Pergunta

Fibergateway e Access Point

  • 29 December 2020
  • 4 respostas
  • 2565 visualizações

Boa tarde,

Vamos lá ver se é aqui que alguém me consegue ajudar a resolver um problema que está a dar comigo em maluco.

Tenho MEO com o FiberGateway com modo bridge ativado, e tenho um router TP-Link Archer C60 a funcionar como Access Point. Funcionou bem durante 2 anos, mas há umas semanas trocaram-me o router da MEO por outro FiberGateway e o AP ficou meio passado.

Agora, ando a tentar reconfigurá-lo (fiz reset e tentei configurar de raiz) e simplesmente não consigo pô-lo a funcionar como deve ser. Muitas vezes, quando tendo ligar-me via wi-fi, fico «ligado, sem internet), e mesmo nas vezes em que me consigo ligar, recebo um IP estranho, que não tem nada a ver com a gama de IPs que o FiberGateway atribui.

Por exemplo, o FiberGateway funcina, como sabem, com 192.168.1.XXX, e o AP é configurado nessa linha, mas os IPs que me são atribuídos são tipo 176.78.117.XXX (LAN) ou 85.241.112.XXX (Wi-Fi), e ás vezes outros, mas nunca na linha do 192.168.1.XXX.

Como se não bastasse, a partir do momento em que termino a configuração do AP e ligo ao router MEO, deixo de conseguir aceder às configurações do AP, seja pelo IP fixo que lhe atribui, seja por qualquer dos IPs de gateway apresentados nos dispositivos com que me ligo. Ou seja, se quero testar nova alteração, tenho de voltar ao reset e a fazer tudo do zero.

Se alguém souber como posso resolver isto, agradeço profundamente. Ando às voltas há dias e nada.

Obrigado


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Não sei se já resolveu a situação mas posso informar as configurações que andei a testar.

Finalmente tive acesso à fibra, pois não estava fácil onde moro.

Para estender a minha rede comprei um TP Link Archer C6 e fiz configurações tanto como Router, como Access Point, ligando o cabo de rede na porta 4 do Fiber gateway, mas sem a opção de bridge on. Não notei alterações de funcionamento em qualquer dos modos. Optei pelo mode Access Point, pois tem menos probabilidades de interferências no wi-fi. No entanto se no fiber gateway  ligar a opção bridge, passo a ter problemas do tipo que descreveste no TP Link e só tenho acesso ao wi-fi 2.4 Ghz e deixa de funcionar em rede. Configurei o TP Link para o modo Router e voltou tudo ao normal. Também neste modo bridge on no Fiber Gateay e o TP Link em modo Router, não notei diferenças no funcionamento do wi-fi. 

 

Cps.

Paulo

Reputação 2
Crachá +3

Olá.  

Não sei se entendi bem.  Para estender o sinal Wifi a outras divisões mais distantes,  basta ligar o cabo do FIBERGETWAY ao segundo ROUTER,  só ? Sem configurações 

Obrigado 

Boa noite. Sim.

As únicas configurações que tem de fazer é no novo router.

No meu caso, liguei o cabo de rede entre a porta LAN 4 do fibergateway à porta WAN do router TP Link Archer C6, depois instalei a app Tether da TP Link, liguei o router TP Link, acedi à SSID original do router e segui as configurações que vão surgindo na app e já está.

Após várias configurações entre os routers, optei por não ligar a opção bridge na porta LAN 4 do fibergateway, pois surgem problemas de IP`s no router TP Link, em algumas opções ficamos logo com problemas, noutras inicialmente trabalha bem, mas depois começa a aparecer problemas de acesso dos equipamentos ao router TP Link por motivos de IP`s inválidos. Talvez se resolva com IP static, mas teriamos que andar a atribuir IP`s, subnet mask e gateway, por equipamentos manualmente.

Cps.

Reputação 2
Crachá +3

Olá ! 

Eu vou ser sincero,  acredito que seja fácil,  mas aquilo que me confunde são os termos técnicos e palavras em inglês usadas aqui no Fórum, e que baralha completamente  a quem não sabe,  como é o meu caso.

De qualquer forma,  Obrigado