Resolvido

Chamadas de telemóvel estranhas

  • 28 March 2024
  • 4 respostas
  • 87 visualizações

Crachá +2

Olá Pessoal,

Este ano eu e a minha esposa começámos a receber chamadas estranhas de vários números de telemóvel.
Caso 1: atendemos a chamada, mas há silêncio e logo desligam a chamada na nossa cara. Pode ser probing. Mas quem é que está a fazer isto? Isto antes não acontecia e já tenho o meu número de tlm há cca de 20 anos.
 Logo bloqueio o número, mas no dia seguinte voltam a ligar de um número diferente e desligam quando atendemos. Esses números nunca aparecem nem no Tellows nem na página Quemmeligou, ou seja, ninguém deu queixa ainda deles.     
Caso 2: Várias vezes populares (parecem pessoas "normais") ligam a dizer que tiveram uma chamada perdida dos nossos números. Nós não efetuámos nenhuma chamada - eu por acaso só ligo para números guardados, e essas "chamadas perdidas" acontecem quando certamente nem sequer tocámos no telemóvel. 
Caso 3 é o reverso do caso 2: encontramos chamadas perdidas e a pessoa que responde diz que nunca na vida ligou para nós e parece genuína.
 
O que se passa? 
icon

Solução por Soldado Ryan 28 March 2024, 22:53

Ver original

4 respostas

Reputação 5
Crachá +20

Bloqueie os números e denuncie, pode bloquear no telemóvel todas as chanadas dedconhecidas, ou usar uma app como o Sync.ME ou CallApp.

Boas, existem serviços online que conseguem mascarar o número que aparece no destino. A maioria destas chamadas são para tentativas de phishing. Temos tendência a atender uma chamada quando vemos um número “português” a ligar. Os operadores não conseguem ter controlo sobre estas chamadas. Pode ficar descansado que ninguém está a usar o seu número. Tanto que quando a pessoa liga de volta a chamada vai para si. Se pesquisar online por “caller id spoof” irá ver o quão fácil é subscrever a um serviço que permita fazer isso.

Crachá +2

Na semana passada recebi uma chamada do Luxemburgo. Logo bloqueei. No dia seguinte recebi uma chamada de um número português, e o tipo chamou-me pelo meu nome, mas falou com sotaque indiano em inglês e a linha estava ruidosa. Disse-me que nunca falámos e sabia o meu nome. É assustador. Logo bloqueei. Scam depois de scam. Não acredito que não existe protocolo contra esse lixo. É assustador e mesmo penso em trocar o meu número.

Reputação 5
Crachá +20

@ClienteCoimbra pode usar aplicações que identificam (e bloqueam) scams conhecidos.

Responder