Skip to main content

Não sei se alguém já passou por isso, mas tive problemas ao tentar conectar dispositivos Smart Home à rede do roteador da MEO, no meu caso, o FiberGateway CR241AG.

 

Contextualizando:

Os dispositivos Smart Home que se conectam via Wi-Fi necessitam de uma rede de 2,4 GHz e a configuração geralmente utiliza a conexão do celular que está a configurar o dispositivo. O problema é que este router vem com a opção de Smart Wi-Fi ativada e não é possível desativá-la. Com o Smart Wi-Fi ativado, não é possível separar as redes de 2,4 GHz e 5 GHz.

 

Numa outra discussão, sugeriram ligar para o serviço de apoio da MEO para que eles desligassem esta funcionalidade. No entanto, ao reiniciar o router, a configuração é restaurada com o Smart Wi-Fi ativado. O histórico dessa discussão está aqui:

 

Solução que serviu para mim:

A solução mencionada acima não é viável para mim, pois é temporária. Portanto, optei por reduzir a potência do sinal de 5 GHz ao mínimo possível, mantendo o sinal de 2,4 GHz com a potência máxima.

 

Em seguida, afastei-me do router e coloquei-me atrás de algumas barreiras, como uma porta ou uma parede, para garantir que o sinal de 2,4 GHz chegasse mais forte do que o de 5 GHz onde eu estava. Depois, desativei o Wi-Fi do celular e voltei a ativar para que ele se reconectasse. E funcionou: ele conectou-se à rede de 2,4 GHz e a configuração do dispositivo Smart Home foi bem-sucedida.

 

Finalizando:

No final, restaurei as configurações originais com ambas as bandas a 100% de potência. Se foi útil para você, dá um Like para eu saber por favor.