum, regra geral, não tenho tido problemas com o dito cujo. Preferia o interface da consola do Technicolor (muito mais parecido com os Ciscos a que estava habituado...), pois o do GR241AG foi claramente desenhado por um programador sado-masoquista — mas isso é uma questão de gosto pessoal, claro está. Também sinto a falta de algumas funções, mas como a MEO deu-me outras funções que não tinha, enfim, em média, estou satisfeito.
Há umas semanas para cá, depois de meses e meses sem a menor falha (muito antes da pandemia), o FiberGateway começou a «engasgar». Ora, no passado, especialmente nos sítios onde vivi anteriormente, esses «engasgos» ocorriam por volta das 2, 3 ou mesmo 4 da manhã — altura em que muito frequentemente ainda estou acordado e a trabalhar. Coincidiam quase sempre com alterações programadas pela MEO — por exemplo, o router podia fazer um reboot (originado remotamente) após receber um upgrade de firmware; ou a MEO podia ter expandido a fibra nas redondezas, obrigando a reconfigurar os seus sistemas de alguma forma, e forçando remotamente o router a mudar os seus parâmetros de configuração. Isto, como podem imaginar, não era assim muito frequente. Na esmagadora maioria dos casos levava uns minutos até voltar tudo a funcionar. Por vezes o «engasgo» obrigava a um reboot manual. Mas não passava disso.
Os «engasgos» agora são ligeiramente diferentes: podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas são mais frequentes de noite (a partir da hora de jantar, mais ou menos). Geralmente não reparo imediatamente que o router deixou de responder — há sempre buffers, caches, etc., e como muito raramente vejo TV, também não reparo se o sinal de TV «caíu». Normalmente só me apercebo quando «cai» a ligação ao NAS: ao fim de uns segundos, o meu Mac «desiste» de comunicar com as pastas partilhadas e informa que perdeu o contacto com as mesmas. Por vezes é possível ainda aceder via interface Web do GR241AG e fazer o reboot por software; mas o mais frequente é que o router pura e simplesmente deixe de responder e pronto, tem de ser mesmo desligado e voltado a ligar. Recupera rapidamente «como se nada tivesse ocorrido», por isso presumo que não fosse um problema de rede (da responsabilidade da MEO) mas sim do router.
Nunca reportei este erro à assistência técnica, pois ocorria a uma frequência baixa. Nenhum equipamento é 100% perfeito. É aceitável fazer um reboot de vez em quando, e podem haver milhões de razões perfeitamente válidas para isso acontecer.
Chega a pandemia e estava à espera do pior — em termos de sobre-utilização da Internet, já que muito mais gente passou a trabalhar remotamente a partir de casa (eu já o faço há 25 anos...) e aqueles que não o podem fazer passaram muito mais tempo em casa sem mais nada que fazer do que ver TV e aceder às redes sociais, incluindo aquelas que estão pejadas de vídeos… mas a verdade é que tenho tido sorte, e pelos vistos a MEO reforçou muito bem a rede na minha zona (Odivelas), pelo que não notei nenhuma «pioria» significativa do serviço.
Mas o certo é que estas «quebras» de ligação — ou do que quer que estivesse a acontecer ao router — eram vagamente irritantes. Decidi investigar um pouco, e durante algum tempo pareceu-me que a resposta era simples: o meu NAS está a sincronizar os dados externamente (e vice-versa: também recebe backups feitos num servidor remoto), e provavelmente atingi um limite qualquer do GR241AG, fazendo-o «engasgar-se» com a quantidade de informação a enviar e a receber (em simultâneo). Seja como for, resolvi isso limitando a banda a nível do NAS (deveria ser possível fazê-lo no GR241AG...), o que pareceu resolver (ou pelo menos melhorar!) a situação.
No entanto, de há uns dias para cá, tenho assistido a um problema novo, que é ainda mais estranho: volta e meia, sem razão aparente, o servidor de DHCP interno do GR241AG «morre», expirando todos os endereços IPv4 atribuídos, e removendo também toda a configuração IPv4 do GR241AG! Ora isto é mesmo estranho; e, para aumentar a estranheza, quando isso acontece, deixa de ser possível entrar via telnet (para o endereço IPv6, já que o IPv4 desapareceu...) ou via web interface. Ou melhor: ainda consigo ver o pedido de login/password, mas nenhum é aceite. Isto é particularmente estranho por ser algo que não está minimamente relacionado!
Levo bastante tempo a aperceber-me dessa situação, pois, desde que a MEO tornou todo o seu backbone IPv6, e grande parte dos serviços que uso usa IPv6 (incluindo esse tal servidor externo), pelo que «tudo continua a funcionar»… excepto que, volta e meia, começam a falhar alguns sites (aqueles que ainda não usam IPv6…). Por exemplo, o Google funciona, mas não o Bing. As minhas pastas remotas no NAS funcionam, mas não a OneDrive da Microsoft; e assim por diante. É nessa altura de «engasgamento generalizado» que vou ver as configurações da placa de rede… e vejo que os endereços IPv4 pura e simplesmente desapareceram das tabelas de todos os dispositivos. Deixa de ser possível aceder à MEOBOX (também só usa IPv4...). E não é uma questão de fazer um refresh ou renew lease — o servidor DHCP não está lá. Não sei se está sequer activo ou não; pura e simplesmente «emudeceu».
