Skip to main content
Resolvido

Configurar Router fibergateway Wi-Fi 6

  • 19 August 2024
  • 12 respostas
  • 222 visualizações

Boa noite, gostaria de saber se existe uma maneira de configurar o router fibergateway Wi-Fi 6 para que se tenha uma melhor qualidade de sinal e velocidade de Internet. Obrigado. 

Mude o canal WiFi para um com menos interferências.


@NunoP21 
Bom dia

Para uma pergunta complicada, a resposta mais simples é:

Desliga o Router da tomada durante 30 segundos.

Porque é uma regra antiga e Routers modernos na posição "Auto" fará uma verificação rápida para quais canais têm menos interferências e escolherá a melhor opção.
Causei interferências com 2 routers nas duas bandas (2.4 e 5GHz) com larguras de banda 20 MHz e 80MHz e o FGW escolheu os canais com menos interferências. 

É tudo o que tenho para oferecer.

José
Serviço fibra ótica com velocidade contratada: 500/100 Mbps 
Router FGW, WI-FI 6, modelo GR141DG.  Ano de fabrico, 2023
Altura do router livre de obstáculos 1,40 m do chão.
Não tenho interferências, o router escolheu o canal 100. 

ps.

User ana_Paula tem este modelo de router há mais tempo do que eu e com máquinas de top poderá ajudar a melhorar as performances do FGW.
 



 


Qual a velocidade máxima que consegue atingir com o telemóvel ligado pela rede Wi-Fi? Eu por exemplo tenho contratado 1ghz/400 e só consigo atingir no máximo 330 mbps, não sei se o problema é do router ou do telemóvel.

Obrigado. 


@NunoP21 

Por WiFi a velocidade não é garantida.

O telemóvel suporta WiFi 6?


O telemóvel apenas suporta Wi-Fi 5.


@NunoP21 

Com o WiFi 6 já conseguia velocidades mais perto do 1Gb/400 Mbps


Mesmo com Wi-Fi 5 pensava que poderia chegar perto dos 500 ou 600mbps, mas não passa dos 330mbps. Não sei se isso é normal ou se é problema do telemóvel ou do router. 


@NunoP21 

É normal


@NunoP21 
 

Com telemóvel Xiaomi Note 10, 5G e Samsung A 13, 5G ou equivalente também recebe cerca de 330 Mbps, no speedtest em 5 GHz.
2x2 MIMO @ 40 MHz.

Telemóvel com 2x2 MIMO em 5GHz @ 80 MHz, poderá atingir cerca de 640 Mbps, no speedtest.

Parabéns pela escolha do seu telemóvel e pela  oferta de 1000/400Mbps.

Fico feliz porque o NunoP já tem fibra ótica

Boa noite.


Telemóvel com 2x2 MIMO em 5GHz @ 80 MHz, poderá atingir cerca de 640 Mbps, no speedtest.. O que quer dizer com isso? Obrigado. 


@NunoP21 

Ignore


Telemóvel com 2x2 MIMO em 5GHz @ 80 MHz, poderá atingir cerca de 640 Mbps, no speedtest.. O que quer dizer com isso? Obrigado. 

Provavelmente o seu telemóvel como os meus são 2x2 MIMO @ 40 MHz por isso recebemos cerca de 330 Mbps, no speedtest em 5 GHz.  


Jose francisco

(homem)
.


Responder