Devia funcionar bem , tenho essa ligação.
Embora eu liguei do router ao switch e do switch ao extensor.
Eu suspeito até que possam ser conflitos de IPS ou algo do gênero mas sou um noob gigante na matéria.
Tenho de testar as coisas a fundo.
@Gavetas algum motivo em especial para teres essa config ao invés de ligação ao extensor e do extensor ao switch?
Não , só mesmo porque é o que tinha que ser , mas tenho esse switch da tplink e dá td bem .
Eu fazia um reset ao extensor e desligue, depois um reset ao router, depois do router estar on , ligue o extensor e emparelhe novamente.
Vou fazer isso, sim.
Se calhar também testo essa alternativa de Router --- RJ 45 --- > Switch --- RJ 45 --- > Extensor
E ligo a Consola jogo + Aparelho medir gasto energia ao switch direto, sendo que o extensor fica apenas a propagar o WIFI para as box das TVs e para os telemóveis.
O que achas @Gavetas ?
Eu tenho assim , o extensor é só para o Wi-Fi e o switch para os aparelhos.
boas
verifica se o extensor tem gestão independe de IP’s, o sistema da Meo não gosta disso…
tem de ser um switch passivo.
boas
verifica se o extensor tem gestão independe de IP’s, o sistema da Meo não gosta disso…
tem de ser um switch passivo.
Boas @NeoPayne. Obrigado pela tua resposta.
É o extensor próprio da MEO. Como posso verificar essa questão da gestão independente de IP’s, tens ideia?
O switch é o TP-LINK 5P Gigabit TL-SG105S
Cumprimentos
Esse switch não faz gestão de ips .
Não me lembrei de um “pormaior”.
Eu desliguei o switch durante um período e mantive apenas o extensor ligado ao Router e ele fez exatamente o mesmo.
Parece que perde a ligação ao router FIbergateway (ainda que ligado por cabo) e fica com o sinal de WIFI a vermelho permanente.
Temos depois de aguardar ou reiniciar o extensor para que ele volte a funcionar.
Ou seja, o problema não residirá no switch, creio. Algo no extensor pode não estar “saudável”. Não sei….
Reset aos dois como já disse .
boas
por vias das duvidas...se possivel verificar as cravações do cabo…
ou então a resposta mais facil...excesso de transmisão de dados e ele não aguenta...
boas
por vias das duvidas...se possivel verificar as cravações do cabo…
ou então a resposta mais facil...excesso de transmisão de dados e ele não aguenta...
Sim. Também vou verificar as pontas dos cabos.
Gratos pela ajuda :)
o cabo que vem do fibergateway tem de ser ligado na porta 2 do extensor; desligue ambos os cabos do extensor, faça reset (10 seg. no botao de reset até apagar as luzes todas), ligue o cabo do router no extensor na porta 2, espere uns mins. e so depois de ter wifi na zona em questão, ligue o outro cabo para o switch. Aqui funcionou assim
Olá @celesteandias, qual o modelo da Fibergateway que tem? Teve algum upgrade nos últimos dias?
Olá @celesteandias, qual o modelo da Fibergateway que tem? Teve algum upgrade nos últimos dias?
Olá, @TEC_MEO, tenho de ver quando chegar a casa mas creio que não houve update nenhum recentemente.
Porque questiona?
Bom, eu para já estou com o esquema do @Gavetas e, ao que parece, está a resultar.
Router direto ao switch e extensor ligado ao switch.
Até esta data creio não ter tido falhas na internet que vem do extensor, mas também não estou sempre em casa.
Vamos ver o que acontece nos próximos tempos mas, para já, este esquema está a resultar.
@celesteandias óbvio , se funciona aqui , tem que funcionar aí , até que os switch são os mesmos .
Muito bom dia,
Passado quase 1 ano recupero este tópico pois comecei a ter quebras na ligação à internet WIFI no extensor (e mesmo pelos aparelhos que tenho por cabo ligados ao SWITCH).
A configuração atual é:
Router -- CABO -- > Switch -- CABO (S) -- > Extensor MEO / BOX Mi box / PS5
Desde há uma semana (ou duas) que a ligação é bastante instável. A imagem da tv pára e o som continua, jogar online na PS5 é praticamente impossível e o extensor perde ligação (ou velocidade).
Há oscilações. Ora está tudo OK, ora está assim como supra referi.
Tenho uma suspeita. O cabo que vai ao Switch passa, em determinado local, junto (junto mesmo) a um cabo de corrente elétrica trifásico. Poderá isto estar relacionado?
Ainda que tenha acontecido apenas pontualmente durante o ano, porque motivo só se sentiria com tanta frequência agora?
Obrigado a todos
Entretanto fiz uns testes e acho que uns cabos Rj45 manhosos (fininhos) que comprei na TEMU me estavam a desgraçar a rede toda.
Já os tirei fora e estou a ver o comportamento da coisa.
boas
cabos de rede, quanto mais grossos mais protegidos contra interferencias...
boas
cabos de rede, quanto mais grossos mais protegidos contra interferencias...
Verdade, NeoPayne.
Troquei os cabos e corri alguns testes.
Pontualmente parece que o switch entra em conflito com alguma coisa. Tenho de o desligar e voltar a ligar para a coisa ficar novamente funcional e voltar a ter internet.
Não consigo compreender.