Também julgo, ou suspeito, que nessas alturas o servidor DNS do GR241AG deixa de funcionar. Mais uma vez: não me apercebo disso imediatamente, porque quase todos os meus equipamentos usam o 1.1.1.1 (ou melhor, o 2606:4700:4700::1111), portanto a resolução de nomes continua a funcionar.
Mas o resto parece bem. As duas redes (2.4 e 5 GHz) estão activas, e posso «sair» delas e voltar a «juntar-me» que ambas funcionam. Dão um pequeno erro no iPhone por um segundo ou dois (a dizer que a Internet não está disponível — porque não receberam endereço IPv4 via DHCP) mas depois conecta-se… mas apenas com IPv6. O mesmo se passa com o iPad.
Se tento usar o Meo Go com o iPhone — por exemplo — não consigo ligar-me à MEOBOX, pois esta aparentemente só tem um endereço IPv4, e, como tal, não é encontrado na rede.
No tal NAS que mencionei tenho a correr o Plex. Apesar do NAS propriamente dito estar a funcionar tanto com IPv4 como IPv6 (isto significa, por exemplo, que se as pastas partilhadas estiverem a ser «vistas» via IPv6, então não são desmontadas; isso só acontece quando foram montadas por IPv4), o Plex é chatinho, e só usa IPv4. Logo, nada funciona. Mas posso usar o VLC, por exemplo, para aceder a uma pasta remota no NAS, e abrir os vídeos por aí (e até ir buscar legendas ao OpenSubtitles.com, pois este tem um endereço IPv6 activo) — funciona sem problemas.
Isto só para explicar que não tenho, de todo, uma funcionalidade «limitada» ou «intermitente». Nada disso. Tudo o que (já) tenha um endereço IPv6 continua a funcionar precisamente como dantes. O que tiver ainda um endereço IPv4, deixa evidentemente de ser acessível (a não ser que se use um túnel… não experimentei) — fantástico como, ao fim de 25 anos desde a sua invenção, o IPv6 ainda continua a ser pouco utilizado…
Eis agora mais um pormenor curioso: aparentemente, os PCs com Windows 10 (é o caso do laptop e do desktop da minha mulher) não são afectados, ou seja, continuam a conectar-se via IPv4. Não consegui confirmar isto a 100%, até porque muitas vezes é a minha mulher quem detecta primeiro a «quebra na ligação». Mas hoje de manhã ela aparentemente estava ligada por IPv4, e eu «apenas» por IPv6 — digo isto porque ela estava ligada a um site que sei só funcionar por IPv4 e parecia não ter problemas. Ora eu tinha reparado que tinha «perdido» o acesso a IPv4… mas quando voltei a verificar, o DHCP entregou-me um endereço IPv4, e fiquei sem saber o que tinha acontecido. Quero com isto dizer que muitas vezes o DHCP recupera sozinho sem eu fazer nada. Ou seja, dá-se apenas um «engasgo» e a rede recupera por si só.
Outras vezes, infelizmente, não tenho outro remédio senão fazer um reboot ao router. Quando o GR241AG arranca, o DHCP para IPv4 está sempre a funcionar. É só ao fim de algum tempo que «desaparece». Quando? Não sei. Parece aleatório — tanto pode levar horas como dias.
Já desconfiei que fosse uma questão de tráfego excessivo na rede local (estava a escrever um outro artigo sobre isso, mas ainda estava mais comprido do que este ). Ainda não determinei com a certeza absoluta que o Windows 10 não é afectado — podia ser um problema apenas com a tecnologia Apple! No entanto, tenho pelo menos três dispositivos que não são nem Apple nem correm Windows — a impressora HP, o NAS Synology, e um TV dongle de marca chinesa. Os dois primeiros também «perdem» o acesso ao IPv4 ao mesmo tempo que os dispositivos Apple. O outro, enfim, na verdade não sei, porque acho que só funciona com IPv4 e — tal como a MEOBOX — fica simplesmente indisponível…
Colocar leases estáticas também não resolve o problema: é que, do ponto de vista dos dispositivos «afectados», o GR241AG também desapareceu da rede IPv4. Como não consigo entrar nele por IPv6 (aparentemente, os micro-servidores Web/Telnet/SSH que correm lá dentro estão «agarrados» a um endereço IPv4 — embora o caso do Telnet/SSH seja ainda mais estranho, pois se é verdade que «responde» ao endereço IPv6 tal como esperado, deixa de reconhecer o login/password habituais!), também não sei dizer o que se passa com o GR241AG.
Como isto é muito misterioso, queria saber se mais alguém teve uma experiência semelhante. Vou deixar um ticket no suporte técnico da MEO, mas presumo que seja uma questão tão complicada e específica que a «primeira linha» de suporte não saiba responder (até porque se soubesse, estaria na base de conhecimentos da MEO...), e é pouco provável que algum técnico da segunda linha tenha paciência para responder… provavelmente vai olhar para a minha ligação, dizer que a conexão está activa, e ignorar silenciosamente a «reclamação». Isto será tanto mais verdade se o GR241AG efectivamente não «perder» o endereço IPv4 e a MEO conseguir entrar no router remotamente. Mas enfim, logo se verá.
Entretanto, se tiverem sugestões do que deva fazer, sou todo ouvidos!
Abraços a todos.
Solução por omicronpersei8
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